Na sequência da decisão da Direcção da FPAK, em sua reunião de 15 de Abril de 2002, o Regulamento Técnico Nacional de Karting – categoria CADETES, foi modificado como segue: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Peso mínimo : 90 KgMotor: WTP 60 cm3, de acordo com o Regulamento Técnico Nacional de Karting, a fornecer selados, com entrega por sorteio em cada prova e recolhidos no final de cada prova. A cada Condutor poderão ser disponibilizados até dois motores por prova. — Os motores e os seus componentes, devem manter-se de origem e serem reconhecíveis de acordo com os dados técnicos do fabricante, neles não sendo, por parte dos Concorrentes permitida qualquer reparação, remoção, polimento, ou adição de material. A inutilização de qualquer selo é proibida. — Cremalheira com 86 dentes, única e obrigatória. Pinhão de ataque único e obrigatório - WTP Z=11 / Passo 7,774 (11 dentes). — Carburador a fornecer pela FPAK com entrega juntamente com o motor sorteado em cada prova e recolhido no final da mesma. O carburador será selado ao corpo do motor, mas a tampa do carburador não será selada, para ser possível afinar e limpar a agulha, membrana, etc., possibilitando-se ainda a escolha da pressão julgada aconselhável. — Vela NGK modelo B 8 E S, não sendo permitido retirar a anilha. Por cada motor entregue será distribuída uma vela suplente. — Embraiagem deverá ter um diâmetro mínimo de 84 mm. — Escape - Apenas pode ser utilizado o escape entregue pela FPAK devendo manter-se ao longo de toda a prova devidamente selado. Chassis : Com Homologação (válida ou não) CIK, FPAK ou ADN do país construtor. — Largura: Mínimo 2/3 da distância entre eixos, com o máximo de 1100 mm. — Distância entre eixos : 900 mm ± 5 mm. — Comprimento total (excluindo a carenagem frontal) : 1500 mm.— Tubo: diâmetro de 28 mm com tolerância de ± 0.2 mm. Medida da espessura livre.— Pontos de apoio da bacquet (banco): dois fixos no tubo A (transversal), dois ajustáveis mas fixados no tubo B (posterior obliquo). — mangas de eixo com um só ponto de fixação ao chassis, ligadas por perno de 8 mm, sem regulação (alteração) de camber ou caster. — Eixo traseiro: de material magnético, maciço e com diâmetro de 25 mm, com apenas dois pontos de apoio (rolamentos) axiais. — Travões de funcionamento exclusivamente mecânico, accionado por cabo, actuando exclusivamente às rodas de trás, por disco de aço magnético ou ferro fundido. — Depósito de combustível: com o máximo de 5 litros — Pára-choques de acordo com o N.º 5º do Art.º 2 do Reg. Técnico Internacional de Karting (excepto o traseiro). — Pára-choques dianteiro : Altura em relação ao solo: 20 cm no mínimo, montados paralelamente sobre o elemento frontal do chassis. O pára choques deverá consistir em um ou mais tubos de 15 mm de diâmetro soldados entre si. A sua posição deverá permitir a montagem obrigatória da carroçaria frontal homologada. — Pára-choques traseiro: Consiste num tubo principal de diâmetro mínimo de 18 mm, colocado na posição horizontal e a uma distância vertical ao solo entre 20 cm a 30 cm, com o kart em condições normais de corrida, e pelo menos um tubo suplementar situado abaixo do principal, numa posição paralela, à distância deste entre 13 e 16 cm. Deve estar rigidamente ligado aos elementos exteriores do quadro nas suas extremidades. É expressamente proibido o uso de titânio, magnésio e outras ligas de fibras nobres, tais como carbono, kevlar, etc., em todos os componentes dos karts da Categoria Cadetes, chassis incluído. O quadro (chassis) deve respeitar integralmente o desenho e medidas indicadas na Ficha de Homologação, sendo interdita a introdução ou aplicação de qualquer material nos tubos (ocos) que o compõem. As chumaceiras dos rolamentos do veio traseiro, devem alojar-se perfeitamente no seu aperto ao chassis, pelo número de furos de fixação constantes na ficha, mantendo os furos a medida estritamente necessária para o efeito, de molde a não ser possível regular em altura e ou distância o referido veio. Tolerâncias de medidas lineares que compõem o chassis: 10 mm Tolerâncias de medidas angulares: ± 1 grau É proibido o uso de todo e qualquer tipo de recipiente (mesmo que recuperador de líquidos) ligado ao depósito de combustível, nos karts da Categoria Cadete Pneus : para seco - marca BRIDGESTONE - Tipo YGL com as seguintes medidas:
Largura mínima das rodas completas montadas:
Largura máxima das rodas completas montadas:
para chuva - marca BRIDGESTONE - Tipo YDK com as seguintes medidas:
Não é necessária a utilização de jantes padrão CIK/FIA. Carroçaria : — É obrigatória a utilização de carenagem frontal, caixas laterais, painel frontal porta-números (este com as dimensões do art.º 10.2 do RDNK), a forma e os materiais usados devem estar de acordo com o art.º 7º do R.I.K (excepto as dimensões) e não necessitarão de homologação. Carburante: l Cada Condutor tem direito a utilizar até 10 litros (máximo) de combustível.l o combustível e os lubrificantes para a respectiva mistura, serão fornecidos exclusivamente, pela FPAK, sendo apenas e exclusivamente esta a mistura a ser a utilizada desde a entrega dos motores, seja para os treinos (livres ou cronometrados) seja para as corridasl Todos os abastecimentos serão efectuados exclusivamente por elementos indicados pela FPAK, sendo proibido o manuseamento do "jerrycan" ou do combustível, por qualquer membro da equipa.Revelando-se necessário qualquer reabastecimento, o respectivo Chefe de Equipa ou Assistente deverá previamente dar conhecimento ao responsável pelo Carburante, o qual providenciará o reabastecimento à entrada para a pré-grelha. Qualquer Concorrente que utilize outro combustível ou lubrificante que não os fornecidos pela FPAK, será de imediato excluído da prova Equipamento autorizado em provas nacionais (CNK, PKO e TPK) Em cada prova: Chassis: Um chassis. Motores: Até dois (2) motores WTP 60 cc a disponibilizar pela FPAK. No final de cada dia de prova, os motores ficarão obrigatoriamente depositados em parque fechado, até ao início do programa do dia seguinte. Desde a entrega pela FPAK dos motores e escapes aos Concorrentes, os motores e escapes não mais poderão sair da ZONA TÉCNICA, a não ser para efectuarem os treinos e as corridas. Dentro da Zona Técnica, será criada uma área para que os Concorrentes possam efectuar a montagem e desmontagem desses componentes. No final dos Treinos Livres, "Warm-up" ou Corrida 1, se os Concorrentes pretenderem fazer qualquer reparação num componente que não seja o motor e/ou o escape, deverão desmontar estes dois órgãos e entregá-los – dentro da respectiva caixa - na Zona dos Pneus, para que sejam então autorizados a retirar o kart da Zona Técnica. No final da Corrida 2, todo o material (motor e escape) só poderá ser desmontado exclusivamente dentro da Zona Técnica. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As presentes alterações ao Regulamento Técnico Nacional de Karting entram imediatamente em vigor.
Comunicado 044/2002-FPAK Lisboa, 16 de Abril de 2002 |