HOMOLOGAÇÃO FIA DO AUTÓDROMO DO ESTORIL

Em 5 de Maio de 2002, através do Comunicado n.º 59/2000 – FPAK, informava-se o seguinte:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

A homologação pela FIA, após inspecção efectuada em 25.02.00, do Autódromo do Estoril, corresponde aos Graus 2 e 1 T, sendo a referência 1 T destinada a permitir testes de F1 no Circuito do Estoril.

Esta homologação, em vigor desde 29 de Março de 2000, é válida por 3 anos, mas pode ser cancelada a qualquer momento, se for constatado que alterações não autorizadas pela FIA, tenham sido efectuadas no Circuito.

A homologação de Grau 2 + 1T, não é de forma alguma impeditiva de ali se vir a disputar em qualquer momento um Grande Prémio de Formula 1, para o que será apenas necessário proceder à instalação de três medidas adicionais de Segurança – Grades de Protecção sobre o muro das Boxes / Sistemas Semafóricos ao longo da Pista / Redes adicionais do tipo FIA para protecção dos espectadores – as quais, tal como consta do Relatório de Inspecção da FIA efectuada em 25.02.2000, só serão exigidas no caso de ali se disputar um Grande Prémio de F1.

Tais medidas adicionais, que são do inteiro conhecimento quer da FPAK, quer da Sociedade Gestora do Autódromo, não foram ainda implementadas, já que pelo seu elevado custo, tal só se justificará, no caso de vir a ser atribuído a Portugal um Grande Prémio de F1.

Por outro lado, uma Homologação de Grau 1, só é atribuída a uma Pista, quando nela se vai realizar um Grande Prémio.

Para o efeito, há uma nova inspecção prévia e na inspecção final que se efectua na 5ª feira de cada Grande Prémio, é então atribuído o Grau 1 para permitir a realização da prova.

Por tal razão, não existe qualquer "chumbo" ao Circuito do Estoril, mas sim um procedimento idêntico ao que é seguido para todos os outros circuitos no Mundo, onde se realizam provas ou testes de F1.

A homologação em vigor, não impede, portanto, que a qualquer momento, e sendo asseguradas as condições para a realização de um Grande Prémio de F1, condições essas que nada tem a ver com o actual Grau de Homologação da Pista, possamos voltar a ter no Estoril, o 17º GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL de F1.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recentemente, e na sequência de haver ter sido tornado público um Relatório do Tribunal de Contas sobre a gestão do Autódromo do Estoril, mais uma vez foram feitas afirmações desprovidas de qualquer fundamento, no que concerne à homologação FIA do Circuito do Estoril.

Tal como se mencionava já no Comunicado acima referido, a homologação FIA do Circuito do Estoril no grau 1T, é válida até Março de 2003 (as homologações de circuitos de velocidade são sempre efectuadas por períodos de três anos), estando já prevista uma nova inspecção de homologação, a efectuar pela FIA no início do próximo ano.

Para que se esclareça definitivamente a situação da homologação FIA do Circuito do Estoril, publica-se em anexo, listagem actualizada dos circuitos com homologação de grau 1 (apenas 18) e dos circuitos com homologação de grau 1T (apenas 9 em todo o mundo).

CIRCUITOS COM HOMOLOGAÇÃO FIA – GRAU 1

CIRCUITO

PAIS

A1 RING

AUSTRIA

ALBERT PARK

AUSTRALIA

BARCELONA

ESPANHA

HOCKENHEIM

ALEMANHA

HUNGARORING

HUNGRIA

IMOLA

ITALIA

INDIANAPOLIS

E. U. A.

INTERLAGOS

BRASIL

MAGNY COURS

FRANÇA

MONTE CARLO

MONACO

MONTREAL

CANADÁ

MONZA

ITALIA

MUGELLO (*)

ITALIA

NURBURGRING

ALEMANHA

SEPANG

MALÁSIA

SILVERSTONE

INGLATERRA

SPA – FRANCORCHAMPS

BELGICA

SUZUKA

JAPÃO

(*) Nesta listagem, poderá facilmente constatar-se que, aparte o caso especifico do Circuito de Mugello (Itália), todos os outros dezassete circuitos que dispõem actualmente de homologação de grau 1, são os que integram o calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2002.

CIRCUITOS COM HOMOLOGAÇÃO FIA – GRAU 1T

CIRCUITO

PAIS

ESTORIL

PORTUGAL

FIORANO

ITALIA

KYALAMI

AFRICA DO SUL

LAUSITZRING

ALEMANHA

MISANO

ITALIA

NOGARO

FRANÇA

PAUL RICARD

FRANÇA

VALENCIA

ESPANHA

ZANDWOORT

HOLANDA

Comunicado 091/2002-FPAK

LISBOA, 6 de Agosto de 2002