ARTIGO 1 — DEFINIÇÃO
A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting,
organiza em 2002 uma manifestação desportiva denominada “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, integrada no Calendário Nacional de
Todo o Terreno de 2002.
Este Trofeu é destinado exclusivamente a viaturas do tipo “Pick up“ de 2
ou 4 rodas motrizes, matriculadas obrigatoriamente em Portugal, que obedeçam às
especificações de segurança exigidas para o Grupo T1 pelo anexo “J“ ao Código
Desportivo Internacional e que estejam de acordo com o Regulamento Técnico
(Artigo 3) deste Trofeu.
ARTIGO 2 — PARTICIPANTES
2.1 - Todos os Condutores/ Navegadores que
participem exclusivamente no “Trofeu
Tomaz Mello Breyner”, devem ser titulares de uma Licença Desportiva N2 (ou
de grau superior) válida para o ano em curso, de acordo com o estipulado no
Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas da FPAK.
2.2 - Em cada prova do “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, serão admitidos como Concorrentes, os
próprios Condutores e/ou os detentores de licenças colectivas. No caso de o
Concorrente não ser o próprio Condutor, o Concorrente deverá ser
obrigatoriamente titular de uma Licença Desportiva NM ( ou superior) .
2.3 - Pelo simples facto da sua
participação em qualquer uma das provas pontuáveis para o Trofeu, os
Condutores/ Navegadores obterão os pontos para o “Trofeu Tomaz Mello Breyner” que correspondam à sua classificação
final na prova.
ARTIGO 3 –
REGULAMENTO TÉCNICO
Na preparação destas viaturas, apenas será livre:
l A configuração das molas (espessura, diâmetro, n.º de
lâminas, etc.) que devem contudo manter a posição e fixações originais;
l O tipo dos amortecedores, que devem manter a posição e fixações originais;
l Os materiais de ligação da suspensão, que devem manter
a posição e fixações originais;
l Os materiais dos apoios de motor e caixa, que devem
manter a posição e fixações originais;
l As pastilhas e calços dos travões;
l Os elementos filtrantes (cartuchos) dos filtros;
l Aos motores, serão aplicados restritores de admissão,
conforme estabelecido no Artigo 284.6.1 do Anexo “J” ao CDI.
l O peso mínimo será o indicado no livrete da respectiva
viatura (de acordo com a homologação nacional da DGV), com todos os líquidos a
nível, mas sem combustível nem água de lava vidros.
Tudo o restante deverá ser mantido como indicado no catálogo do
construtor, servindo como referência, em caso de dúvida ou reclamação, as peças
de série obtidas junto dos importadores da marca.
ARTIGO 4 — PROVAS PONTUÁVEIS / TAXAS DE INSCRIÇÃO
4.1 – As provas pontuáveis para o “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, são as
seguintes:
MES
|
DATA
|
PROVA |
ORGANIZADOR
|
JUNHO |
27.29 |
BAJA
BPN / MONTES ALENTEJANOS |
CLUBE BEJA TT |
JULHO |
12.13 |
RALI TT CASTELO
BRANCO / BP AUTOGÁS |
ESC. CAST. BRANCO |
SETEMBRO |
06.07 |
RALI TT ESPORÃO
VINDIMAS |
S. ART. REGUENGUENSE |
SETEMBRO |
27.28 |
RALI TT SEGAFREDO / ZANETTI |
C. AUT. DA GUARDA |
OUTUBRO |
17.20 |
RALI PORTA DA RAVESSA 500 PORTALEGRE |
CLUBE AVENTURA |
4.2 – A Taxa de inscrição máxima (excluindo
o prémio de seguro de responsabilidade civil), para os Concorrentes ao “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, não
poderá exceder em cada prova o valor de €
400,00 (quatrocentos Euro).
4.3 - O Trofeu será anulado se não se
realizarem um mínimo de três provas.
ARTIGO 5 — CLASSIFICAÇÃO
5.1 - Será feita uma extrapolação da
classificação geral final de cada prova, reservada exclusivamente para este
Trofeu.
5.1.1 - Os pontos serão atribuídos a cada
Condutor/Navegador como segue:
1º |
20 pontos |
9º |
8 pontos |
2º |
17 pontos |
10º |
7 pontos |
3º |
15 pontos |
11º |
6 pontos |
4º |
13 pontos |
12º |
5 pontos |
5º |
12 pontos |
13º |
4 pontos |
6º |
11 pontos |
14º |
3 pontos |
7º |
10 pontos |
15º |
2 pontos |
8º |
9 pontos |
Restantes classificados |
1 ponto |
5.1.2 - Aos três primeiros classificados em
cada um dos Sectores Selectivos de cada uma das provas que integram o Trofeu,
serão ainda atribuídos os seguintes pontos suplementares:
1º |
6 pontos |
2º |
4 pontos |
3º |
2 pontos |
5.1.2.1 - Estes pontos serão atribuídos mesmo que o
Condutor não tenha terminado a prova.
5.2 - Para o pontuação final do Trofeu,
serão considerados, em relação a cada Condutor/Navegador, todos os resultados
obtidos.
5.3 – Não poderão ser considerados para
pontuação neste Trofeu, quaisquer Condutores nacionais ou estrangeiros, que
integrem as Listas de Prioridade FIA e/ou Notoriedade Nacional de Todo o
Terreno 2002.
5.4 - Para ser classificado no Trofeu, um
Condutor/Navegador deverá ter pontuado em, no mínimo, duas das provas referidas
no Art. 4º.
5.5 - Se não houver nenhum
Condutor/Navegador com duas pontuações, o Trofeu será considerado nulo e de
nenhum efeito.
5.6 - Os casos de igualdade de pontuação
serão resolvidos:
5.6.1 - a favor do Condutor/Navegador que
tiver obtido maior pontuação no conjunto das classificações dos Sectores
Selectivos, definidas em 5.1.2;
5.6.2 - numa última fase desempate, este será
decidido a favor do Condutor/Navegador com melhor classificação geral na última
prova do Trofeu.
ARTIGO 6 — PRÉMIOS
6.1 – Ao Condutor/Navegador que somar maior
numero de pontos no final do Trofeu, será atribuído o “Trofeu Tomaz Mello Breyner” (réplica).
6.2 - Serão atribuídos os seguintes prémios
na classificação final do Trofeu
(Condutores e Navegadores):
6.2.1 - Classificação geral:
1º |
“Trofeu Tomaz Mello Breyner” |
2º |
Taça |
3º |
Taça |
6.2.2 - Classificação 2 rodas motrizes
1º |
Taça |
6.2.3 - Classificação Senhoras
1º |
Trofeu |
6.3 - A entrega de prémios do “Trofeu Tomaz Mello Breyner” efectuar-se-à
conjuntamente com a cerimónia da “Gala de Campeões 2002”, a realizar em 15 de
Dezembro de 2002 no Casino Estoril.
Comunicado 070/2002-FPAK
Lisboa, 7 de Junho de 2002