“TROFEU TOMAZ MELLO BREYNER”

TODO O TERRENO

 

ARTIGO 1 — DEFINIÇÃO

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, organiza em 2002 uma manifestação desportiva denominada “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, integrada no Calendário Nacional de Todo o Terreno de 2002.

Este Trofeu é destinado exclusivamente a viaturas do tipo “Pick up“ de 2 ou 4 rodas motrizes, matriculadas obrigatoriamente em Portugal, que obedeçam às especificações de segurança exigidas para o Grupo T1 pelo anexo “J“ ao Código Desportivo Internacional e que estejam de acordo com o Regulamento Técnico (Artigo 3) deste Trofeu.

 

ARTIGO 2 — PARTICIPANTES

2.1 - Todos os Condutores/ Navegadores que participem exclusivamente no “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, devem ser titulares de uma Licença Desportiva N2 (ou de grau superior) válida para o ano em curso, de acordo com o estipulado no Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas da FPAK.

2.2 - Em cada prova do “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, serão admitidos como Concorrentes, os próprios Condutores e/ou os detentores de licenças colectivas. No caso de o Concorrente não ser o próprio Condutor, o Concorrente deverá ser obrigatoriamente titular de uma Licença Desportiva NM ( ou superior) .

2.3 - Pelo simples facto da sua participação em qualquer uma das provas pontuáveis para o Trofeu, os Condutores/ Navegadores obterão os pontos para o “Trofeu Tomaz Mello Breyner” que correspondam à sua classificação final na prova.

 

ARTIGO 3 – REGULAMENTO TÉCNICO

Na preparação destas viaturas, apenas será livre:

l A configuração das molas (espessura, diâmetro, n.º de lâminas, etc.) que devem contudo manter a posição e fixações originais;

l O tipo dos amortecedores, que devem manter a  posição e fixações originais;

l Os materiais de ligação da suspensão, que devem manter a posição e fixações originais;

l Os materiais dos apoios de motor e caixa, que devem manter a posição e fixações originais;

l As pastilhas e calços dos travões;

l Os elementos filtrantes (cartuchos) dos filtros;

l Aos motores, serão aplicados restritores de admissão, conforme estabelecido no Artigo 284.6.1 do Anexo “J” ao CDI.

l O peso mínimo será o indicado no livrete da respectiva viatura (de acordo com a homologação nacional da DGV), com todos os líquidos a nível, mas sem combustível nem água de lava vidros.

Tudo o restante deverá ser mantido como indicado no catálogo do construtor, servindo como referência, em caso de dúvida ou reclamação, as peças de série obtidas junto dos importadores da marca.

 

ARTIGO 4 — PROVAS  PONTUÁVEIS / TAXAS DE INSCRIÇÃO

 

4.1 – As provas pontuáveis para o “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, são as seguintes:

 

MES

DATA

PROVA

ORGANIZADOR

JUNHO

27.29

BAJA BPN / MONTES ALENTEJANOS

CLUBE BEJA TT

JULHO

12.13

RALI TT  CASTELO BRANCO / BP AUTOGÁS

ESC. CAST. BRANCO

SETEMBRO

06.07

RALI  TT ESPORÃO VINDIMAS

S. ART. REGUENGUENSE

SETEMBRO

27.28

RALI TT SEGAFREDO / ZANETTI

C. AUT. DA GUARDA

OUTUBRO

17.20

RALI PORTA DA RAVESSA 500 PORTALEGRE

CLUBE AVENTURA

 

4.2 – A Taxa de inscrição máxima (excluindo o prémio de seguro de responsabilidade civil), para os Concorrentes ao “Trofeu Tomaz Mello Breyner”, não poderá exceder em cada prova o valor de € 400,00 (quatrocentos Euro).

4.3 - O Trofeu será anulado se não se realizarem um mínimo de três provas.

 

ARTIGO 5 — CLASSIFICAÇÃO

5.1 - Será feita uma extrapolação da classificação geral final de cada prova, reservada exclusivamente para este Trofeu.

5.1.1 - Os pontos serão atribuídos a cada Condutor/Navegador como segue:

 

20 pontos

8 pontos

17 pontos

10º

7 pontos

15 pontos

11º

6 pontos

13 pontos

12º

5 pontos

12 pontos

13º

4 pontos

11 pontos

14º

3 pontos

10 pontos

15º

2 pontos

9 pontos

Restantes classificados

1   ponto

 

5.1.2 - Aos três primeiros classificados em cada um dos Sectores Selectivos de cada uma das provas que integram o Trofeu, serão ainda atribuídos os seguintes pontos suplementares:

 

6 pontos

4 pontos

2 pontos

 

5.1.2.1 - Estes pontos serão atribuídos mesmo que o Condutor não tenha terminado a prova.

5.2 - Para o pontuação final do Trofeu, serão considerados, em relação a cada Condutor/Navegador, todos os resultados obtidos.

5.3 – Não poderão ser considerados para pontuação neste Trofeu, quaisquer Condutores nacionais ou estrangeiros, que integrem as Listas de Prioridade FIA e/ou Notoriedade Nacional de Todo o Terreno 2002.

5.4 - Para ser classificado no Trofeu, um Condutor/Navegador deverá ter pontuado em, no mínimo, duas das provas referidas no Art. 4º.

5.5 - Se não houver nenhum Condutor/Navegador com duas pontuações, o Trofeu será considerado nulo e de nenhum efeito.

5.6 - Os casos de igualdade de pontuação serão resolvidos:

5.6.1 - a favor do Condutor/Navegador que tiver obtido maior pontuação no conjunto das classificações dos Sectores Selectivos, definidas em 5.1.2;

5.6.2 - numa última fase desempate, este será decidido a favor do Condutor/Navegador com melhor classificação geral na última prova do Trofeu.

 

ARTIGO 6 — PRÉMIOS

6.1 – Ao Condutor/Navegador que somar maior numero de pontos no final do Trofeu, será atribuído o “Trofeu Tomaz Mello Breyner” (réplica).

6.2 - Serão atribuídos os seguintes prémios na classificação final do Trofeu (Condutores e Navegadores):

 

6.2.1 - Classificação geral:

 

“Trofeu Tomaz Mello Breyner”

Taça

Taça

 

6.2.2 - Classificação 2 rodas motrizes

 

Taça

 

6.2.3 - Classificação Senhoras

 

Trofeu

 

6.3 - A entrega de prémios do “Trofeu Tomaz Mello Breyner” efectuar-se-à conjuntamente com a cerimónia da “Gala de Campeões 2002”, a realizar em 15 de Dezembro de 2002 no Casino Estoril.

 

 

Comunicado 070/2002-FPAK

Lisboa, 7 de Junho de 2002