REGULAMENTO TECNICO INTERNACIONAL DE KARTING

 

No seguimento das diferentes modificações constatadas recentemente nos motores da categoria ICA-J (e em particular, o caso dos orifícios abertos na saias do pistão na tentativa de conseguir um aumento de potência) e face à premente necessidade de clarificação do RTIK, o Comité Executivo da CIK-FIA decidiu que, para aplicação imediata, fossem introduzidas as seguintes alterações ao Regulamento Técnico Internacional de Karting:

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Art. 2-25.4 c)

c) Método de medida dos ângulos de abertura das janelas de admissão e escape

Com o objectivo de fiabilizar a medição, um calço de 0,20 mm de espessura e 10 mm de largura, com ponta afiada, será utilizado para assinalar o início e fim da medida. Este calço será entalado no eixo cordal de cada janela,

·         Entre a aresta da parte superior do segmento ou do piston e a sua intersecção com a aresta da janela (para a janela de escape).

·         Entre a aresta inferior de qualquer parte da saia do piston, que define o início teórico do ciclo de admissão e a sua intersecção com a aresta da periferia do cilindro (para a janela de admissão).

Serão considerados como início e fim da medida do ângulo, a posição na qual o apalpa folgas de 0,20mm ”prende”, consentindo a medida do maior ângulo possível.

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Art. 11  Específico para ICA - J

Regulamento Específico para Intercontinental A/Júnior

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·                     Ângulos de abertura e medidas cordais segundo desenho técnico N.º 10 em anexo

·                     Ângulos de abertura das janelas:  É proibido qualquer dispositivo ou artifício, que permita modificar os ângulos de abertura regulamentados das janelas ou que permita aumentar directa ou indirectamente o ciclo de admissão ou de escape.

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Comunicado 072/2002-FPAK

Lisboa, 11 de Junho de 2002