REGULAMENTO TECNICO NACIONAL DE KARTING CATEGORIAS NACIONAIS - 2002 |
JUVENIS
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Na sequência da
decisão da Direcção da FPAK, em sua reunião de 20 de Maio de 2002, o
Regulamento Técnico Nacional de Karting – categoria JUVENIS, foi modificado
como segue:
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Peso mínimo: 130
Kg ( kart + condutor )
Motor :
Rotax FR 125 Junior Max
Motor 125 cc
monocilindrico a dois tempos, lamelar e refrigerado a água com bomba de água
integrada. Embraiagem centrífuga a seco. Motor de arranque eléctrico integrado.
Ignição digital através de bateria. Escape do tipo dos 125. De acordo com o
Regulamento Técnico Nacional de Karting, a fornecer selados com entrega por
sorteio em cada prova e recolhidos no final de cada prova. A cada Condutor
poderão ser disponibilizados até dois motores por prova. No final do programa
do primeiro dia de prova, os motores ficarão em parque fechado.
Acessórios (fornecidos
com o motor):
ü filtro de ar
ü carburador
Dell'Orto VHSB 34
ü bomba de
gasolina pneumática
ü escape
ü radiador
ü bateria de 12
V FIAMM-GS (tipo FG 20651 - FG 20721 ou FG 20722). Numa situação em que a
referência da bateria não seja identificável, a mesma será selada ou marcada
pelos CT para posterior verificação.
ü cablagem e
botão de arranque
ü caixa para
montagem da bateria
l Os motores e os seus componentes, devem manter-se de origem e serem reconhecíveis de acordo com os dados técnicos do fabricante, neles não sendo, por parte dos Concorrentes, permitida qualquer reparação, remoção, polimento, ou adição de material. A inutilização ou violação de qualquer selo é proibida.
l Restrictor na
admissão de 19 mm (+ 0,1 mm). O Material do restrictor de admissão é em
alumínio, e será colocado à saída do carburador (na parte oposta à entrada de
ar), com as dimensões indicadas na figura 1.
Fig. 1 |
l Agulha do
carburador ref. K 27
l Difusor do
carburador ref. FN 266
l Gigleur : não
pode ser inferior a 140, sendo interdita qualquer raspagem que elimine qualquer
referência inscrita no "gigleur”
l Vela de
ignição Denso Iridium IW 31 ou Denso
Iridium IW 29 (com anilha). Em todo o momento da prova, (treinos livres
incluídos) a anilha da vela deverá estar sempre colocada.
l Cachimbo da
vela de origem, tendo gravada a seguinte referência «NGK TB05EMA»
l Bobine de
ignição: deve ter gravada em alto relevo as designações «129000» e «Denso». O
seu terminal terá de ser de três pinos.
l Tambor de embraiagem
de origem ( tolerancia permitida +/- 0,2 mm )
l Cremalheira
com número de dentes livre.
l Pinhão de 13
dentes é obrigatório.
Radiador: faz parte integrante do motor, não
podendo ser alteradas a sua localização ou montagem (vide anotação em "carroçaria".
l Escape - Apenas pode ser utilizado um escape de origem
Rotax, entregue selado pela FPAK devendo manter-se ao longo de toda a prova
devidamente selado.
As molas de escape
devem ser de origem Rotax não podendo apresentar a qualquer momento da prova,
deformação que altere a tensão original (de fabrico) por elas exercida. As
molas são
fornecidas ao
Concorrente na primeira prova em que participe, ficando delas fiel depositário
até ao final da época e obrigando-se a mantê-las com as características originais.
No caso de se terem
extraviado as molas ou estas não estarem de acordo com as de origem, o
Concorrente deverá adquirir molas novas à Korridas & Kompanhia, antes do
inicio da prova.
O sistema de escape
deve ser fixo ao chassis de forma a que na sua conecção com o colector não haja
qualquer fuga de gases de escape.
A saída da panela de
escape não deve apresentar qualquer restritor.
l A embraiagem deverá actuar obrigatoriamente a um máximo de
3.000 rpm. O kart (sem piloto) deve mover-se por si próprio, antes do motor
ultrapassar as 3.000 rpm.
RESTRITOR
DE ESCAPE:
No colector de escape
deverá ser colocado um restrictor feito em ferro de 24 mm (+ 0,1 mm).
Na cabeça dos
parafusos que fixam o colector de escape, deverá ser previsto um furo para
selagem pela FPAK.
O restritor tem as
medidas indicadas na figura 2, e é colocado no colector de escape, conforme
figura 3.
Fig. 2 |
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Fig. 3 |
Chassis :
l Da categoria Júnior, com Homologação CIK/FIA (em vigor ou caducada). O chassis deve incluir os pára-choques.
l Pára-choques - de acordo com o artigo
Artº 5º do Reg. Técnico Internacional de Karting.
l A FPAK
concede uma derrogação até 31/12/2002, aos chassis que em 31/12/1999 perderam
homologação.
l Depósito de
combustível com o mínimo de 8 litros.
Pneus :
n para
seco - marca BRIDGESTONE - Tipo YEZ com as seguintes medidas:
(com homologação CIK/FIA):
Frente:
4.5/10.0-5 DR5 |
Trás:
7.1/11.0-5 DR5 |
n
Largura máxima das rodas completas montadas:
Frente:
135 mm |
Trás:
210 mm |
n para
chuva - marca BRIDGESTONE - Tipo YDK com as seguintes medidas:
(com homologação CIK/FIA):
Frente:
3.6/10.0-5 |
Trás:
6.0/11.0-5 |
l É obrigatória a
utilização de jantes padrão CIK/FIA.
Nota: Esta medida de
pneus para piso seco, implicará – apenas nesse caso – a obrigatoriedade de
utilização no eixo traseiro, de jantes idênticas às utilizadas na Categoria
Intercontinental A (5”)
Carroçaria
:
l São obrigatórias a carenagem frontal, caixas laterais e painel frontal
porta-números, conforme ficha de homologação CIK/FIA.
Do lado
do radiador do motor, é autorizado efectuar um corte na caixa lateral,
exclusivamente para encaixe no espaço ocupado pelo radiador. As medidas do
corte serão as estritamente necessárias para o fim a que se destinam. Os cortes
deverão ser boleados não podendo apresentar superfícies cortantes nem arestas
vivas.
A
caixa lateral depois de aplicada, deverá utilizar os pontos de fixação
originais e sem alteração à distância original ao chassis.
Equipamento
autorizado:
l Chassis: Um (1)
l Motor : até dois
(2) motores Rotax 125 cc a disponibilizar pela FPAK.
No
final de cada dia de prova, os motores ficarão obrigatoriamente depositados em
parque fechado, até ao início do programa do dia seguinte.
Carburante:
l Cada Condutor tem direito a utilizar até 30 litros (máximo) de combustível.
l O combustível e os lubrificantes para a respectiva mistura,
serão fornecidos exclusivamente, pela FPAK, sendo apenas e exclusivamente esta
a mistura a ser a utilizada desde a entrega dos motores, seja para os treinos
(livres ou cronometrados) seja para as corridas
l Todos os abastecimentos serão efectuados exclusivamente por
elementos indicados pela FPAK, sendo proibido o manuseamento do “jerrycan” ou
do combustível, por qualquer membro da equipa. Revelando-se necessário qualquer
reabastecimento, o respectivo Chefe de Equipa ou Assistente deverá previamente
dar conhecimento ao responsável pelo Carburante, o qual providenciará o
reabastecimento à entrada para a pré-grelha. Qualquer Concorrente que utilize
outro combustível ou lubrificante que não os fornecidos pela FPAK, será de
imediato excluído da prova.
Desde a entrega pela FPAK dos motores e escapes aos
Concorrentes, os motores e escapes não mais poderão sair da ZONA TÉCNICA, a não ser para efectuarem os treinos e as
corridas.
Dentro da Zona Técnica, será criada uma área para que os
Concorrentes possam efectuar a montagem e desmontagem desses componentes.
No final dos Treinos Livres, Treinos Cronometrados,
“Warm-up” ou Corrida 1, se os Concorrentes pretenderem fazer qualquer reparação
num componente que não seja o motor e/ou o escape, deverão desmontar estes dois
órgãos e entregá-los – dentro da respectiva caixa - na Zona dos Pneus, para que
sejam então autorizados a retirar o kart da Zona Técnica.
No final da Corrida 2, todo o material (motor e escape) só
poderá ser desmontado exclusivamente dentro da Zona Técnica.
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As
presentes alterações ao Regulamento Técnico Nacional de Karting entram
imediatamente em vigor.
Comunicado
064/2002-FPAK
Lisboa, 23 de
Maio de 2002