REGULAMENTO TECNICO NACIONAL DE KARTING

CATEGORIAS NACIONAIS - 2002

 

JUVENIS

 

 

Na sequência da decisão da Direcção da FPAK, em sua reunião de 20 de Maio de 2002, o Regulamento Técnico Nacional de Karting – categoria JUVENIS, foi modificado como segue:

 

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Peso mínimo: 130 Kg ( kart + condutor )

Motor :  Rotax FR 125 Junior Max

Motor 125 cc monocilindrico a dois tempos, lamelar e refrigerado a água com bomba de água integrada. Embraiagem centrífuga a seco. Motor de arranque eléctrico integrado. Ignição digital através de bateria. Escape do tipo dos 125. De acordo com o Regulamento Técnico Nacional de Karting, a fornecer selados com entrega por sorteio em cada prova e recolhidos no final de cada prova. A cada Condutor poderão ser disponibilizados até dois motores por prova. No final do programa do primeiro dia de prova, os motores ficarão em parque fechado.

Acessórios (fornecidos com o motor):

ü filtro de ar

ü carburador Dell'Orto VHSB 34

ü bomba de gasolina pneumática

ü escape

ü radiador

ü bateria de 12 V FIAMM-GS (tipo FG 20651 - FG 20721 ou FG 20722). Numa situação em que a referência da bateria não seja identificável, a mesma será selada ou marcada pelos CT para posterior verificação.

ü cablagem e botão de arranque

ü caixa para montagem da bateria

l Os motores e os seus componentes, devem manter-se de origem e serem reconhecíveis de acordo com os dados técnicos do fabricante, neles não sendo, por parte dos Concorrentes, permitida qualquer reparação, remoção, polimento, ou adição de material. A inutilização ou violação de qualquer selo é proibida.

l Restrictor na admissão de 19 mm (+ 0,1 mm). O Material do restrictor de admissão é em alumínio, e será colocado à saída do carburador (na parte oposta à entrada de ar), com as dimensões indicadas na figura 1.

 

 

 

 

Fig. 1

 

 

l Agulha do carburador ref. K 27

l Difusor do carburador ref. FN 266

l Gigleur : não pode ser inferior a 140, sendo interdita qualquer raspagem que elimine qualquer referência inscrita no "gigleur”

l Vela de ignição Denso Iridium IW 31 ou Denso Iridium IW 29 (com anilha). Em todo o momento da prova, (treinos livres incluídos) a anilha da vela deverá estar sempre colocada.

l Cachimbo da vela de origem, tendo gravada a seguinte referência «NGK TB05EMA»

l Bobine de ignição: deve ter gravada em alto relevo as designações «129000» e «Denso». O seu terminal terá de ser de três pinos.

l Tambor de embraiagem de origem ( tolerancia permitida +/- 0,2 mm )

l Cremalheira com número de dentes livre.

l Pinhão de 13 dentes é obrigatório.

 Radiador: faz parte integrante do motor, não podendo ser alteradas a sua localização ou montagem (vide anotação em "carroçaria".

l Escape - Apenas pode ser utilizado um escape de origem Rotax, entregue selado pela FPAK devendo manter-se ao longo de toda a prova devidamente selado.

As molas de escape devem ser de origem Rotax não podendo apresentar a qualquer momento da prova, deformação que altere a tensão original (de fabrico) por elas exercida. As molas são fornecidas ao Concorrente na primeira prova em que participe, ficando delas fiel depositário até ao final da época e obrigando-se a mantê-las com as características originais.

No caso de se terem extraviado as molas ou estas não estarem de acordo com as de origem, o Concorrente deverá adquirir molas novas à Korridas & Kompanhia, antes do inicio da prova.

O sistema de escape deve ser fixo ao chassis de forma a que na sua conecção com o colector não haja qualquer fuga de gases de escape.

A saída da panela de escape não deve apresentar qualquer restritor.

l A embraiagem deverá actuar obrigatoriamente a um máximo de 3.000 rpm. O kart (sem piloto) deve mover-se por si próprio, antes do motor ultrapassar as 3.000 rpm.

 

 

RESTRITOR DE ESCAPE:

No colector de escape deverá ser colocado um restrictor feito em ferro de 24 mm (+ 0,1 mm).

Na cabeça dos parafusos que fixam o colector de escape, deverá ser previsto um furo para selagem pela FPAK.

O restritor tem as medidas indicadas na figura 2, e é colocado no colector de escape, conforme figura 3.

 

                

 

Fig. 2

 

Fig. 3

 

Chassis :

l Da categoria Júnior, com Homologação CIK/FIA (em vigor ou caducada). O chassis deve incluir os pára-choques.

l Pára-choques - de acordo com o artigo Artº 5º do Reg. Técnico Internacional de Karting.

l A FPAK concede uma derrogação até 31/12/2002, aos chassis que em 31/12/1999 perderam homologação.

l Depósito de combustível com o mínimo de 8 litros.

Pneus :

n para seco - marca BRIDGESTONE - Tipo YEZ com as seguintes medidas:

(com homologação CIK/FIA):

Frente: 4.5/10.0-5 DR5

Trás: 7.1/11.0-5 DR5

n Largura máxima das rodas completas montadas:

Frente: 135 mm

Trás: 210 mm

n para chuva - marca BRIDGESTONE - Tipo YDK com as seguintes medidas:

(com homologação CIK/FIA):

Frente: 3.6/10.0-5

Trás: 6.0/11.0-5

l  É obrigatória a utilização de jantes padrão CIK/FIA.

Nota: Esta medida de pneus para piso seco, implicará – apenas nesse caso – a obrigatoriedade de utilização no eixo traseiro, de jantes idênticas às utilizadas na Categoria Intercontinental A (5”)

Carroçaria :

l São obrigatórias a carenagem frontal, caixas laterais e painel frontal porta-números, conforme ficha de homologação CIK/FIA.

Do lado do radiador do motor, é autorizado efectuar um corte na caixa lateral, exclusivamente para encaixe no espaço ocupado pelo radiador. As medidas do corte serão as estritamente necessárias para o fim a que se destinam. Os cortes deverão ser boleados não podendo apresentar superfícies cortantes nem arestas vivas.

A caixa lateral depois de aplicada, deverá utilizar os pontos de fixação originais e sem alteração à distância original ao chassis.

 

Equipamento autorizado:

l Chassis: Um (1)

l Motor : até dois (2) motores Rotax 125 cc a disponibilizar pela FPAK.

No final de cada dia de prova, os motores ficarão obrigatoriamente depositados em parque fechado, até ao início do programa do dia seguinte.

 

Carburante:

l Cada Condutor tem direito a utilizar até 30 litros (máximo) de combustível.

l O combustível e os lubrificantes para a respectiva mistura, serão fornecidos exclusivamente, pela FPAK, sendo apenas e exclusivamente esta a mistura a ser a utilizada desde a entrega dos motores, seja para os treinos (livres ou cronometrados) seja para as corridas

l Todos os abastecimentos serão efectuados exclusivamente por elementos indicados pela FPAK, sendo proibido o manuseamento do “jerrycan” ou do combustível, por qualquer membro da equipa. Revelando-se necessário qualquer reabastecimento, o respectivo Chefe de Equipa ou Assistente deverá previamente dar conhecimento ao responsável pelo Carburante, o qual providenciará o reabastecimento à entrada para a pré-grelha. Qualquer Concorrente que utilize outro combustível ou lubrificante que não os fornecidos pela FPAK, será de imediato excluído da prova.

 

Desde a entrega pela FPAK dos motores e escapes aos Concorrentes, os motores e escapes não mais poderão sair da ZONA TÉCNICA,  a não ser para efectuarem os treinos e as corridas.

Dentro da Zona Técnica, será criada uma área para que os Concorrentes possam efectuar a montagem e desmontagem desses componentes.

No final dos Treinos Livres, Treinos Cronometrados, “Warm-up” ou Corrida 1, se os Concorrentes pretenderem fazer qualquer reparação num componente que não seja o motor e/ou o escape, deverão desmontar estes dois órgãos e entregá-los – dentro da respectiva caixa - na Zona dos Pneus, para que sejam então autorizados a retirar o kart da Zona Técnica.

No final da Corrida 2, todo o material (motor e escape) só poderá ser desmontado exclusivamente dentro da Zona Técnica.

 

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As presentes alterações ao Regulamento Técnico Nacional de Karting entram imediatamente em vigor.

 

 

Comunicado 064/2002-FPAK

Lisboa, 23 de Maio de 2002