CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS – 2003

CAMPEONATOS REGIONAIS DE RALIS (Açores/Madeira) - 2003

 

Através do Comunicado n.º 073/2002, de 18 de Junho de 2002, informava-se que a Direcção da FPAK havia decidido aprovar as normas base pelas quais se regerão em 2003, o Campeonato Nacional de Ralis e os Campeonatos Regionais de Ralis dos Açores e Madeira. Nesse mesmo Comunicado, referia-se que:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veículos Admitidos nas provas dos CNR, CRRA e CRRM: todos os veículos com homologação FIA (A ou N) ou ainda de acordo com o a alínea b) do Art. 21º do CDI, sem limite de cilindrada.  

Não será autorizada a participação de viaturas com evolução “WRC”.

Nota: Esta mesma regra será aplicável às provas dos Campeonatos Regionais de Ralis dos Açores e da Madeira.

 

REGRAS DE PONTUAÇÃO NO CNR:

Para estabelecer as pontuações dos Campeonatos, serão tomados em consideração todos os participantes, depois de excluídos todos os pilotos estrangeiros - incluídos nas listas de 1ª prioridade e A da FIA - que se classifiquem na respectiva prova.

Nas provas do CNR, que simultaneamente sejam pontuáveis para Campeonatos FIA de Ralis, serão igualmente retirados todos os pilotos, independentemente da sua nacionalidade, que de acordo com o Regulamento do Campeonato da Europa de Ralis, hajam nelas participado com viaturas “WRC”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Entretanto, e no sentido de manter equilibrada a participação de todas as viaturas que vierem a ser admitidas nas provas pontuáveis para os Campeonato Nacional de Ralis e Campeonatos Regionais de Ralis dos Açores e da Madeira, a Direcção da FPAK, em sua reunião plenária de 7 de Outubro de 2002, decidiu implementar a seguinte regulamentação para 2003:

 

1) Em todas as provas pontuáveis para os CNR, CRRA e CRRM (à excepção das provas do Campeonato Europeu de Ralis), não será autorizada a participação de quaisquer viaturas “WRC”.

Nessas provas, as viaturas dos Grupo A 4x4 (com cilindrada superior a 2 000 c.c.) e as viaturas de 2 000 cc dotadas de evolução “kit-car”, terão ainda que respeitar a nova tabela de pesos mínimos referida em 3).

 

2) Nas provas integradas no Campeonato Europeu de Ralis, quer as viaturas do Grupo A 4x4 com cilindrada superior a 2 000 c.c., quer as de 2 000 cc dotadas de evolução “kit-car”, que não respeitem estes pesos mínimos, serão consideradas como não pontuáveis para a classificação do respectivo Campeonato, não retirando dessa forma pontos aos concorrentes nacionais.

 

3) Os novos pesos mínimos das viaturas participantes nas provas dos CNR, CRRA e CRRM, serão em 2003 os seguintes:

 

SUPER 1600

ACTUAL

2003 (*)

Peso Mínimo

950 Kg

1 000 Kg

 

2000 KitCar

ACTUAL

2003

Peso Mínimo

1 000 Kg

1 100 Kg

 

Grupo A  4x4  (**)

ACTUAL

2003

Peso Mínimo

1 230 Kg

1 350 Kg

 

(*) de acordo com as novas regras FIA aplicáveis a partir de 01.01.2003

(**) com cilindrada superior a 2 000 cc.

 

No que se refere às restantes viaturas participantes, manter-se-ão em vigor os pesos mínimos constantes da regulamentação FIA em vigor.

 

4) No que se refere às viaturas do Grupo A, com cilindrada superior a 2 000 cc e tracção integral (Gr. A - 4x4), cuja participação nas provas do CNR, CRRA e CRRM apenas será autorizada no ano de 2003 (não sendo consequentemente autorizada a sua participação a partir de 1 de Janeiro de 2004), deverá ainda observar-se, complementarmente, o seguinte:

- as viaturas deverão dispor de Passaporte Técnico emitido exclusivamente pela FPAK, em data anterior à do presente Comunicado;

- estas viaturas não pontuarão para a classificação de Marcas, mas os seus Condutores pontuarão normalmente para as classificações dos respectivos Campeonatos, de acordo com as classificações que hajam obtido nas provas que os integram;

 

 

Comunicado 112/2002-FPAK

Lisboa, 8 de Outubro de 2002