CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS – 2003

CAMPEONATOS REGIONAIS DE RALIS (Açores/Madeira) - 2003

 

Através do Comunicado n.º 112/2002, de 8 de Outubro de 2002, informava-se que a Direcção da FPAK havia decidido aprovar as normas base pelas quais se regerão em 2003, o Campeonato Nacional de Ralis e os Campeonatos Regionais de Ralis dos Açores e Madeira.

 

Porque uma inverdade muitas vezes repetida corre o risco de a partir de um boato se vir a transformar quase num dogma, aconselha-se a leitura atenta do Comunicado n.º 112 da FPAK, o qual define as regras dos Ralis para 2003. E nomeadamente o seu ponto 4, que diz expressamente o seguinte:

 

4) No que se refere às viaturas do Grupo A, com cilindrada superior a 2 000 cc e tracção integral (Gr. A - 4x4), cuja participação nas provas do CNR, CRRA e CRRM apenas será autorizada no ano de 2003 (não sendo consequentemente autorizada a sua participação a partir de 1 de Janeiro de 2004), deverá ainda observar-se, complementarmente, o seguinte:

- as viaturas deverão dispor de Passaporte Técnico emitido - exclusivamente pela FPAK - em data anterior à do presente Comunicado (08.10.2002);

- estas viaturas não pontuarão para a classificação de Marcas, mas os seus Condutores pontuarão normalmente para as classificações dos respectivos Campeonatos, de acordo com as classificações que hajam obtido nas provas que os integram;

 

Assim, em ponto nenhum desse Comunicado – e porque tal nunca sequer foi aventado - se referiu que as viaturas "kit-car 2000 cc" deixariam de ser admitidas em qualquer Campeonato a partir de 2004.

 

E só por absurdo ou total desconhecimento se poderá confundir viaturas de "Grupo A, com cilindrada superior a 2 000 cc e tracção integral (Gr. A - 4x4), cuja participação nas provas do CNR, CRRA e CRRM apenas será autorizada no ano de 2003 (não sendo consequentemente autorizada a sua participação a partir de 1 de Janeiro de 2004)" com as viaturas "kit car 2 000 cc" .

 

No que se refere aos "WRC", a FORD declarou expressamente e desde o seu início, que o seu projecto nacional de “WRC” terminaria em 2002 (o que reconfirmou no 1º semestre do corrente ano), e a Peugeot, referiu expressamente à Direcção da FPAK, que para a marca, “WRC” ou não em 2003, lhe seria indiferente, mas que correr "sozinha" com um “WRC” não teria, obviamente, o mínimo interesse para a marca.

 

Assim, e contrariando em absoluto o teor de notícias recentemente divulgadas, as marcas foram oportunamente consultadas em relação aos WRC e informaram a FPAK das suas posições.

 

Tal como o foram - todas as Marcas - em Janeiro de 2002, no sentido de que o Campeonato Nacional de Ralis de 2003 pudesse vir eventualmente a privilegiar a categoria Super 1600. Para o que se deveriam manifestar até 31 de Julho de 2002. No entanto e até à data do presente Comunicado, nenhuma Marca se manifestou, oficial e positivamente, nesse sentido.

 

É normal - porque é demasiado fácil - criticar as Federações, porque será muito popular para quem lê mas desconhece. Só que qualquer Órgão de Informação deve procurar a verdade, e não, veicular "conversas de café" ou "boatos de rua".

 

Lógico é que ninguém - nem mesmo a FPAK - poderá antecipar o que vai acontecer em 2003 quanto à participação nos Ralis nacionais, tendo em conta a crise económica que afecta o País. Motivo justificador para que as medidas que foram tomadas, tenham sobretudo em vista potenciar o maior número possível de participantes nessas provas.

 

Assim, apenas se aplica aos Grupo A com cilindrada superior a 2 000 cc e tracção integral (Gr. A - 4x4) - que nada tem a ver, relembre-se, com os "kit-car 2 000 cc” a regra de só serem autorizados a participar nas provas dos CNR, CRRA e CRRM no ano de 2003.

Mas desde que respeitem o que consta das normas publicadas.

 

E isso, para que não se viessem a fazer investimentos em 2003 com aquisição de viaturas dessa classe, que depois não teriam qualquer utilidade nos Ralis a partir de 2004, quer nacional quer internacionalmente.

 

 

Comunicado 115/2002-FPAK

Lisboa, 14 de Outubro de 2002