CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS
– 2003
CAMPEONATOS REGIONAIS DE RALIS
(Açores/Madeira) - 2003
Através do
Comunicado n.º 112/2002, de 8 de Outubro de 2002, informava-se que a Direcção
da FPAK havia decidido aprovar as normas base pelas quais se regerão em 2003, o
Campeonato Nacional de Ralis e os Campeonatos Regionais de Ralis dos Açores e
Madeira.
Porque uma inverdade muitas vezes repetida corre o risco de a partir de um boato se vir a transformar quase num dogma, aconselha-se a leitura atenta do Comunicado n.º 112 da FPAK, o qual define as regras dos Ralis para 2003. E nomeadamente o seu ponto 4, que diz expressamente o seguinte:
4) No que se refere
às viaturas do Grupo A, com cilindrada superior a 2 000 cc e tracção
integral (Gr. A - 4x4), cuja participação nas provas do CNR, CRRA e CRRM
apenas será autorizada no ano de 2003 (não sendo consequentemente autorizada a
sua participação a partir de 1 de Janeiro de 2004), deverá ainda observar-se,
complementarmente, o seguinte:
- as viaturas deverão
dispor de Passaporte Técnico emitido - exclusivamente pela FPAK - em data
anterior à do presente Comunicado (08.10.2002);
- estas viaturas não
pontuarão para a classificação de Marcas, mas os seus Condutores pontuarão
normalmente para as classificações dos respectivos Campeonatos, de acordo com
as classificações que hajam obtido nas provas que os integram;
Assim,
em ponto nenhum desse Comunicado – e porque tal nunca sequer foi aventado - se
referiu que as viaturas "kit-car 2000 cc" deixariam de ser admitidas
em qualquer Campeonato a partir de 2004.
E só por absurdo ou
total desconhecimento se poderá confundir viaturas
de
"Grupo A, com cilindrada superior a
2 000 cc e tracção integral (Gr. A - 4x4), cuja participação nas provas do CNR,
CRRA e CRRM apenas será autorizada no ano de 2003 (não sendo consequentemente
autorizada a sua participação a partir de 1 de Janeiro de 2004)"
com as viaturas "kit car 2 000 cc" .
No
que se refere aos "WRC", a FORD declarou expressamente e desde o seu
início, que o seu projecto nacional de “WRC” terminaria em 2002 (o que
reconfirmou no 1º semestre do corrente ano), e a Peugeot, referiu expressamente
à Direcção da FPAK, que para a marca, “WRC” ou não em 2003, lhe seria
indiferente, mas que correr "sozinha" com um “WRC” não teria, obviamente,
o mínimo interesse para a marca.
Assim, e contrariando em absoluto o teor de notícias recentemente divulgadas, as marcas foram oportunamente consultadas em relação aos WRC e informaram a FPAK das suas posições.
Tal
como o foram - todas as Marcas - em Janeiro de 2002, no sentido de que o
Campeonato Nacional de Ralis de 2003 pudesse vir eventualmente a privilegiar a
categoria Super 1600. Para o que se deveriam manifestar até 31 de Julho de
2002. No entanto e até à data do presente Comunicado, nenhuma Marca se
manifestou, oficial e positivamente, nesse sentido.
É
normal - porque é demasiado fácil - criticar as Federações, porque será muito
popular para quem lê mas desconhece. Só que qualquer Órgão de Informação deve
procurar a verdade, e não, veicular "conversas de café" ou
"boatos de rua".
Lógico é que ninguém - nem mesmo a FPAK - poderá antecipar o que vai acontecer em 2003 quanto à participação nos Ralis nacionais, tendo em conta a crise económica que afecta o País. Motivo justificador para que as medidas que foram tomadas, tenham sobretudo em vista potenciar o maior número possível de participantes nessas provas.
Assim,
apenas se aplica aos Grupo A com cilindrada superior a 2 000 cc e tracção
integral (Gr. A - 4x4) - que
nada tem a ver, relembre-se, com os "kit-car 2 000 cc” – a regra de só serem autorizados a participar nas provas dos
CNR, CRRA e CRRM no ano de 2003.
Mas
desde que respeitem o que consta das normas publicadas.
E
isso, para que não se viessem a fazer investimentos em 2003 com aquisição de
viaturas dessa classe, que depois não teriam qualquer utilidade nos Ralis a
partir de 2004, quer nacional quer internacionalmente.
Lisboa, 14 de Outubro de 2002