REGULAMENTO
TECNICO INTERNACIONAL DE KARTING - Actualização
Texto suprimido = texto
cortado
Novo
texto = negrito sublinhado
Artigo 2
Prescrições
Gerais
16.6 –
Carburadores
Qualquer sistema de injecção é proibido. A pulverização de
outros produtos para além do carburante é proibida.
Para todas as
categorias sem caixa de velocidades, é autorizado um sistema manual adicional
de afinação com parafusos de ajuste (que não envolva modificações ao
carburador, no caso de este ser homologado). É autorizada a adição de um
sistema, que a partir do volante comande uma válvula, borboleta ou guilhotina,
situada entre o carburador e a caixa de aspiração.
Esquema de carburador de Formula A, Intercontinental A,
Intercontinental A/Júnior e ICC, ICC «Sudam», ICC «Sudam»/Júnior : desenho
técnico n.º 3, em anexo.
Esquema de
carburador para ICC e Super ICC: desenho técnico n.º 7, em anexo.
17) SILENCIOSO DE ADMISSÃO
É obrigatório para todas as categorias acima mencionadas, um
silencioso de admissão aprovado e registado pela CIK-FIA, salvo em Superkart e ICE. É autorizada a adição de um elemento filtrante no exterior ou no
interior da caixa de aspiração, que não pode ser modificada.
Para estas 2 categorias Para Superkart e
ICE, as caixas de ar de volume variável
são proibidas
25.4 –
Identificação e controlo
c) Método de medida dos ângulos de abertura das janelas de
admissão e escape
Com o objectivo de fiabilizar a medição, um calço de 0,20 mm
de espessura e 10 mm de largura, com ponta afiada, será utilizado para assinalar
o início e fim da medida. Este calço será entalado no eixo cordal de cada
janela
·
entre a aresta
da parte superior do segmento ou do piston e a sua intersecção com a aresta da
janela (para a janela de escape),
·
entre a aresta inferior de qualquer parte da saia do piston
definindo assim o início teórico do ciclo de admissão e a sua intersecção com a
aresta da periferia do cilindro (para a janela de admissão).
Serão
consideradas como início e fim da medida do angulo a posição na qual o toque do
calço de 0,20mm permitirá a medida do maior angulo possível.
26.3 –
Aquisição de dados
Este sistema, de memória ou não, pode apenas permitir a
leitura de : regime do motor (por
indução do cabo de Alta Tensão da vela), de duas indicações de temperatura, da velocidade de uma roda, de um
acelerómetro X, Y e do tempo por volta.
Em Fórmula Super A, este sistema é livre na condição de não
influenciar ou modificar o funcionamento normal do motor.
28)
BATERIA
Para
alimentar a luz traseira, a ignição e o motor de arranque, apenas são
autorizadas as baterias secas.
Deverão
obrigatoriamente ser colocadas no interior do perímetro do chassis e fixadas
mecanicamente ao chassis-quadro, ou no caso dos Superkarts, sobre o piso.
Artigo 3 -
2)
SEGURANÇA DOS EQUIPAMENTOS
O condutor deverá obrigatoriamente utilizar :
·
um capacete
que ofereça uma protecção eficaz e inquebrável para os olhos (normas FIA). Para
todas as classes, os capacetes devem estar em conformidade com as prescrições
da CIK – FIA:
·
Snell Foundation, 1995-SA, K-98 e SA 2000 ( EUA )
·
British
Standards Institution BS 6658 85 do tipo A e do tipo A/FR, incluindo todos os
aditamentos ( Reino Unido )
·
SFI Foundation
Inc., Spec. SFI 31.1 e 31.2 ( EUA )
·
Qualquer
modificação à lista acima será publicada no Boletim da CIK – FIA.
·
O peso dos
capacetes poderá ser verificado a qualquer momento durante uma prova e não
deverá ultrapassar 1800g ou 1550 gr para os juniores.
·
Chama-se a
atenção dos condutores para o efeito prejudicial que algumas tintas ou colas
podem ter sobre o material de fabrico dos capacetes. De acordo com o Anexo L do CDI (Capitulo III, Artigo 1.2), qualquer
adição de sistemas, aerodinâmicos ou outros, aos capacetes é proibida, se tais
sistemas não tiverem sido homologados para o capacete em questão ;
Artigo 9
Regulamento
Específico para Superkart
(Divisão 1 e
2)
Divisão
1
·
Motor :
Cilindrada máxima 250 cc obtida :
-seja por um motor arrefecido por passagem do ar, ou
arrefecido por água com um circuito único (2 cilindros no máximo),
-seja por 2 motores monocilindricos homologados para ICC.
*Tipos de motores autorizados
a) «Rotax 256» tal como registado na antiga CIK-FIA, com
biela de 110, 113 ou 115 mm. Qualquer outro motor registado pela antiga
CIK-FIA. Carburadores e “Power Valve” mecânicos
e ignição de origem tal como fornecida pelo Construtor. Ignição: a caixa
electrónica e a bobine apenas podem
receber: uma alimentação (fonte de energia do rotor /stator ou de uma bateria)
e um comando proveniente do sensor da cambota para situar o sinal de ignição. O
avanço da ignição e a sua cartografia não podem, em caso algum, ser modificados
a partir da posição de condução em condições de corrida.
b) «Rotax 256» com peças de
substituição aprovadas pela CIK-FIA
(segundo caderno de encargos fornecido pelo Construtor e cota de produção de 15
kits motores).
Peças de substituição autorizadas: carters e cilindros.
Carburador e “Power Valves” mecânicos e
ignição de origem tal como fornecido pela Rotax. Ignição: a caixa electrónica e a bobine apenas podem receber: uma alimentação (fonte de energia
do rotor /stator ou de uma bateria) e um comando proveniente do sensor da
cambota para situar o sinal de ignição. O avanço da ignição e a sua cartografia
não podem, em caso algum, ser modificados a partir da posição de condução em
condições de corrida.
c) Motores oriundos da Competição moto Grand Prix 250
cm3, de concepção anterior a 1998 aprovados
pela CIK-FIA e conforme ao modelo de base comercializado pelos
Construtores, carburadores, ”Power Valves” e ignição incluídos
(segundo catálogo oficial dos Construtores).
d) Novos motores especificamente reconhecidos pela CIK-FIA
(segundo um caderno de encargos fornecido pelos Construtores e cota de produção
de 10 motores completos e idênticos).
Carburador e “Power Valves”
mecânicos e um modelo de ignição tal como definido e registado pelo
Construtor.
Ignição: a caixa electrónica e a bobine apenas
podem receber : uma alimentação (fonte de energia do rotor /stator ou de
uma bateria) e um comando proveniente do sensor da cambota para situar o sinal
de ignição. O avanço da ignição e a sua cartografia não podem, em caso algum,
ser modificados a partir da posição de condução em condições de corrida
·
Caixa de
velocidades : no mínimo 3 rapports.
·
Produção em
série.
·
Pneus de 6 polegadas homologados
·
Peso mínimo :
-motor
único monocilindro : 200 kg com
carroçaria ;
-peso
mínimo do Kart em si : 95 kg sem carroçaria * ;
-outros
motores: 210 kg com carroçaria.
-peso
mínimo do Kart sem carroçaria * :110 kg (* sem carburante)
Divisão
2
·
Motor
monocilindrico arrefecido por ar ou por água, com um único circuito apenas, registado pela CIK-FIA.
·
Cilindrada
máxima 250 cc.
·
Tipo de
motores autorizados:
·
Todo o motor
monocilindrico de moto de grande série, reconhecido pela CIK-FIA (segundo o Caderno de encargos fornecido pelos Construtores)
·
O sistema de ignição apenas pode
ser do tipo retardável e não reprogramável. Ignição: a caixa electrónica e a bobine apenas podem receber : uma alimentação (fonte de
energia do rotor /stator ou de uma bateria) e um comando proveniente do sensor
da cambota para situar o sinal de ignição. O avanço da ignição e a sua
cartografia não podem, em caso algum, ser modificados a partir da posição de
condução em condições de corrida
·
Carburador
venturi sem electrónica
·
As
"Power-valve" são autorizadas apenas em motores aprovados com esse
sistema, mas só podem ser utilizadas
se bloqueadas numa posição fixa.
·
Perfil da
caixa das lamelas : livre.
·
Caixa de
velocidades: pelo menos 3 velocidades e 6 no máximo (5 a partir de 2005)
·
.Peso mínimo :
200 kg
·
Pneus : homologados
de 6 polegadas.
Artigo 11
Regulamento
Específico para Intercontinental A/Júnior
·
Ângulos de abertura das janelas : qualquer dispositivo ou
artifício que permita modificar os ângulos regulamentares de abertura das
janelas ou aumentar directa ou indirectamente o ciclo de admissão ou de escape
é proibido.
·
Qualquer intervenção por maquinagem da camisa ou do piston
que permita um escoamento de mistura no interior do cilindro quando o bordo
inferior do piston já fechou a janela de admissão é proibido. Isto diz respeito
(mas não se limita) a : descentramento do eixo da cambota em relação ao centro
do cilindro seja por que método for, maquinagem assimétrica (criando ranhuras)
da coroa ou saia do piston, corte das arestas do piston ou das janelas da
camisa para alem do estritamente necessário ao boleamento mecânico dessas
arestas.
·
O chanfre máximo em todas as arestas maquinadas do piston
deverá ser de 0,5 mm e nas arestas da camisa 0,3 mm.
Artigo 12
Regulamento
Específico para Intercontinental C e Super Intercontinental C
·
Grupo
propulsor : o motor e a caixa de velocidades devem ser indissociáveis. O cárter
motor deve ser divisível em duas partes (vertical ou horizontal) apenas.
·
Motor
monocilindrico de série com admissão por lamelas, arrefecido por água, homologado
pela CIK-FIA.
·
Cilindrada
máxima 125 cc.
·
Caixa das
lamelas, suporte (dimensões e
desenho) mencionado na conforme
a ficha de homologação). Localização livre Tampa da caixa de
lamelas : livre.
·
Carburador em
alumínio com difusor "venturi" de diâmetro máximo de 30 mm redondo.
Para os Campeonatos, Taças e Trofeus da CIK-FIA, 2001, 2002, 2003, o carburador
prescrito deve ser o Dell’Orto VHSH 30 BS REG.9301 designado no seguimento duma
proposta de fornecimento.
·
O carburador
deve ser estritamente de origem. As únicas regulações autorizadas são as
seguintes: a guilhotina, a agulha, o
poço da agulha ( pulverizador ), os gigleurs e o kit de agulhas, na condição
que todas as peças interligadas sejam de origem Dell’Orto. O filtro da gasolina
incorporado pode ser suprimido; se ele for conservado deverá ser de origem.
·
Caixa de
velocidades: homologada CIK/FIA (incluindo o veio primário) com um mínimo de 3
e um máximo de 6 velocidades. O controle dos "rapports" é feito com
um disco graduado de diâmetro mínimo 200 mm, ou com aparelho digital, sendo as
décimas de grau indicadas na Ficha de Homologação mencionadas em décimas de
grau e não em minutos. Para a homologação da caixa de velocidades, o(s)
fabricante(s), assim como o modelo e o tipo, devem figurar sobre a Ficha de
Homologação.
·
Comando da
caixa de velocidades mecânico sem possibilidade de assistência, seja qual for.
Qualquer sistema de corte de ignição é proibido.
·
Ângulo de
abertura total de escape máximo 199º : leitura por circulo graduado com um
diâmetro mínimo de 200 mm ou aparelho digital.
·
Volume da
câmara de combustão : 11 cc (mínimo). O volume da câmara é medido com uma
bureta de laboratório classe A, graduada em décimos de cc. A mistura utilizada
para o controlo será composta de gasolina sem chumbo e óleo de 2 tempos
destinado à mistura na proporção 1:1. O enchimento da câmara far-se-à até ao
nível da parte superior do canal de alojamento da vela (conforme método
descrito no Anexo n.º 1).
·
Vela: marca
livre. A rosca da vela, apertada na cabeça, não deve ultrapassar a parte
superior da calote da câmara de combustão. Dimensões : comprimento - 18,5 mm,
passo – M 14 x 1,25.
·
Todo o sistema
de turbo ou sobrealimentação é interdito.
·
Escape:
homologado (ver complemento da ficha de homologação) e com uma espessura mínima
de 0,75mm em aço magnético.
·
Todo o sistema
de "power-valve" é interdito.
·
Pneus : 5
polegadas
-Super ICC
: homologados
-ICC : homologados de tipo médio
·
Peso mínimo :
-circuitos
curtos : 165 kg
-circuitos
longos : 170 kg
As especificações para a carroçaria podem ser as mesmas dos
Superkart em todo ou em parte.
Artigo 15
Regulamento
Específico para Intercontinental E
·
Motor
monocilindrico arrefecido por ar ou por água, com um único circuito apenas
registado pela CIK-FIA.
·
Cilindrada
máxima 250 cc.
·
*Tipo de
motores autorizados:
·
Registados
pela CIK-FIA em 1999
·
Todo o motor
monocilindrico de moto de grande série, aprovado pela CIK-FIA (segundo Catálogo completo fornecido pelos
Construtores )
·
O sistema de ignição utilizado
apenas pode ser do tipo retardável e não reprogramável. Ignição: a caixa
electrónica e a bobine apenas podem receber: uma alimentação (fonte de energia
do rotor /stator ou de uma bateria) e um comando proveniente do sensor da
cambota para situar o sinal de ignição. O avanço da ignição e a sua cartografia
não podem, em caso algum, ser modificados a partir da posição de condução em
condições de corrida
·
Qualquer
sistema de injecção é proibido. A pulverização de produtos para além do
carburante, é proibida
·
Carburador
venturi sem electrónica
·
Perfil da
caixa de lamelas é livre
·
Caixa de
velocidades: pelo menos 3 velocidades e 6 no máximo ( 5 a partir de 2005 )
·
Qualquer
sistema de "Power-valve" é proibido .
·
Peso mínimo :
190 kg
·
Pneus :
homologados de 6 polegadas.
Diversos
Campeonato
do Mundo de Karting CIK – FIA 2002 :
Liberdade para
a utilização desde 2002 de novas carroçarias em conformidade com o futuro
regulamento e de testar novas caixas de ar de aspiração em conformidade com o
futuro regulamento.
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Lisboa, 25 de Setembro de 2002