TROFEU NACIONAL DE
CLASSICOS – VELOCIDADE
REGULAMENTAÇÃO TECNICA
Refere
o Anexo “J” ao CDI – 1971, no que se refere às viaturas do antigo Grupo 6, o
seguinte:
N. B. — Fusão dos Grupos 5 e 6
A partir de 1 de Janeiro de 1972, os Grupos 5 e 6 constituirão um único
grupo denominado «Automóveis de Desporto, Grupo 5» (sem limite mínimo de
produção).
Por outro lado, o Anexo “J” ao CDI – 1974, estabelece em relação aos “Automóveis de Desporto – Grupo 5” que:
Os automóveis de desporto deverão ter, pelo menos, os
pesos indicados na seguinte escala:
CILINDRADA
|
PESO
|
até 500 cc |
450 kg |
entre 500 e
600 cc |
460 kg |
entre 600 e
700 cc |
470 kg |
entre 700 e
850 cc |
480 kg |
entre 850 e 1000 cc |
500 kg |
entre 1000 e
1150 cc |
510 kg |
entre 1150 e
1300 cc |
525 kg |
entre 1300 e
1600 cc |
550 kg |
entre 1600 e
2000 cc |
575 kg |
entre 2000 e
2500 cc |
600 kg |
entre 2500 e
3000 cc |
650 kg |
entre 3000 e
4000 cc |
700 kg |
entre 4000 e
5000 cc |
750 kg |
entre 5000 e
6000 cc |
775 kg |
acima de 6000
cc |
800 kg |
Tendo
surgido algumas dúvidas sobre como interpretar correctamente a definição de
1974, sobre os pesos mínimos aplicáveis em relação às antigas viaturas do Grupo
6 (que desde 1972 passaram a integrar o então Grupo 5) - já que em alguns
casos, “Fichas de Identificação” dessas viaturas, emitidas pela FIA, indicam
valores diferenciados - na sequência de pedidos de esclarecimento
solicitados à FIA sobre este assunto, esclarece-se que, e em relação ao
TNCV-2003, a tabela de pesos mínimos (acima reproduzida) para as viaturas do
Grupo 5, deverá ser interpretada como o peso da viatura com o Condutor e todo o
seu equipamento pessoal de competição (fato, capacete, luvas, etc.) incluídos.
Comunicado
051/2003-FPAK
LISBOA,
12 de Abril de 2003