TROFEU NACIONAL DE CLASSICOS – VELOCIDADE

REGULAMENTAÇÃO TECNICA

 

Refere o Anexo “J” ao CDI – 1971, no que se refere às viaturas do antigo Grupo 6, o seguinte:

N. B. — Fusão dos Grupos 5 e 6

A partir de 1 de Janeiro de 1972, os Grupos 5 e 6 constituirão um único grupo denominado «Automóveis de Desporto, Grupo 5» (sem limite mínimo de produção).

 

Por outro lado, o Anexo “J” ao CDI – 1974, estabelece em relação aos “Automóveis de Desporto – Grupo 5” que:

Os automóveis de desporto deverão ter, pelo menos, os pesos indicados na seguinte escala:

 

CILINDRADA

PESO

até   500 cc

  450 kg

entre   500 e   600 cc

  460 kg

entre   600 e   700 cc

  470 kg

entre   700 e   850 cc

  480 kg

entre   850 e 1000 cc

  500 kg

entre 1000 e 1150 cc

  510 kg

entre 1150 e 1300 cc

  525 kg

entre 1300 e 1600 cc

  550 kg

entre 1600 e 2000 cc

  575 kg

entre 2000 e 2500 cc

  600 kg

entre 2500 e 3000 cc

  650 kg

entre 3000 e 4000 cc

  700 kg

entre 4000 e 5000 cc

  750 kg

entre 5000 e 6000 cc

  775 kg

acima de 6000 cc

  800 kg

 

Tendo surgido algumas dúvidas sobre como interpretar correctamente a definição de 1974, sobre os pesos mínimos aplicáveis em relação às antigas viaturas do Grupo 6 (que desde 1972 passaram a integrar o então Grupo 5) - já que em alguns casos, “Fichas de Identificação” dessas viaturas, emitidas pela FIA, indicam valores diferenciados - na sequência de pedidos de esclarecimento solicitados à FIA sobre este assunto, esclarece-se que, e em relação ao TNCV-2003, a tabela de pesos mínimos (acima reproduzida) para as viaturas do Grupo 5, deverá ser interpretada como o peso da viatura com o Condutor e todo o seu equipamento pessoal de competição (fato, capacete, luvas, etc.) incluídos.

 

Comunicado 051/2003-FPAK

LISBOA, 12 de Abril de 2003