CIRCUITO MCE / EUROSERIES
O
Motor Clube do Estoril, inscreveu oportunamente nos Calendário Desportivo
Nacional e Internacional, para as datas de 25, 26 e 27 de Abril de 2003, a
prova em epígrafe. No projecto de regulamento oportunamente remetido pelo MCE à
FPAK para aprovação, constavam do programa da prova, as competições Euroseries
3000 e os Trofeus Carglass, Vodafone Golden Cup, Mazda Cup, Clio Cup e Formula
Ford.
No
início de Abril, os Organizadores do Trofeu Carglass, informaram oficialmente o
MCE e a FPAK, da sua impossibilidade em participarem neste evento, devido a
problemas técnicos.
Entretanto,
a nova Administração da Sociedade Gestora do Autódromo Fernanda Pires da Silva,
SA, em funções a partir de 1 de Abril de 2003, depois de analisar a situação
real da empresa e os orçamentos provisionais de receitas e despesas em relação
às provas automobilísticas das quais seria, em princípio, a respectiva
Promotora Comercial, informou o Motor Clube do Estoril e a FPAK de que, tendo
em conta a actual situação económico - financeira da empresa e os novos métodos
de gestão que decidira implementar, lhe era impossível assumir a posição de
Promotora desses eventos.
Informou
ainda o Clube Organizador – Motor Clube do Estoril – de que transferiria para o
MCE a totalidade das receitas previstas pela participação dos vários Trofeus,
de forma a compensar o Clube dos seus custos de organização da prova,
criando-lhe ainda condições excepcionais no que se refere à utilização do
Autódromo durante os dias de prova.
Paralelamente,
a Administração da Sociedade Gestora do Autódromo Fernanda Pires da Silva, SA,
implementou novas condições financeiras, não só no que concerne à forma de
regularização das taxas devidas pela utilização do Autódromo, mas sobretudo, no
que se refere à recuperação de dívidas anteriores dos seus Clientes.
Na
sequência dessas novas medidas de carácter financeiro, depararam-se de imediato
algumas dificuldades por parte de organizadores de trofeus nacionais, que
manifestaram à SGAFPS a sua impossibilidade em solver tais compromissos da
forma que lhes era exigida. Tendo em conta a possibilidade – na altura ainda
remota – de que o programa da prova pudesse vir a ser ainda mais reduzido, pela
não participação no evento de alguns dos Trofeus nacionais, a SGAFPA informou
em 17 do corrente o Promotor (Italiano) da Euroseries 3000 da situação
existente, alertando-o para a necessidade de avisar os seus Concorrentes de que
não deveriam iniciar a sua deslocação para Portugal, sem receberem prévia
garantia por parte da SGAFPS de realização da prova.
O
que veio a ser confirmado por escrito em 21.04.2003, face à constatação de que
o único Trofeu que confirmou efectivamente a sua participação no evento, foi a
Vodafone Golden Cup.
Nessas
circunstâncias, e porque se tornaria perfeitamente inviável a organização de um
evento de 3 dias, com apenas dois Trofeus em pista, a SGAFPS informou o Promotor da Euroseries 3000 e a
FPAK, de que a prova estava cancelada em termos internacionais.
Dada
a total disponibilidade manifestada pelo Motor Clube do Estoril em organizar a
prova, mesmo que com um único Trofeu em pista – o que não pode deixar de ser
realçado, dada a dedicação e interesse que tal atitude revelou em relação ao
desporto automóvel nacional - o programa da prova Circuito MCE será agora
integralmente disputado num único dia (sábado 26) , com as várias sessões de
treinos e as duas corridas (sprint e resistência) da Vodafone Golden Cup.
A
FPAK deseja ainda manifestar o seu reconhecimento à Administração da SGAFPS,
pelas facilidades concedidas ao seu associado Motor Clube do Estoril,
possibilitando que a prova se realize – mesmo que com um programa
substancialmente reduzido – evitando-se assim a sua indesejável anulação.
Comunicado
053/2003-FPAK
LISBOA, 23 de Abril
de 2003