CIRCUITO MCE / EUROSERIES

 

O Motor Clube do Estoril, inscreveu oportunamente nos Calendário Desportivo Nacional e Internacional, para as datas de 25, 26 e 27 de Abril de 2003, a prova em epígrafe. No projecto de regulamento oportunamente remetido pelo MCE à FPAK para aprovação, constavam do programa da prova, as competições Euroseries 3000 e os Trofeus Carglass, Vodafone Golden Cup, Mazda Cup, Clio Cup e Formula Ford.

 

No início de Abril, os Organizadores do Trofeu Carglass, informaram oficialmente o MCE e a FPAK, da sua impossibilidade em participarem neste evento, devido a problemas técnicos.

 

Entretanto, a nova Administração da Sociedade Gestora do Autódromo Fernanda Pires da Silva, SA, em funções a partir de 1 de Abril de 2003, depois de analisar a situação real da empresa e os orçamentos provisionais de receitas e despesas em relação às provas automobilísticas das quais seria, em princípio, a respectiva Promotora Comercial, informou o Motor Clube do Estoril e a FPAK de que, tendo em conta a actual situação económico - financeira da empresa e os novos métodos de gestão que decidira implementar, lhe era impossível assumir a posição de Promotora desses eventos.

 

Informou ainda o Clube Organizador – Motor Clube do Estoril – de que transferiria para o MCE a totalidade das receitas previstas pela participação dos vários Trofeus, de forma a compensar o Clube dos seus custos de organização da prova, criando-lhe ainda condições excepcionais no que se refere à utilização do Autódromo durante os dias de prova.

 

Paralelamente, a Administração da Sociedade Gestora do Autódromo Fernanda Pires da Silva, SA, implementou novas condições financeiras, não só no que concerne à forma de regularização das taxas devidas pela utilização do Autódromo, mas sobretudo, no que se refere à recuperação de dívidas anteriores dos seus Clientes.

 

Na sequência dessas novas medidas de carácter financeiro, depararam-se de imediato algumas dificuldades por parte de organizadores de trofeus nacionais, que manifestaram à SGAFPS a sua impossibilidade em solver tais compromissos da forma que lhes era exigida. Tendo em conta a possibilidade – na altura ainda remota – de que o programa da prova pudesse vir a ser ainda mais reduzido, pela não participação no evento de alguns dos Trofeus nacionais, a SGAFPA informou em 17 do corrente o Promotor (Italiano) da Euroseries 3000 da situação existente, alertando-o para a necessidade de avisar os seus Concorrentes de que não deveriam iniciar a sua deslocação para Portugal, sem receberem prévia garantia por parte da SGAFPS de realização da prova.

 

O que veio a ser confirmado por escrito em 21.04.2003, face à constatação de que o único Trofeu que confirmou efectivamente a sua participação no evento, foi a Vodafone Golden Cup.

 

Nessas circunstâncias, e porque se tornaria perfeitamente inviável a organização de um evento de 3 dias, com apenas dois Trofeus em pista, a SGAFPS  informou o Promotor da Euroseries 3000 e a FPAK, de que a prova estava cancelada em termos internacionais.

 

Dada a total disponibilidade manifestada pelo Motor Clube do Estoril em organizar a prova, mesmo que com um único Trofeu em pista – o que não pode deixar de ser realçado, dada a dedicação e interesse que tal atitude revelou em relação ao desporto automóvel nacional - o programa da prova Circuito MCE será agora integralmente disputado num único dia (sábado 26) , com as várias sessões de treinos e as duas corridas (sprint e resistência) da Vodafone Golden Cup.

 

A FPAK deseja ainda manifestar o seu reconhecimento à Administração da SGAFPS, pelas facilidades concedidas ao seu associado Motor Clube do Estoril, possibilitando que a prova se realize – mesmo que com um programa substancialmente reduzido – evitando-se assim a sua indesejável anulação.

 

Comunicado 053/2003-FPAK

LISBOA, 23 de Abril de 2003