KARTING 2003 - CHASSIS

 

O novo Regulamento de Homologações da CIK-FIA que entrou em vigor em 2001, determina que a validade das homologações dos diversos componentes dos karts seja a seguinte:

 

-         pneus: três anos após a homologação base

-         fatos de competição: cinco anos após a data de fabrico (desde que produzidos durante o período de validade da homologação base)

-         chassis, carroçarias e travões: seis anos

-         motores, carburadores, ignições, embraiagens e escapes: nove anos

 

Determinou igualmente a CIK-FIA, que este novo Regulamento só fosse aplicável às homologações efectuadas a partir de 1 de Janeiro de 2001.

 

Porque em relação aos chassis de kart, a última homologação havia sido efectuada em 2000, não beneficiarão essas homologações dos novos prazos de validade, pelo que caducaram em 31 de Dezembro de 2002.

 

As novas homologações de chassis, em curso no corrente ano, já beneficiarão dos novos prazos de validade estabelecidos pela CIK-FIA.

 

Tendo em conta essa circunstância e no sentido de reduzindo custos se possibilitar a maior participação possível dos praticantes de karting nas provas de 2003, a Direcção da FPAK decidiu autorizar que, excepcionalmente, em todas as provas do Calendário Desportivo Nacional de Karting 2003 e em todas as categorias, além dos chassis com homologação CIK-FIA 2003, possam igualmente participar chassis cuja homologação tenha expirado em 2002.

 

Tais chassis deverão estar integralmente conformes à Ficha de Homologação sob a qual irão participar.

 

 

Comunicado 007/2003-FPAK

LISBOA, 16 de Janeiro de 2003