KARTING – 2003 - IDADES

Encontram-se em fase de acerto final as Prescrições Específicas de Karting 2003, nas quais se determinam as idades de acesso a cada uma das categorias que integram o Calendário Desportivo Nacional de Karting.

Porque se revelará certamente importante para os respectivos interessados, transcreve-se desde já a parte regulamentar, referente às idades mínimas e máximas, que vigorará no corrente ano:

----------------------------------------------------------------------------------------------

V - IDADES

5.1 - Em provas nacionais ou outras reconhecidas pela FPAK, a idade mínima é de 8 anos, salvaguardando-se as excepções indicadas.

5.2 - Categorias:

Idade mínima

Idade máxima

Observações

Cadete

(a)

Juvenil

(b)

Júnior

(c)

Intercontinental A

(d)

Formula 100 Livre

(e)

Formula 125 Livre

(e)

a) CADETES - Terão acesso a esta categoria, os Condutores cuja data do 8º (oitavo) aniversário ocorra no decurso do ano civil em que se disputa a prova do Open, Campeonato ou Taça. Igualmente poderão permanecer nesta categoria, até ao final do ano civil em que completem a idade limite superior (11 anos).

Tal opção deverá ser efectuada na data da requisição inicial da Licença Desportiva.

(b) JUVENIS - Terão acesso a esta categoria, os Condutores cuja data do 11º (décimo primeiro) aniversário ocorra no decurso do ano civil em que se disputa a prova do Open, Campeonato ou Taça. Igualmente poderão permanecer nesta categoria, até ao final do ano civil em que completem a idade limite superior (14 anos).

(c) JÚNIOR (*) - Terão acesso a esta categoria, os Condutores cuja data do 13º (décimo terceiro) aniversário ocorra no decurso do ano civil em que se disputa a prova do Open, Campeonato ou Taça. Igualmente poderão permanecer nesta categoria, até ao final do ano civil em que completem a idade limite superior (15 anos).

(*) Para participarem em provas internacionais, devem ter, no mínimo, completado já os 13 (treze) anos.

(d) A idade mínima requerida para a categoria Intercontinental A é considerada a partir do dia do 15º (décimo quinto) aniversário.

e) A idade mínima requerida para as categorias Formula 100 Livre e Formula 125 Livre é considerada a partir do dia do 18º (décimo oitavo) aniversário.

VI - PASSAGEM A CATEGORIAS SUPERIORES

6.1 – Aos Campeões Nacionais (do ano anterior) nas categorias Cadetes e Juvenis, é autorizada, facultativamente, a participação na época seguinte nas categorias Juvenis ou Júnior, respectivamente, ainda que a sua idade seja inferior aos mínimos estabelecidos para essas categorias.

Tal opção, deverá ser exercida na data da requisição inicial da Licença Desportiva, através de declaração expressa do responsável pelo poder paternal (ou tutor, se for o caso) e será irreversível.

6.2 – Apenas para as provas do Calendário Nacional, poderá a FPAK conceder uma derrogação ao limite mínimo de idade para acesso à categoria Intercontinental A, desde que o 15º aniversário do Condutor ocorra no decorrer do ano civil em que se dispute o Campeonato, Taça ou Open e que o mesmo haja participado, no mínimo, nas duas épocas anteriores, em competições oficiais de Karting.

Contudo, essa derrogação só será válida para provas disputadas em território nacional e será impeditiva da obtenção (antes de completado o 15º aniversário do respectivo Condutor) da Licença Internacional válida para as categorias Sénior CIK-FIA.

6.3 - Os Condutores que participem em provas de uma qualquer categoria superior, não mais poderão tomar parte em competições nacionais das categorias inferiores (CadetesðJuvenisðJúniorðoutras).

Comunicado 009/2003-FPAK

LISBOA, 17 de Janeiro de 2003