RALIS - CALENDARIOS 2004

 

Definem as Prescrições Especificas Ralis – 2003, no seu Artigo 32, o seguinte:

 

32.2 – Para rotação de provas são definidos os seguintes três escalões:

 

Grau A – Campeonato Nacional de Ralis (CNR)

Grau B – Campeonatos Nacionais de Ralis – Promoção (CNRP)

Grau C – Campeonato Nacional de Clássicos - Ralis (CNCR) e Trofeus Regionais de Ralis (TRR)

 

32.3 - No final de cada ano, as duas provas menos pontuadas do CNR descerão ao Grau B. Nas mesmas condições, as duas provas menos pontuadas dos CNRP descerão ao Grau C. No caso de as provas menos pontuadas do CNR serem organizadas por um mesmo Clube Organizador de provas dos CNRP, terá obrigatoriamente esse Clube de optar por qual das suas provas se manterá no Grau B, passando a prova assim preterida, a poder integrar apenas o Grau C.

 

32.4 - No final de cada ano, a(s) prova(s), no máximo de duas, mais pontuada(s) dos CNRP, caso a pontuação obtida seja superior à pontuação atribuída à(s) prova(s) menos pontuada(s) do CNR, passará(ão) a integrar o CNR do ano seguinte, por troca com a(s) prova(s) menos pontuada(s) deste campeonato. Contudo, um mesmo Clube Organizador, não poderá em caso algum, organizar no mesmo ano, mais do que uma prova nos Graus A ou B.

 

32.5 - Idêntica situação será aplicável às provas do Grau C, no que se refere ao seu acesso ao Grau B. Contudo, e nestes casos, o limite máximo de provas que poderão em cada ano subir (de C para B) ou descer (de B para C) de escalão, será de quatro, segundo o mesmo sistema comparativo das pontuações definido em 32.4.

....................

32.7 – Qualquer prova que, tendo integrado o calendário do CNR em pelo menos três dos cinco últimos anos, e que por aplicação do n.º 32.3 devesse descer ao Grau B, poderá, se em data prévia à definição do Calendário dos Campeonato Nacionais de Ralis – Promoção do ano seguinte, o respectivo Clube Organizador assim o declarar através de comunicação escrita para a FPAK, prescindir de integrar os CNRP (a que teria direito automaticamente conforme 32.3) e ser organizada como prova extra de 1ª categoria.

 

32.7.1 - Candidatando-se, igualmente - se assim o declarar e requerer a respectiva inspecção - a aceder ao grau A.

 

32.7.2 - Nesse caso, essa(s) prova(s) estará(ão) em absolutas condições de igualdade (no que se refere à candidatura de acesso ao Grau A) com as provas que integrando os CNRP, respeitem o definido em 32.6.

 

Em aplicação de tal articulado, e após análise de todos os Relatórios dos Observadores designados pela FPAK (bem como, e nos casos em que tal se verificou, dos relatórios dos Observadores FIA) às provas dos escalões A, B e C, verifica-se o seguinte:

 

Campeonato Nacional de Ralis vs. Campeonato Nacional de Ralis (Promoção) (A/B)

As pontuações totais resultantes da análise dos relatórios dos Observadores FPAK às duas provas de Grau B (Rali CAC e Rali Casino de Espinho) que, nos termos do Artigo 32 das Prescrições Especificas Ralis 2003, se candidataram ao CNR 2004, são inferiores às pontuações totais de qualquer uma das provas que integraram o CNR 2003.

Nestes termos, as mesmas 8 (oito) provas que integraram o calendário do CNR 2003, manter-se-ão em 2004.

 

O calendário definitivo do CNR 2004 será publicado em 23.12.2003 no site oficial da FPAK – www.fpak.pt

 

Campeonatos Nacionais de Ralis (Promoção) vs. Campeonato Nacional de Clássicos – Ralis / Trofeus Regionais de Ralis (B/C)

 

Da análise dos relatórios dos Observadores FPAK às provas de Grau C de 2003 que, nos termos do Artigo 32.5 das Prescrições Especificas Ralis 2003, se candidataram automaticamente aos CNRP 2004, resultou que, as oito maiores pontuações totais (quando em causa estariam potencialmente um máximo de apenas quatro provas para acesso ao Grau B), corresponderam a provas que foram organizadas por Clubes que já integram o calendário dos CNRP - Clube Automóvel do Centro, Futebol Clube do Porto (3), Clube Automóvel da Marinha Grande (2), Sport Clube da Régua e Targa Clube.

 

Assim, e referindo o Artigo 32.4 das Prescrições Especificas Ralis 2003, que: “um mesmo Clube Organizador, não poderá em caso algum, organizar no mesmo ano, mais do que uma prova nos Graus A ou Ba estrita aplicabilidade dos regulamentos em vigor implica que todas as 10 (dez) provas que integraram o calendário dos CNRP 2003, se manterão em 2004.

 

O calendário definitivo dos CNRP 2004 será publicado em 24.12.2003 no site oficial da FPAK – www.fpak.pt

 

 

Comunicado 117/2003

Lisboa, 22 de Dezembro de 2003