PRESCRIÇÕES GERAIS APLICAVEIS ÀS PROVAS DE AUTOMOBILISMO E KARTING

NUMERO MINIMO DE PARTICIPANTES / PONTUAÇÕES PARA OS CAMPEONATOS OU TROFEUS

 

Tendo sido suscitadas recentemente algumas dúvidas, sobre a forma de proceder em relação aos critérios de pontuação nas provas de Campeonatos ou Trofeus Nacionais, quando à partida de uma prova não se apresenta o número mínimo de participantes definido no respectivo Regulamento do Campeonato ou Trofeu, recorda-se o texto do Art. 39 º das Prescrições Gerais aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting 2003, que refere expressamente o seguinte:

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Art.º 39. - Sempre que os regulamentos de um Campeonato ou Taça / Trofeu Nacional / Regional, estabeleçam um número mínimo de participantes para que uma prova seja pontuável para esse Campeonato / Taça / Trofeu, no caso de à partida de uma prova não ter sido cumprido esse mínimo, aplicar-se-à a seguinte regra de ponderação para efeitos de pontuação no Campeonato / Taça / Trofeu:

a) Número de participantes inferior a metade (arredondado para o numero inteiro imediatamente superior) do número mínimo - não será atribuído qualquer ponto, e como tal, a prova não será pontuável.

b) Número de participantes igual a metade (arredondado para o numero inteiro imediatamente superior)  do número mínimo  - serão atribuídos apenas metade dos pontos, arredondados para o numero inteiro imediatamente inferior.

c) Número de participantes superior a metade (arredondado para o numero inteiro imediatamente superior) do número mínimo  - os pontos atribuíveis pela classificação na prova, serão multiplicados por um quociente percentual, correspondente à divisão do numero real de participantes pelo numero mínimo estabelecido nos regulamentos do Campeonato/Taça / Trofeu, sendo os resultados assim obtidos, arredondados para o numero inteiro imediatamente inferior.

Ex.: número mínimo = 8 / número real = 7 -

(As pontuações serão atribuíveis em apenas 87,5 por cento),

Pontuação: 1º classif. (20 pontos x 87,5 % = 17,5) = 17 pontos.

d) Considerar-se-à como participante numa prova:

Em Circuitos (incluindo Off-Road e Karting):

Todo o Condutor que tenha tomado lugar na respectiva grelha de partida (mesmo que saindo do pit-lane ou pré-grelha) de uma manga ou corrida e após o sinal de partida (luz verde) tenha passado a linha de partida.

Em Rampas:

Todo o Condutor que tenha ultrapassado a linha de partida em qualquer uma das subidas de corrida.

Em Ralis (incluindo Todo-o-Terreno):

Toda a equipa que se tenha apresentado à partida do Rali, e que após o sinal do Controlador, tenha, pelos seus próprios meios, ultrapassado a placa de final de zona de controle respectiva.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Comunicado 070/2003-FPAK

Lisboa, 18 de Junho de 2003