PRESCRIÇÕES ESPECIFICAS DE RALIS 2003
UTILIZAÇÃO DE PNEUS
No
que se refere às provas do Campeonato Nacional de Ralis, as Prescrições
Especificas de Ralis 2003, no seu Capítulo 25, estabelecem as normas pelas
quais se rege a utilização e substituição de pneus:
----------------------------------------------------------------------------
25.1.3 -
Definições
Pneus
Moulés (Moldados) - São todos os pneus que saíram de um molde («moule») já com o desenho no
piso, produzidos em série por um fabricante certificado.
Somente os pneus que apresentam uma taxa de recorte
entre 17 % e 25 % (de acordo com os pontos 2 e 3 do Anexo V das
Prescrições Específicas aplicáveis a todos os Campeonatos, Trofeus, «Challenge»
e Taças de Ralis da FIA) carecem de homologação especial pela FIA.
Todos os pneus moldados que apresentem uma taxa de
recorte superior a 25 % estão automaticamente homologados pela FIA.
Em relação aos pneus moldados homologados pela FIA, ou
aos pneus que disponham de uma taxa de recorte superior a 25 %, é autorizada
a execução pelos próprios Concorrentes, de quaisquer rasgos suplementares nos
pneus, sob a única condição de serem efectuados sobre pneus que originalmente
sejam moldados.
Pneus «Slick» (pneus para asfalto seco, completamente
lisos): Proibida a sua utilização.
Pneus «Slick» Talhados (pneus «Slick» que foram
talhados): Proibida a sua utilização.
25.1.4 - Tipo de pneus
Em todas as provas do CNR - 2003, é obrigatória para
todos os Concorrentes a utilização de pneus moldados.
25.1.5 -
NUMERO DE PNEUS A UTILIZAR
25.1.5.1 - Por cada segmento de até 60 km de
Provas Especiais (distância aproximada) cada equipa participante terá o direito
de utilizar até 6 (seis) pneus.
A
troca de cada conjunto de até 6 pneus (os quais deverão estar montados na ou a
bordo da viatura), será efectuada única e exclusivamente nos
parques/zonas/áreas de assistência previamente estabelecidos para o efeito.
25.1.6 -
Equipamento da viatura
Um veículo pode transportar durante toda a prova, um
máximo de 2 rodas sobressalentes devidamente fixadas. A(s) roda(s)
sobressalente(s) pode(m) estar equipada(s) com pneu(s) de tipo diferente, mas,
pelo menos, uma roda sobressalente, deverá encontrar-se permanentemente a bordo
da viatura durante toda a prova.
Em qualquer momento da prova, a profundidade das
esculturas dos pneus que equipam a viatura, não deve ser inferior a 1,6 mm
em pelo menos três quartos do piso.
----------------------------------------------------------------------------
Tendo
sido colocado recentemente à FPAK, um pedido de esclarecimento sobre a
possibilidade de entre dois Parques de Assistência (PA) consecutivos (sem que
de permeio se dispute qualquer Prova Especial), serem utilizados pneus de
características diferentes dos utilizados para as Provas Especiais, entende-se
esclarecer o seguinte:
Desde
que tal situação decorra entre dois PA consecutivos, que sejam dos tipos I ou
II (tal como definidos em 12.3.1 das Prescrições Específicas de Ralis 2003) -
já que apenas nesses PA é possível proceder à substituição de pneus - é autorizada
a substituição de pneus, sem que seja aplicável a regra definida em 25.1.5.1
das Prescrições Especificas de Ralis 2003, no que se refere à quilometragem
mínima de Provas Especiais percorridas.
Contudo,
esta situação apenas será autorizada, quando os dois PA consecutivos assim
definidos, correspondam ao de final de uma etapa ou secção e de início de uma
nova etapa ou secção.
Independentemente
desta situação assim autorizada, manter-se-à integralmente em vigor o definido
em 25.1.3 e 25.1.4 das Prescrições Especificas de Ralis 2003, no que se refere
ao tipo de pneus a utilizar obrigatoriamente nas provas do CNR.
Comunicado
032/2003-FPAK
LISBOA,
6 de Março de 2003