CLÁSSICOS - VELOCIDADE – 2004

Na sua reunião plenária de 13 de Outubro de 2003, a Direcção da FPAK decidiu aprovar as normas base, pelas quais se regerão em 2004, os Campeonatos Nacionais de Clássicos - Velocidade.

CAMPEONATOS NACIONAIS DE CLÁSSICOS - VELOCIDADE

Os Campeonatos serão compostos por um máximo de 8 (oito) provas e serão reservados às  viaturas das categorias Históricos 71 e Históricos 74

Taça Nacional de Clássicos – Velocidade (1 300 cc)

Conjuntamente com os Campeonatos Nacionais de Clássicos – Velocidade, será disputada uma Taça Nacional de Clássicos – Velocidade, reservada a viaturas de cilindrada inferior ou igual a 1.300 cc (nas duas Categorias H71 e H74).

A Taça Nacional de Clássicos – Velocidade é reservada ao seguinte Grupo de Viaturas:

Viaturas de Turismo de Série (Grupo 1), Viaturas de Turismo Especiais (Grupo 2), Viaturas de Grande Turismo de Série (Grupo 3) e Viaturas de Grande Turismo Especiais (Grupo 4) que tenham possuído homologação FIA até 31/12/1971 (períodos F e G) ou 31/12/1974 (período H) com cilindrada igual ou inferior a 1.300 c.c., que disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK.

FORMULA DAS PROVAS

Em todas as provas pontuáveis para os Campeonatos Nacionais de Clássicos Velocidade (H71 e H74) haverá:

1 (uma) sessão única de treinos livres com a duração de 15 minutos e 1 sessão única de treinos cronometrados com a duração de 20 minutos.

As corridas serão obrigatoriamente disputadas em 1 (uma) única corrida, com a distância entre 40 e 45 km.

O procedimento de partida para as corridas do CNCV será o de partida lançada.

CLASSIFICAÇÕES NAS PROVAS

Em cada prova dos CNCV serão estabelecidas, obrigatoriamente, as seguintes classificações:

Classificação Geral absoluta para cada uma das Categorias (Históricos 71 e Históricos 74).

Classificação Geral para cada uma das Classes.

Classificação Geral da Taça Nacional de Clássicos – Velocidade (que será extrapolada da Classificação Geral da corrida do CNCV).

TROFEU NACIONAL DE CLÁSSICOS - VELOCIDADE

O Trofeu Nacional de Clássicos – Velocidade 2004, será composto por um máximo de 8 (oito) provas e é reservado aos seguintes Grupos de Viaturas:

1) Viaturas de desporto (fechadas ou abertas) cuja data de fabrico seja anterior a 1 de Janeiro de 1975, que tenham possuído homologação FIA até 31/12/1974 e disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK (ou FIA).

2) Viaturas de Sport e Sport Protótipos, cuja data de fabrico seja anterior a 1 de Janeiro de 1975 e disponham de Ficha de Identificação FIA.

3) Todas as outras viaturas que não estejam de acordo com a Ficha de Homologação respectiva para as categorias H 71 ou H 74. As definições aplicáveis serão as constantes das Prescrições Técnicas Especificas para este Grupo.

FORMULA DAS PROVAS

Idêntica ao Campeonato Nacional de Clássicos – Velocidade

CLASSIFICAÇÕES NAS PROVAS

Em cada prova do TNCV será estabelecida, obrigatoriamente, a seguinte classificação:

Classificação Geral absoluta

PRÉ INSPECÇÕES TÉCNICAS DAS VIATURAS

Todos os Concorrentes que pretenderem efectuar Pré-Inspecções Técnicas das suas viaturas antes do início dos Campeonatos, deverão requerê-lo atempadamente junto da FPAK.

As pré inspecções técnicas das viaturas serão efectuadas a no mínimo 5 e no máximo 10 viaturas (por fim de semana) em locais a indicar pela FPAK. É necessário que os Concorrentes sejam portadores das respectivas Fichas de Homologação emitidas pela FPAK assim como do respectivo Passaporte Técnico FPAK.

As normas para estas Pré-Verificações, serão dadas a conhecer oportunamente.

Comunicado 097/2003-FPAK

Lisboa, 17 de Outubro de 2003