CLÁSSICOS
- VELOCIDADE – 2004
Na sua reunião plenária de 13 de Outubro de
2003, a Direcção da FPAK decidiu aprovar as normas base, pelas quais se regerão
em 2004, os Campeonatos Nacionais de Clássicos - Velocidade.
CAMPEONATOS
NACIONAIS DE CLÁSSICOS - VELOCIDADE
Os Campeonatos serão compostos por um máximo de 8 (oito) provas e serão
reservados às viaturas das categorias
Históricos 71 e Históricos 74
Taça Nacional de Clássicos – Velocidade (1 300 cc)
Conjuntamente
com os Campeonatos Nacionais de
Clássicos – Velocidade, será disputada uma
Taça Nacional de Clássicos –
Velocidade, reservada a viaturas de cilindrada inferior ou igual a 1.300 cc
(nas duas Categorias H71 e H74).
A Taça Nacional de Clássicos – Velocidade é reservada ao seguinte Grupo
de Viaturas:
Viaturas de Turismo de Série (Grupo 1), Viaturas de
Turismo Especiais (Grupo 2), Viaturas de Grande Turismo de Série (Grupo 3) e
Viaturas de Grande Turismo Especiais (Grupo 4) que tenham possuído homologação
FIA até 31/12/1971 (períodos F e G) ou 31/12/1974 (período H) com cilindrada
igual ou inferior a 1.300 c.c., que disponham de Passaporte Técnico emitido
pela FPAK.
Em todas as
provas pontuáveis para os Campeonatos Nacionais de Clássicos Velocidade (H71 e H74) haverá:
1 (uma) sessão única de
treinos livres com a duração de 15 minutos e 1 sessão única de treinos cronometrados com a duração de 20 minutos.
As
corridas serão obrigatoriamente disputadas em 1 (uma) única corrida, com a distância entre 40 e 45 km.
O
procedimento de partida para as corridas do CNCV será o de partida lançada.
Em cada prova dos CNCV
serão estabelecidas, obrigatoriamente, as seguintes classificações:
Classificação Geral
absoluta para cada uma das Categorias (Históricos 71 e Históricos 74).
Classificação Geral para
cada uma das Classes.
Classificação
Geral da Taça Nacional de Clássicos –
Velocidade (que será extrapolada da Classificação Geral da corrida do CNCV).
TROFEU NACIONAL DE CLÁSSICOS - VELOCIDADE
O Trofeu Nacional de Clássicos – Velocidade 2004, será composto por
um máximo de 8 (oito) provas e é reservado aos seguintes Grupos de Viaturas:
1)
Viaturas de desporto (fechadas ou abertas) cuja
data de fabrico seja anterior a 1 de Janeiro de 1975, que tenham
possuído homologação FIA até 31/12/1974 e disponham de Passaporte Técnico
emitido pela FPAK (ou FIA).
2)
Viaturas de Sport e Sport Protótipos, cuja
data de fabrico seja anterior a 1 de Janeiro de 1975 e disponham de
Ficha de Identificação FIA.
3)
Todas as outras viaturas que não estejam de acordo com a Ficha de Homologação
respectiva para as categorias H 71 ou H 74. As definições aplicáveis serão as
constantes das Prescrições Técnicas Especificas para este Grupo.
Idêntica ao Campeonato Nacional de
Clássicos – Velocidade
Em cada prova do TNCV será
estabelecida, obrigatoriamente, a seguinte classificação:
Classificação
Geral absoluta
PRÉ
INSPECÇÕES TÉCNICAS DAS VIATURAS
Todos os Concorrentes que
pretenderem efectuar Pré-Inspecções
Técnicas das suas viaturas antes do início dos Campeonatos, deverão
requerê-lo atempadamente junto da FPAK.
As pré inspecções técnicas
das viaturas serão efectuadas a no mínimo 5 e no máximo 10 viaturas (por fim de
semana) em locais a indicar pela FPAK. É necessário que os
Concorrentes sejam portadores das respectivas Fichas de Homologação emitidas
pela FPAK assim como do respectivo Passaporte Técnico FPAK.
As
normas para estas Pré-Verificações, serão dadas a conhecer oportunamente.
Lisboa, 17 de Outubro de 2003