KARTING 2004
Nas suas
reuniões plenárias de 21 de Julho e de 22 de Setembro 2003, a Direcção da FPAK
analisou as alterações à regulamentação e à constituição dos calendários do
Karting em 2004, na sequência de propostas que sobre o assunto lhe foram apresentadas
pelo Director responsável pelo pelouro.
Assim, e
em relação a 2004 e ao Karting, verificar-se-à o seguinte:
COMPETIÇÕES / NÚMERO DE
PROVAS:
·
Campeonato Regional de Karting - Norte (CRK-N) – 3
provas (precedendo o CNK)
·
Campeonato Regional de Karting - Sul (CRK-S) – 3 provas (em datas diferentes do CRK-N e precedendo o CNK)
·
Campeonato Nacional de Karting (CNK) – 4 provas (após os
CRK)
·
Campeonato Nacional de Karting – F. Livres (CNKFL) –
4 provas
·
Taça de Portugal de Karting (TPK) – 1 prova (a
disputar após o CNK)
·
Campeonato Nacional de Resistência Karting - 4 Tempos
(CNRK-4T) – 6 provas
TROFEUS: No que
se refere aos Trofeus Regionais de Karting, promovidos por Clubes Associados da
FPAK, os mesmos apenas se poderão disputar num mesmo e único Circuito durante
toda a época.
MECANICA DAS COMPETIÇÕES:
CRK, CNK - uma
sessão de treinos livres (15 minutos), uma sessão de treinos cronometrados (15
minutos) e três corridas.
Pontuação: mesmo
esquema de pontuação utilizado em 2003, considerando-se no entanto apenas os
dois melhores resultados das agora três corridas efectuadas em cada prova.
TPK – sem
alteração ao esquema que vigorou em 2003.
CATEGORIAS:
Nacionais:
Cadetes: dos 8
aos 10 anos (nos mesmos moldes de 2003)
Juvenis A: dos 11
aos 13 anos (motor monomarca a definir)
Juvenis B: dos 13
aos 15 anos (motor monomarca a definir)
Formula 100 Livre: a partir
dos 15 anos (Regulamento Técnico de 2003)
Formula 125 Livre: a partir
dos 15 anos (Regulamento Técnico de 2003)
Resistência - 4 Tempos : a partir dos 16 anos
Internacionais:
ICA/Júnior: dos 13
aos 15
Intercontinental A: a partir
dos 15 anos
Nota: à excepção das categorias Cadetes e CNRK-4T, todo o material, incluindo os motores, será da absoluta responsabilidade dos Concorrentes.
MATERIAL:
Quantidade de Chassis e
motores: nos moldes estabelecidos para 2003.
Pneus: para
todas as categorias (excepto Cadetes e CNRK-4T):
·
Marca e modelo livre, desde que homologado para a categoria.
Para as categorias nacionais Livres 100 e Livre 125, os pneus serão igualmente
livres, devendo corresponder aos homologados para as categorias internacionais
ICA ou ICC.
·
Apenas para o CNK, cada condutor indicará na sua primeira
participação, a marca que pretende usar durante todo o Campeonato, sendo
autorizado a mudar de marca apenas uma única vez no decorrer do CNK. Nos CRK e
na TPK não haverá limitações às marcas utilizadas.
Quantidade de pneus:
CRK e CNK: um jogo
(4) mais um suplente.
Os pneus serão marcados nas
verificações técnicas iniciais e verificados na entrada da pré-grelha.
Os pneus marcados nas provas dos
CRK e CNK, serão os únicos que poderão ser utilizados em todas as sessões de
treinos (livres e cronometrados) e nas corridas de uma mesma prova.
TPK: nos
mesmos moldes de 2003.
Zonas Técnicas:
·
Carburante: cada organizador indicará no
respectivo Regulamento Particular da prova, a estação de serviço oficial para
fornecimento. Amostras de combustível serão recolhidas aleatoriamente.
·
Reparação de motores: os
motores apresentados a verificação serão selados/marcados de forma a permitir a
sua identificação. A sua abertura e reparação durante a prova é autorizada.
Verificações técnicas rigorosas no sentido de verificar a sua conformidade,
serão efectuadas aleatoriamente durante qualquer fase da prova.
·
Abolidos os parques de pneus e de carburante
Lisboa, 29 de Setembro de 2003