KARTING 2004

Nas suas reuniões plenárias de 21 de Julho e de 22 de Setembro 2003, a Direcção da FPAK analisou as alterações à regulamentação e à constituição dos calendários do Karting em 2004, na sequência de propostas que sobre o assunto lhe foram apresentadas pelo Director responsável pelo pelouro.

Assim, e em relação a 2004 e ao Karting, verificar-se-à o seguinte:

COMPETIÇÕES / NÚMERO DE PROVAS:

·        Campeonato Regional de Karting - Norte (CRK-N) – 3 provas   (precedendo o CNK)

·        Campeonato Regional de Karting - Sul (CRK-S)  – 3 provas  (em datas diferentes do CRK-N e precedendo o CNK)

·        Campeonato Nacional de Karting (CNK) – 4 provas (após os CRK)

·        Campeonato Nacional de Karting – F. Livres (CNKFL) – 4 provas

·        Taça de Portugal de Karting (TPK) – 1 prova (a disputar após o CNK)

·        Campeonato Nacional de Resistência Karting - 4 Tempos (CNRK-4T) – 6 provas

TROFEUS: No que se refere aos Trofeus Regionais de Karting, promovidos por Clubes Associados da FPAK, os mesmos apenas se poderão disputar num mesmo e único Circuito durante toda a época.

MECANICA  DAS COMPETIÇÕES:

CRK, CNK - uma sessão de treinos livres (15 minutos), uma sessão de treinos cronometrados (15 minutos) e três corridas.

Pontuação: mesmo esquema de pontuação utilizado em 2003, considerando-se no entanto apenas os dois melhores resultados das agora três corridas efectuadas em cada prova.

TPK – sem alteração ao esquema que vigorou em 2003.

CATEGORIAS:

Nacionais:

Cadetes: dos 8 aos 10 anos (nos mesmos moldes de 2003)

Juvenis A: dos 11 aos 13 anos (motor monomarca a definir)

Juvenis B: dos 13 aos 15 anos (motor monomarca a definir)

Formula 100 Livre: a partir dos 15 anos (Regulamento Técnico de 2003)

Formula 125 Livre: a partir dos 15 anos (Regulamento Técnico de 2003)

Resistência - 4 Tempos :  a partir dos 16 anos

Internacionais:

ICA/Júnior: dos 13 aos 15

Intercontinental A: a partir dos 15 anos

Nota: à excepção das categorias Cadetes e CNRK-4T, todo o material, incluindo os motores, será da absoluta responsabilidade dos Concorrentes.

MATERIAL:

Quantidade de Chassis e motores: nos moldes estabelecidos para 2003.

Pneus: para todas as categorias (excepto Cadetes e CNRK-4T):

·        Marca e modelo livre, desde que homologado para a categoria. Para as categorias nacionais Livres 100 e Livre 125, os pneus serão igualmente livres, devendo corresponder aos homologados para as categorias internacionais ICA ou ICC.

·        Apenas para o CNK, cada condutor indicará na sua primeira participação, a marca que pretende usar durante todo o Campeonato, sendo autorizado a mudar de marca apenas uma única vez no decorrer do CNK. Nos CRK e na TPK não haverá limitações às marcas utilizadas.

Quantidade de pneus:

CRK e CNK: um jogo (4) mais um suplente.

Os pneus serão marcados nas verificações técnicas iniciais e verificados na entrada da pré-grelha.

Os pneus marcados nas provas dos CRK e CNK, serão os únicos que poderão ser utilizados em todas as sessões de treinos (livres e cronometrados) e nas corridas de uma mesma prova.

TPK: nos mesmos  moldes de 2003.

Zonas Técnicas:

·        Carburante: cada organizador indicará no respectivo Regulamento Particular da prova, a estação de serviço oficial para fornecimento. Amostras de combustível serão recolhidas aleatoriamente.

·        Reparação de motores: os motores apresentados a verificação serão selados/marcados de forma a permitir a sua identificação. A sua abertura e reparação durante a prova é autorizada. Verificações técnicas rigorosas no sentido de verificar a sua conformidade, serão efectuadas aleatoriamente durante qualquer fase da prova.

·        Abolidos os parques de pneus e de carburante

Comunicado 087/2003-FPAK

Lisboa, 29 de Setembro de 2003