RALIS
– 2004
Na sua reunião plenária de 22
de Setembro de 2003, a Direcção da FPAK decidiu aprovar as normas base pelas
quais se regerão em 2004, os Campeonatos Nacionais e Regionais de Ralis.
CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS 2004
Será composto por um máximo de 8 (oito) provas.
Englobados no CNR-2004, serão disputados os
seguintes Campeonatos Nacionais:
Campeonato Nacional de Ralis – Condutores – Absoluto
Campeonato Nacional de Ralis – 2ºs Condutores – Absoluto
Campeonato Nacional de Ralis – Marcas – Absoluto
Campeonato Nacional de Ralis – Condutores – Turismo ou Produção (*)
Campeonato Nacional de Ralis – 2ºs Condutores – Turismo ou Produção (*)
Campeonato
Nacional de Ralis – Condutores –
1 600 cc (A/N) (*)
Campeonato
Nacional de Ralis – 2os. Condutores – 1
600 cc (A/N) (*)
Campeonato
Nacional de Ralis – Marcas –
1 600 cc (A/N)
(*) Coincidindo as classificações no Campeonato Nacional Absoluto e
respectivo Campeonato de Segundos Condutores, com as de um qualquer Grupo, só
aquelas serão consideradas.
QUILOMETRAGEM TOTAL DAS PROVAS DO
CNR
O percurso comum das competições do CNR-2004 não integradas em
Campeonatos FIA, terá uma quilometragem total máxima de 250 quilómetros:
As Provas Especiais, no seu conjunto, deverão ter, pelo menos, 30 % da
quilometragem total do itinerário comum da prova, mas não poderão exceder, no
seu total, 120 km.
Veículos
Admitidos:
Todos
os veículos com homologação FIA (A ou N) ou ainda de acordo com a alínea b) do
art. 21º do CDI, sem limite de cilindrada.
Não
será autorizada a participação de viaturas com evolução “WRC” nem de viaturas com homologação em Grupo A e cilindrada superior a 2 000
cc (Classe A8), equipadas com tracção integral (Gr. A - 4x4).
Nota: Esta mesma regra será aplicável
às provas dos Campeonatos Regionais de Ralis dos Açores e da Madeira.
REGRAS DE PONTUAÇÃO NO CNR:
Para estabelecer as pontuações dos Campeonatos, serão tomados em
consideração todos os participantes, depois de excluídos todos os pilotos
estrangeiros - incluídos nas listas de 1ª
prioridade e A da FIA - que se classifiquem na respectiva prova.
Nas provas do
CNR, que simultaneamente sejam pontuáveis para Campeonatos FIA de Ralis, serão
igualmente retirados todos os pilotos, independentemente da sua nacionalidade,
que de acordo com o Regulamento do Campeonato da Europa de Ralis, hajam nelas
participado com viaturas da Classe A8
equipadas com tracção integral (Grupo A - 4x4) ou das Classes A6 e A7, dotadas
de evolução “kit car” e que não respeitem as restrições impostas nacionalmente para esse tipo de viaturas.
REGRAS DE PONTUAÇÃO AO GRUPO:
No que se refere aos Grupos
Produção e Turismo, e para efeitos de pontuação no CNR-2004, considerar-se-à que nas provas integradas em
Campeonatos FIA, cada uma das etapas será uma “prova” totalmente independente,
com as consequentes pontuações para o CNR-2004, segundo as seguintes regras:
a) Serão retiradas duas pontuações para o CNR; na
sequência das classificações verificadas no final da 1ª etapa (pontuação 1) e
no final da 2ª etapa (pontuação 2). O sistema para determinar a pontuação da 2ª
etapa, não se reportará à classificação final da prova, mas sim à classificação
específica (e isolada) da 2ª etapa, através do cálculo da diferença de tempos
acumulados (pelo mesmo Condutor) entre o final da 1ª etapa e o final da 2ª
etapa.
b) Para que esta situação se verifique,
é necessário que em cada uma das duas etapas estejam previstos disputar-se um
mínimo de 50 km de Provas Especiais.
No caso de uma dessas etapas não
compreender o mínimo de 50 km de PE, os resultados dessa etapa serão
aglutinados (para efeitos de pontuação para o CNR) à etapa imediatamente
anterior (no caso de ser a ultima) ou à imediatamente seguinte (no caso de ser
a primeira).
c) Apenas para esta classificação aos Grupos, qualquer viatura que no
decorrer de uma etapa haja desistido ou tenha sido desclassificada por decisão
do CCD, por razões diferentes de irregularidade técnica ou de comportamento
anti-desportivo dos seus Condutores, poderá participar na etapa seguinte e
consequentemente pontuar para o respectivo Grupo nessa etapa, nas condições
referidas em a), desde que tenha dado entrado no Parque Fechado do final de
etapa 1, até ao encerramento do Controle Horário de chegada que antecede esse
Parque Fechado, e tenha sido submetida a uma nova Verificação Técnica por parte
dos Comissários Técnicos da prova.
d) As viaturas abrangidas pelo indicado em c), partirão obrigatoriamente
para a etapa seguinte, após o último concorrente normalmente classificado na
prova do CNR e segundo a ordem correspondente aos seus respectivos números de
competição iniciais.
Para estas viaturas, o novo número de competição que lhes será atribuído
para essa etapa, corresponderá ao número de competição inicial antecedido de um
1. Ex.: o concorrente nº 13, passará nesse caso a ostentar o número 113.
EVOLUÇÕES “KIT-CAR”
No sentido de manter equilibrada a participação de todas as
viaturas que vierem a ser admitidas nas provas pontuáveis para o Campeonato
Nacional de Ralis, às
viaturas do Grupo A, nas Classes A6 (entre 1401 e 1 600 cc) e A7 (entre 1601 e
2000 cc) dotadas de evolução “kit-car”, serão aplicáveis novas regras a
anunciar brevemente.
Tais regras serão anunciadas
publicamente, tão logo a FIA haja tomado posição definitiva sobre o tipo de
restrições que serão aplicáveis às viaturas deste tipo que participem no
Campeonato Europeu de Ralis 2004.
A FPAK poderá vir a aplicar
apenas essas medidas FIA, se as considerar como suficientes para os fins em
vista, ou ainda, em vez dessas medidas ou até mesmo para além delas, alterar os
pesos mínimos das viaturas.
CAMPEONATOS
NACIONAIS DE RALIS – PROMOÇÃO - 2004
Os Campeonatos Nacionais de Ralis/Promoção 2004 (Asfalto e Terra) serão
reservados a Condutores de automóveis dos grupos de Produção e Turismo de
acordo com o Anexo “J” ao CDI – 2004, com cilindrada inferior a 1 800 cc e
tracção apenas dianteira ou traseira.
Não
será autorizada a participação nas provas dos CNRP, de quaisquer viaturas,
independentemente da sua cilindrada, que dispondo de variantes "VK" (kit-car)
ou “VK-S1600” (Super 1600) na respectiva Ficha de Homologação, tenham
instalados quaisquer componentes dessas variantes.
QUILOMETRAGEM TOTAL DAS PROVAS DOS
CNRP
O percurso comum das competições dos CNRP-2004, terá uma quilometragem
total máxima de 150 quilómetros e um mínimo de 120 quilómetros.
As Provas Especiais, no seu conjunto, deverão ter, pelo menos, 40 % da
quilometragem total do itinerário comum da prova, mas não poderão exceder, no
seu total, 80 km.
ESQUEMA DAS PROVAS
As provas pontuáveis para os
CNRP, deverão respeitar obrigatoriamente o seguinte esquema:
Dia 1 – Verificações
administrativas e técnicas iniciais.
Dia 2 – Entrega do Road-Book. Reconhecimento do percurso por parte
dos Concorrentes na parte da manhã. Prova e entrega de prémios durante a tarde.
RECONHECIMENTO DAS PROVAS ESPECIAIS
Após as
verificações técnicas iniciais, os automóveis participantes não ficarão em
Parque Fechado, devendo os concorrentes colocar os seus veículos em Parque de
Partida, segundo o horário da prova constante do respectivo Regulamento
Particular.
O reconhecimento
das Provas Especiais só poderá ser efectuado na manhã do próprio dia da prova,
num máximo de duas passagens e em viaturas de série (viaturas equipadas com
“roll-bar” poderão excepcionalmente ser autorizadas).
Todas as infracções ao regime de reconhecimentos obrigatório, implicarão
a perda de todas as pontuações anteriormente obtidas no respectivo CNRP.
A simples presença de um Condutor ou Navegador em locais específicos onde
se irá disputar o Rali, em momento anterior ao estabelecido para os
reconhecimentos, será considerada como um reconhecimento.
É criado um novo Campeonato Nacional Júnior de
Ralis, que será composto por quatro provas e que preferencialmente serão
disputadas conjuntamente com as provas do CNCR-2004.
O Campeonato Nacional Júnior de Ralis será reservado a Condutores de automóveis do grupo de Produção de acordo com o Anexo “J” ao CDI – 2004, que tenham cilindrada inferior a 1 400 cc e tracção apenas dianteira ou traseira. Estas viaturas deverão ter homologação FIA ou homologação nacional FPAK.
Serão elegíveis para participar no Campeonato Nacional Júnior de Ralis,
exclusivamente, os Condutores detentores de Licença Desportiva “Regional”, nos
termos do Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas – 2004 e que respeitem
simultaneamente as condições suplementares seguintes:
a) a sua data
de nascimento seja posterior a 31 de Dezembro de 1978.
b) não tenham
sido detentores anteriormente de qualquer Licença Desportiva de Automobilismo,
com excepção da licença desportiva NN (navegador).
A participação em 2004 em qualquer outra prova de 1.ª
categoria diferente das do Campeonato Nacional Júnior de Ralis, com excepção de provas de
Automóveis Antigos ou de Regularidade, anulará de imediato a elegibilidade do
Condutor para o Campeonato
Nacional Júnior de Ralis.
Um mesmo Condutor só poderá participar num Campeonato Nacional Júnior de Ralis, em dois anos seguidos ou interpolados. Assim, a sua participação em dois Campeonatos Nacionais Júnior de Ralis, impedi-lo-à de futuramente voltar a participar em provas deste Campeonato.
TROFEUS REGIONAIS DE RALIS – (VSH) - 2004
Às provas dos
TROFEUS REGIONAIS DE RALIS - 2004, serão admitidas todas as viaturas do Grupo
VSH (Viaturas sem homologação) construídas após 01.01.1975, com a cilindrada
limitada a 3 500 cc. (incluindo já o factor de correcção dos motores equipados
com turbo - compressor) que estejam de harmonia com o Código da Estrada, que
nunca tiveram homologação FIA/FISA ou que tendo-a tido, esta tenha perdido a
sua validade.
Não é
autorizada a montagem numa viatura do Grupo VSH, de qualquer motor que provenha
de uma viatura cuja homologação FIA se encontre ainda válida, ou de qualquer
motor que disponha (isoladamente) de homologação FIA em vigor.
QUILOMETRAGEM TOTAL DAS PROVAS DOS
TRR
O percurso comum das competições dos TRR-2004, terá uma quilometragem
total máxima de 100 quilómetros e um mínimo de 60 quilómetros.
As Provas Especiais, no seu conjunto, deverão ter, pelo menos, 40 % da
quilometragem total do itinerário comum da prova, mas não poderão exceder, no
seu total, 50 km.
ESQUEMA DAS PROVAS
As provas pontuáveis para os
TRR, deverão respeitar obrigatoriamente o seguinte esquema:
Dia 1 – Verificações administrativas e técnicas iniciais (*)
Dia 2 – Entrega do Road-Book Reconhecimento do percurso por parte
dos Concorrentes na parte da manhã. Prova e entrega de prémios durante a tarde.
(*) O Clube Organizador poderá
optar por realizar as Verificações no mesmo dia da prova, realizando-se assim
todos os factos descritos num único dia.
RECONHECIMENTO DAS PROVAS ESPECIAIS
Após as
verificações técnicas iniciais, os automóveis participantes não ficarão em
parque fechado, devendo os concorrentes colocar os seus veículos em Parque de
Partida, segundo o horário da prova constante do respectivo Regulamento
Particular.
O reconhecimento
das Provas Especiais só poderá ser efectuado na manhã do próprio dia da prova,
num máximo de duas passagens e em viaturas de série (viaturas equipadas com
“roll-bar” poderão excepcionalmente ser autorizadas).
Todas as infracções ao regime de reconhecimentos obrigatório, implicarão
a perda de todas as pontuações anteriormente obtidas no respectivo TRR.
A simples presença de um Condutor ou Navegador em locais específicos onde
se irá disputar o Rali, em momento anterior ao estabelecido para os
reconhecimentos, será considerada como um reconhecimento.
CAMPEONATO NACIONAL DE CLÁSSICOS - RALIS - 2004
CAMPEONATOS REGIONAIS DE RALIS (AÇORES/MADEIRA)- 2004
A respectiva regulamentação será anunciada publicamente até 17 de Outubro
de 2003.
Lisboa, 30 de Setembro de 2003