RALIS - Viaturas da Classe Diesel, homologadas no Agrupamento de Turismo e com cilindrada até 3 000 cc, autorizadas nas provas do Europeu de Ralis a disputar em Portugal em 2004

 

A abolição pela FIA, em todas as provas do Campeonato e Taças da Europa de Ralis FIA 2004, das viaturas da Classe A8 (cilindrada superior a 2 000 cc) veio colocar um impedimento legal à participação das viaturas Turbo Diesel, homologadas no Agrupamento de Turismo, com cilindrada máxima corrigida de 3000 cc e apenas duas rodas motrizes (que integram a Classe Diesel nos Campeonato Nacional de Ralis e Campeonatos de Ralis dos Açores e da Madeira) nas provas nacionais pontuáveis para o Europeu e Taça da Europa de Ralis 2004.

 

Dado que quatro das provas que integram o CNR 2004 são igualmente pontuáveis para o Europeu de Ralis ou para a Taça da Europa de Ralis 2004, e simultaneamente duas delas integram também os Campeonatos de Ralis dos Açores e da Madeira, a FPAK diligenciou oportunamente junto da FIA para que fosse autorizada a participação desse tipo de viaturas nessas provas nacionais.

 

Hoje mesmo, a FPAK recebeu da FIA a seguinte comunicação oficial:

 

“No seguimento da vossa solicitação, confirmamos autorizar - a titulo absolutamente excepcional e unicamente em 2004 - a participação de viaturas de Grupo A com motor Diesel, nos Ralis que se disputem em Portugal e contem para o Campeonato da Europa FIA de Ralis (Vinho da Madeira) ou Taça da Europa FIA de Ralis (SATA Rallye Açores e Rallye Rota do Vidro).

 

Esta participação autorizada terá o valor de um teste, com vista a uma eventual modificação da regulamentação 2005 na base dos resultados desta experiência, os quais serão avaliados pela Comissão de Ralis da FIA.

 

Fica contudo claro que os Concorrentes participando com este tipo de viaturas não obterão quaisquer pontuações para o Campeonato da Europa FIA de Ralis ou Taça da Europa FIA de Ralis 2004.”

 

 

Comunicado 047/2004-FPAK

Lisboa, 11 de Junho de 2004