A abolição pela FIA, em todas as provas do Campeonato e
Taças da Europa de Ralis FIA 2004, das viaturas da Classe A8 (cilindrada
superior a 2 000 cc) veio colocar um impedimento legal à participação das
viaturas Turbo Diesel, homologadas
no Agrupamento de Turismo, com cilindrada máxima corrigida de 3000 cc e apenas
duas rodas motrizes (que integram a Classe Diesel nos Campeonato Nacional de
Ralis e Campeonatos de Ralis dos Açores e da Madeira) nas provas nacionais
pontuáveis para o Europeu e Taça da Europa de Ralis 2004.
Dado que quatro das
provas que integram o CNR 2004 são igualmente pontuáveis para o Europeu de
Ralis ou para a Taça da Europa de Ralis 2004, e simultaneamente duas delas
integram também os Campeonatos de Ralis dos Açores e da Madeira, a FPAK
diligenciou oportunamente junto da FIA para que fosse autorizada a participação
desse tipo de viaturas nessas provas nacionais.
Hoje mesmo, a FPAK recebeu da FIA a seguinte
comunicação oficial:
“No seguimento da vossa solicitação, confirmamos autorizar - a titulo
absolutamente excepcional e unicamente em 2004 - a participação de viaturas de
Grupo A com motor Diesel, nos Ralis que se disputem em Portugal e contem para o
Campeonato da Europa FIA de Ralis (Vinho da Madeira) ou Taça da Europa FIA de
Ralis (SATA Rallye Açores e Rallye Rota do Vidro).
Esta
participação autorizada terá o valor de um teste, com vista a uma eventual
modificação da regulamentação 2005 na base dos resultados desta experiência, os
quais serão avaliados pela Comissão de Ralis da FIA.
Fica contudo claro que os Concorrentes participando com este tipo de
viaturas não obterão quaisquer pontuações para o Campeonato da Europa FIA de Ralis ou Taça da Europa
FIA de Ralis 2004.”
Lisboa, 11 de Junho de 2004