RALIS – PRESCRIÇÕES ESPECIFICAS 2004

 

No sentido de que o texto referente à Segurança dos Concorrentes seja idêntico ao das Prescrições Gerais Ralis da FIA 2004, o Artigo 19.19 das Prescrições Especificas Ralis 2004 (FPAK), foi actualizado como segue:

 

19.19 - Segurança dos Concorrentes

 

19.19.1 – Cada Road Book deverá conter como contracapa, e em tamanho A4 (dobrado), um sinal “SOS” em cor vermelha e no reverso um sinal “OK” de cor verde.

 

19.19.2 – Em caso de acidente em que haja necessidade de intervenção médica de emergência, e sempre que possível, o sinal “SOS” vermelho deverá ser imediatamente exibido aos carros que passarem a seguir; e se for o caso, a algum helicóptero da organização que esteja a prestar assistência.

 

19.19.3 – Qualquer equipa a quem haja sido mostrado o sinal vermelho “SOS” ou que veja um carro que tenha sofrido um acidente grave e em que ambos os membros da equipa sejam vistos dentro do carro acidentado mas não estão a exibir o sinal vermelho “SOS”, deverá, sem qualquer excepção, parar de imediato para lhes prestar assistência. Todos os carros que se lhe seguirem deverão igualmente parar. O segundo carro a chegar ao local do acidente deverá prosseguir pelo percurso da prova para informar da situação no ponto “rádio” mais próximo. Os carros que se lhe seguirem deverão deixar a estrada desimpedida para o acesso de viaturas de emergência.

 

19.19.4 – Qualquer equipa que o possa efectuar mas deixe de cumprir com esta regulamentação, será objecto de comunicação ao Colégio de Comissários Desportivos que lhe poderá aplicar penalidades de acordo com o CDI.

 

19.19.5. - Em caso de acidente que não tenha provocado nenhum ferido que necessite de assistência médica imediata, o sinal “OK” verde do caderno de itinerário (Road Book) deve ser claramente exibido, a no mínimo, às três viaturas que passem a seguir, bem como a qualquer helicóptero que tente prestar-lhe assistência.

 

19.19.6 – Se a equipa abandonar o veículo, o sinal verde “OK” deve ser colocado de tal forma na viatura acidentada, que seja perfeitamente visível pelos restantes concorrentes.

 

19.19.7 - Cada viatura Concorrente deve transportar um triângulo vermelho reflector, que em caso de paragem da viatura durante uma Prova Especial, deverá ser colocado por um dos membros da equipa, em local visível, a no mínimo 50 metros antes da viatura imobilizada, a fim de avisar os Condutores seguintes. Toda a equipa que não respeite esta regra receberá uma penalidade à discrição dos Comissários Desportivos.

 

19.19.8 – Este triângulo deverá ser colocado mesmo que o carro esteja parado fora da estrada.

 

19.19.9 – Os Road Book deverão conter uma página com as instruções a respeitar em caso de acidente.

 

19.19.10 – Qualquer equipa que abandone um Rali, deve disso informar tão urgentemente quanto possível os Organizadores da prova. Salvo em casos de força maior, qualquer equipa que não respeite esta regra ficará sujeita à aplicação de uma penalidade à discrição dos Comissários Desportivos.

 

Comunicado 069/2004-FPAK

Lisboa, 13 de Setembro de 2004