CAMPEONATO
NACIONAL DE TODO O TERRENO
VODAFONE
RALI TT TRANSIBÉRICO 2005
No final da 2ª prova
pontuável para o CNTT 2005, o Rali TT Esporão, um grupo de Condutores
participantes no CNTT apresentou algumas sugestões ao representante da FPAK, no
sentido de poder vir a ser eventualmente alterada a forma de pontuação definida
no Art. 12º (pontuação para a classificação absoluta) do Regulamento do
Campeonato Nacional de Todo o Terreno 2005, em relação ao Vodafone Rali TT
Transibérico 2005, o qual se disputará nos próximos dias 5 a 10 de Maio e
constituirá a 3ª prova (num total de oito) pontuável para o CNTT 2005.
A Direcção da FPAK
analisou cuidadosamente as diferentes propostas alternativas que lhe foram
apresentadas, que iam desde o não proceder a qualquer alteração ao sistema de
pontuação previsto regulamentarmente – uma única pontuação em termos de
classificação absoluta (tal como consta do respectivo Regulamento publicado
pela FPAK em 26 de Janeiro de 2005) – até diferentes alternativas de pontuação
segundo esquemas variáveis de aglomeração de uma ou duas etapas das 3 que
compõem a prova.
Tendo em consideração:
1)
que nos termos do Artigo 13º do Regulamento do CNTT,
já se encontra prevista uma situação de pontuação aos Grupos, a qual contempla
de uma forma específica que cada uma das três etapas do Vodafone Rali TT
Transibérico 2005 seja considerada individualmente para efeitos de pontuação no
respectivo Campeonato
2)
que já foram disputadas duas das oito provas do
Campeonato (o que representa 25 % do numero total de provas que o compõem)
3)
que as regras base de um Campeonato não devem ser
modificadas depois de o mesmo se ter iniciado, já que qualquer modificação
poderá implicar alterações estruturais às expectativas que cada Concorrente
perspectivou no início do Campeonato
a Direcção da FPAK decidiu não introduzir
qualquer alteração ao Regulamento do CNTT 2005, no que se refere às pontuações
a atribuir em termos da classificação absoluta do Campeonato.
Tendo ainda em consideração
outras questões que lhe foram igualmente apresentadas por Condutores do CNTT,
decidiu a Direcção da FPAK rever futuramente a quilometragem mínima do total de
Sectores Selectivos das provas que vierem a integrar o CNTT,
as quais terão que se enquadrar no espírito de provas de resistência que
preside ao Todo o Terreno.
Não permitindo, como se
tem vindo a constatar ultimamente em algumas provas de TT, que a quilometragem
total de Sectores Selectivos possa chegar a ser inferior ao total de quilometragem
de Provas Especiais de uma prova do Campeonato Nacional de Ralis.
Comunicado 030/2005-FPAK
Lisboa, 13 de Abril de 2005