REUNIÃO GERAL DE ASSOCIADOS DA FPAK
Tal como foi oportunamente anunciado a todos os Associados da FPAK, através de Cartas-Circulares datadas de 21.03.2005 e 11.05.2005, e para que fosse possível a análise e discussão conjunta dos problemas que afectam o desporto automóvel e o karting nacionais, decidiu a Direcção da FPAK levar a efeito em 4 de Junho passado, uma Reunião Geral com todos os seus Associados.
Tal como foi referido aos Associados da FPAK, a
ideia era a de dar oportunidade a uma discussão aberta sobre ideias e projectos
que visassem melhorar ou mesmo expandir o desporto automóvel e o karting
nacionais, sem que importasse o facto de essas ideias e projectos poderem vir a
ser eventualmente consideradas radicais ou “demasiado” avançadas. E para
que uma agenda de trabalhos pudesse ser previamente elaborada, apenas e só, as
propostas (genéricas) que tivessem sido previamente remetidas à FPAK, poderiam
ser objecto de discussão nessa reunião.
Essa
reunião decorreu no “Media Centre” do Autódromo do Estoril, tendo o horário
inicialmente previsto sido reduzido, devido ao facto de apenas dezasseis
Associados terem efectuado a sua inscrição oficial e só sete terem apresentado
temas para discussão e análise.
Aceita-se,
como é óbvio, que alguns Clubes Associados da FPAK, envolvidos que estavam na
organização de diversas provas integradas no Calendário Desportivo Nacional
nesse mesmo fim de semana, não pudessem ter participado nesta Reunião Geral de
Associados. E mesmo assim, pelo menos dois desses associados, remeteram
oportunamente à FPAK propostas para discussão e análise nesta Reunião.
Como
igualmente se entende que, em relação aos Associados das Regiões Autónomas, a
deslocação ao Estoril pudesse representar algum transtorno às suas normais
actividades. Razão pela qual, e ainda no corrente ano, irá ser organizada uma
outra reunião idêntica (nos Açores ou na Madeira), dedicada apenas aos
problemas locais das duas Regiões Autónomas.
Chegou
ainda a Direcção da FPAK a ponderar a eventualidade de adiar esta Reunião Geral
de Associados ou mesmo cancelá-la, face à relativamente reduzida percentagem de
Associados que nela se inscreveram (16 num universo de 88).
Mas
atendendo ao espirito que presidiu à realização desta reunião aberta e à
elevada consideração que lhe merecem todos aqueles que entenderam responder
positivamente ao desafio que lhes foi proposto, entendeu dever manter a
realização desta Reunião Geral de Associados. Que foi um facto. E que decorreu
de forma exemplar e construtiva, em que todos os presentes se manifestaram
livremente e da forma que entenderam como mais aconselhável, tendo-se debatido
vários aspectos que poderão vir a ser de importância relevante para o futuro
desenvolvimento do desporto automóvel e karting nacionais.
Provando-se
assim a alguns Associados que tantas vezes se manifestam publicamente contra
uma eventual falta de diálogo entre os Associados e a FPAK, que tal diálogo só
poderá existir quando na verdade as duas partes nisso estejam efectivamente
interessadas. E a FPAK sempre esteve e continuará a estar interessada e aberta
a esse diálogo.
Mas
nunca o fará em resposta a eventuais “recados” através da Comunicação Social ou
às grandes oratórias em “tertúlias” concertadas para o efeito.
Comunicado 038/2005-FPAK
Lisboa, 6 de Junho de 2005