CAMPEONATO NACIONAL DE KARTCROSS

AUTOCROSS/KARTCROSS DE CASTELO BRANCO

 

Na sua reunião plenária de 21 de Junho de 2005, a Direcção da FPAK analisou os diferentes relatórios que lhe foram disponibilizados, em relação ao Autocross/Kartcross de Castelo Branco, disputado em 4/ 5 de Junho de 2005.

 

Constatando-se que em relação à final do Kartcross, quer na primeira partida (que viria a ser anulada por interrupção da corrida à 4ª volta devido a acidente grave ocorrido no decorrer da 1ª volta), quer na segunda partida (que viria a definir o resultado final da prova), não foram respeitadas as determinações constantes do nr. 76 das Prescrições Especificas de Kartcross, que refere:

 

76 – As grelhas e partida serão sempre constituídas 3x2x3x2, devendo a linha imaginária transversal da pista que intersecta cada caixa de largada estar separada de um mínimo de 10 metros no sentido longitudinal da pista.

 

a Direcção da FPAK, ao abrigo do disposto no Art.º 38 das Prescrições Gerais aplicáveis às Provas de Automobilismo e Karting, decidiu não atribuir quaisquer pontuações para o Campeonato Nacional de Kartcross, em relação à prova disputada em Castelo Branco em 4/5 de Junho de 2005, por se verificar haver sido falseado o espírito da competição.

 

Ainda e sobre esta mesma matéria, tendo-se constatado existir uma diferença entre as actuais normas internacionais FIA para o Autocross com o disposto nas Prescrições Especificas de Autocross, no que concerne ao espaçamento mínimo no sentido longitudinal da pista das caixas de largada nas grelhas de partida, decidiu alterar as Prescrições Específicas de Autocross (2005) - e por similitude, também as Prescrições Específicas de Kartcross 2005 - as quais a partir desta data passarão a ter a seguinte nova redacção (Kartcross):

 

76 – As grelhas de partida serão sempre constituídas no formato 3x2x3x2, devendo a linha imaginária transversal da pista que intersecta cada caixa de largada, estar obrigatoriamente separada de um mínimo de 8 (oito) metros no sentido longitudinal da pista.

 

 

Comunicado 045/2005-FPAK

Lisboa, 21 de Junho de 2005