IDADE MINIMA PARA PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

 

O Grupo Consultivo da CIK-FIA, composto por:

Peter de Bruijn (NL)

Vincent Caro (B)

Peter Kaiser (D)

Vittorio Loriga (I)

Michael Schumacher (D)

 

na sua reunião de 24.01.2005, pronunciou-se sobre várias matérias, e entre elas, os limites mínimos de idade aconselháveis para competições internacionais.

 

Do resultado dessa reunião e sobre tal matéria, concluiu o Grupo Consultivo CIK-FIA:

 

IDADES MINIMAS

 

Ao nível internacional, a prática do Karting é autorizada apenas após completados os 13 anos.

Por uma clara maioria, os membros do Grupo Consultivo (CG), entendem que a idade mínima requerida para participar em provas de Karting inscritas no Calendário Internacional não deve ser reduzida, tendo em atenção o respeito pelos programas escolares das crianças e a sua própria psicologia.

 

Os membros do GC consideram que as categorias do Desporto Automóvel nas quais cada vez mais jovens condutores são admitidos (algumas vezes a partir dos 14 anos), colocam um problema ao Karting; mas é da responsabilidade do Karting fazer face a tal problema, assumindo essa concorrência e colocando acima de tudo as suas enormes potencialidades formativas.

Na situação actual, uma mudança precipitada para o automobilismo é normalmente considerada como contraproducente para os jovens pilotos.

 

Nestas circunstâncias, o GC gostaria de chamar a atenção para os vários poderes desportivos, em relação aos problemas levantados por essas Formulas, tendo em conta que, actualmente, um piloto que mal acaba de completar 14 anos, pode competir em circuitos automóveis a uma velocidade média superior a 170 k/h!

No caso de um eventual acidente grave, a opinião publica dificilmente compreenderá o porquê de uma criança ou um adolescente serem autorizados a conduzir uma viatura de competição, muito antes de terem reunido as condições necessárias para obter a sua Carta de Condução civil.

 

 

Comunicado 028/2005-FPAK

Lisboa, 22 de Março de 2005