KARTING 2006
Nas suas reuniões plenárias de 20 de Setembro e de 20 de Outubro de 2005, a Direcção da FPAK analisou as alterações à regulamentação e à constituição dos calendários do Karting em 2006, na sequência de propostas que sobre o assunto lhe foram apresentadas pelo Director responsável pelo pelouro. Assim, e em relação ao Karting, verificar-se-à o seguinte:
COMPETIÇÕES NACIONAIS:
Open Portugal Karting: prova única para todas as categorias
Troféu Dr. Augusto Martins: prova única para todas as categorias
Taça de Portugal Karting: prova única para todas as categorias
Campeonato Nacional de Karting: Quatro
provas. Apenas para as categorias:
Júnior
Intercontinental
A
Formula
Livre 125
K 125
Troféu do
Futuro: Quatro provas integradas no programa do CNK. Aberto
exclusivamente às categorias:
Cadetes
Sub 12
De acordo com as datas mencionadas no Comunicado 076/2005 de 04.11.2005.
Serão oportunamente anunciados os circuitos onde as mesmas se disputarão bem como a identificação dos respectivos Clubes Organizadores.
Exceptuando
a TPK, para todas as restantes competições e para todas as categorias, o
programa da prova será disputado em jornadas de dois dias.
Em todas as provas, a mecânica da competição obedecerá ao seguinte esquema:
Treinos livres (duas sessões de 10 minutos cada);
Treinos cronometrados (uma sessão de 15 minutos);
Treinos de carburação (uma sessão de 5 minutos);
Duas corridas de Qualificação (distância a percorrer inferior à da corrida Final)
Na corrida
Final, será utilizada a Bandeira Azul e Vermelha (Dupla Diagonal) prevista na alínea f) do Art.º
19.1.1 das PRK 2006, a qual será exibida
a todo o Condutor que esteja prestes a ser dobrado ou que já o tenha sido.
Na sua próxima passagem junto ao acesso à Zona Técnica, o Condutor
deverá entrar directamente no Parque de Desmontagem/Chegada, não podendo
regressar à corrida.
GRELHAS DE PARTIDA
Serão formadas de acordo com o seguinte esquema (**):
1ª corrida
de Qualificação: pela classificação
dos treinos cronometrados (*);
2ª corrida
de Qualificação: pela
classificação final da 1ª corrida de Qualificação, excepto para o Open de
Portugal e Troféu Dr. Augusto Martins (*);
(*) Para a 2ª corrida de qualificação no Open de
Portugal e no Troféu Dr. Augusto Martins, e no sentido de forçar à aprendizagem
das ultrapassagens, a grelha de partida para a 2ª corrida de qualificação será
estabelecida pela inversão absoluta da grelha de partida estabelecida por sorteio
para a 1ª corrida de Qualificação.
Corrida Final: pela soma dos
pontos obtidos pela classificação nas duas corridas de Qualificação.
(**)
Poderá haver excepções a este esquema nas provas e nas categorias em que devido
a um eventual elevado número de Condutores inscritos e à capacidade das pistas,
seja necessário recorrer à constituição de Grupos.
NORMAS DE SEGURANÇA
Durante
os treinos e corridas é proibido o uso pelos Condutores de quaisquer objectos
de adorno, sob a forma de “piercings”, colares ou pulseiras de metal ou de
qualquer outro material.
Passa igualmente a ser
proibido ao Condutor transportar (no seu fato de competição ou em qualquer
local do Kart, mesmo que fixado), qualquer equipamento, ferramenta ou material
sobressalente, que possibilite a reparação do Kart durante os treinos ou corridas.
Serão declarados vencedores no (a)
Open Portugal
Troféu Dr. Augusto Martins
os Condutores que em cada
Categoria se sagrarem vencedores das respectivas corridas “Final”.
Nas provas
que integrem o CNK e o Troféu do Futuro, será declarado vencedor da respectiva
prova, o Condutor que em cada Categoria se sagrar vencedor da corrida Final.
Classificação do CNK: em cada uma das quatro provas do CNK serão
consideradas para a classificação final no CNK:
a)
apenas a melhor pontuação obtida de entre as duas Corridas
de Qualificação disputadas
b)
a pontuação
correspondente à classificação da Corrida Final.
Classificação do Troféu do Futuro: serão consideradas todas as classificações obtidas em
todas as três corridas (duas de Qualificação e uma Final) de cada uma das
quatro provas que o integram.
Regras de Desempate: No final do Campeonato Nacional de Karting e do Troféu do Futuro 2006,
eventuais casos de igualdade de pontuação serão
resolvidos segundo as normas de desempate previstas no Art. 23º das “Prescrições Gerais
aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting 2006”.
Contudo, e no que se refere ao
CNK, as pontuações não consideradas (conforme referido acima) para efeitos de
pontuação no CNK, servirão igualmente como factor válido de desempate na
aplicação do disposto na alínea a) do §
2º do Art. 23º das “Prescrições Gerais
aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting 2006”.
A FPAK irá
promover um Concurso junto dos fabricantes de pneus, para fornecimento de pneus
monomarca para todas as categorias integradas nas competições do Calendário
Nacional de Karting promovidas pela FPAK.
A marca, modelo e tipo de pneus a
utilizar em cada categoria é a que vier a constar no regulamento técnico da
respectiva categoria
Embora
com alguns ajustamentos, a maioria dos Regulamentos Técnicos são os que
vigoraram em 2005.
Estando
todos os Regulamentos Técnicos em fase de elaboração, pode-se já comunicar que
essencialmente os RT para 2006, corresponderão a:
¨
Cadetes: Regulamento Técnico Nacional de 2005
¨
Sub-12: Regulamento Técnico Nacional da Juvenil A de 2005
¨
Sub-15: Regulamento Técnico Nacional da Júnior B de 2004
¨
Júnior: Regulamento Técnico CIK-FIA 2006
¨
Intercontinental A: Regulamento Técnico CIK-FIA 2006
¨
Formula Livre 125: Regulamento Técnico Nacional de 2005
¨
K 125: motores de 125 cc, sem caixa de velocidades e com Starter eléctrico
Mudança de material
(chassis e motor):
Para
todas as categorias, as marcas do chassis e do (s) motor (es) apresentados por
um Condutor na verificação técnica inicial da primeira prova do CNK ou do
Troféu do Futuro em que participar, terão de manter-se inalteradas durante todo
o Campeonato ou Troféu. Excepcionalmente, e no decurso do CNK / TFK 2006, será
autorizada a mudança de apenas um destes componentes, mudança essa que será
irreversível a partir do momento em que seja efectuada.
Cadetes: a partir do dia do 7º aniversário e até final do ano
civil em que complete 10 anos;
Sub 12: a partir do dia do 10º aniversário e até final do ano
civil em que complete 12 anos;
Sub 15: a partir do dia do 13º aniversário e até final do ano
civil em que complete 15 anos;
Júnior: a partir do dia do 13º aniversário e até final do ano
civil em que complete 15 anos;
Intercontinental A: a partir do dia do 15º aniversário
Fórmula 125 Livre: a partir do dia do 15º aniversário
K 125: a partir do dia do 15º aniversário
NOTA: Para as categorias Sub 12, Sub 15, Júnior, Intercontinental A,
Fórmula 125 Livre e K 125, os Condutores poderão obter acesso antecipado a cada
uma dessas categorias, sempre que a data do aniversário referida como mínimo
para acesso à respectiva categoria, ocorra no decurso do 1º semestre (entre 1
de Janeiro e 30 de Junho) do ano civil em que se disputem as competições
nacionais promovidas pela FPAK.
ACESSO A CATEGORIAS SUPERIORES - PROVAS INTERNACIONAIS:
Júnior:
A FPAK poderá conceder uma derrogação ao limite mínimo de idade para
acesso a esta categoria, desde que o 13º aniversário do Condutor ocorra no
decorrer do 1º semestre de 2006 e que o Condutor haja participado, no mínimo,
nas duas épocas anteriores, em competições oficiais de Karting. Tal opção será
irreversível.
Intercontinental A
A FPAK poderá conceder uma derrogação ao limite mínimo de idade para
acesso à categoria Intercontinental A, desde que o 15º aniversário do Condutor
ocorra no 1º semestre de 2006 e que o Condutor haja participado, no mínimo, nas
duas épocas anteriores, em competições oficiais de Karting. Tal opção será
irreversível.
Lisboa, 7 de Novembro de 2005