KARTING 2006

Nas suas reuniões plenárias de 20 de Setembro e de 20 de Outubro de 2005, a Direcção da FPAK analisou as alterações à regulamentação e à constituição dos calendários do Karting em 2006, na sequência de propostas que sobre o assunto lhe foram apresentadas pelo Director responsável pelo pelouro. Assim, e em relação ao Karting, verificar-se-à o seguinte:

COMPETIÇÕES NACIONAIS:

Open Portugal Karting:                       prova única para todas as categorias

Troféu Dr. Augusto Martins:             prova única para todas as categorias

Taça de Portugal Karting:                   prova única para todas as categorias

Campeonato Nacional de Karting:    Quatro provas. Apenas para as categorias:

Sub 15

Júnior

Intercontinental A

Formula Livre 125

K 125

Troféu do Futuro:                                 Quatro provas integradas no programa do CNK. Aberto exclusivamente às categorias:

Cadetes

Sub 12

CALENDÁRIO

De acordo com as datas mencionadas no Comunicado 076/2005 de 04.11.2005.

Serão oportunamente anunciados os circuitos onde as mesmas se disputarão bem como a identificação dos respectivos Clubes Organizadores.

MECÂNICA DA COMPETIÇÃO:

Exceptuando a TPK, para todas as restantes competições e para todas as categorias, o programa da prova será disputado em jornadas de dois dias.

Em todas as provas, a mecânica da competição obedecerá ao seguinte esquema:

Treinos livres (duas sessões de 10 minutos cada);

Treinos cronometrados (uma sessão de 15 minutos);

Treinos de carburação (uma sessão de 5 minutos);

Duas corridas de Qualificação (distância a percorrer inferior à da corrida Final)

Uma corrida Final

Na corrida Final, será utilizada a Bandeira Azul e Vermelha (Dupla Diagonal) prevista na alínea f) do Art.º 19.1.1 das PRK 2006, a qual será exibida a todo o Condutor que esteja prestes a ser dobrado ou que já o tenha sido.

Na sua próxima passagem junto ao acesso à Zona Técnica, o Condutor deverá entrar directamente no Parque de Desmontagem/Chegada, não podendo regressar à corrida.

GRELHAS DE PARTIDA

Serão formadas de acordo com o seguinte esquema (**):

corrida de Qualificação: pela classificação dos treinos cronometrados (*);

corrida de Qualificação: pela classificação final da 1ª corrida de Qualificação, excepto para o Open de Portugal e Troféu Dr. Augusto Martins (*);

(*) Para a 2ª corrida de qualificação no Open de Portugal e no Troféu Dr. Augusto Martins, e no sentido de forçar à aprendizagem das ultrapassagens, a grelha de partida para a 2ª corrida de qualificação será estabelecida pela inversão absoluta da grelha de partida estabelecida por sorteio para a 1ª corrida de Qualificação.

Corrida Final: pela soma dos pontos obtidos pela classificação nas duas corridas de Qualificação.

(**) Poderá haver excepções a este esquema nas provas e nas categorias em que devido a um eventual elevado número de Condutores inscritos e à capacidade das pistas, seja necessário recorrer à constituição de Grupos.

NORMAS DE SEGURANÇA

Durante os treinos e corridas é proibido o uso pelos Condutores de quaisquer objectos de adorno, sob a forma de “piercings”, colares ou pulseiras de metal ou de qualquer outro material.

Passa igualmente a ser proibido ao Condutor transportar (no seu fato de competição ou em qualquer local do Kart, mesmo que fixado), qualquer equipamento, ferramenta ou material sobressalente, que possibilite a reparação do Kart durante os treinos ou corridas.

CLASSIFICAÇÃO NAS PROVAS

Serão declarados vencedores no (a)

Open Portugal

Taça de Portugal

Troféu Dr. Augusto Martins

os Condutores que em cada Categoria se sagrarem vencedores das respectivas corridas “Final”.

Nas provas que integrem o CNK e o Troféu do Futuro, será declarado vencedor da respectiva prova, o Condutor que em cada Categoria se sagrar vencedor da corrida Final.

Classificação do CNK: em cada uma das quatro provas do CNK serão consideradas para a classificação final no CNK:

a)         apenas a melhor pontuação obtida de entre as duas Corridas de Qualificação disputadas

b)          a pontuação correspondente à classificação da Corrida Final.

Classificação do Troféu do Futuro: serão consideradas todas as classificações obtidas em todas as três corridas (duas de Qualificação e uma Final) de cada uma das quatro provas que o integram.

Regras de Desempate: No final do Campeonato Nacional de Karting e do Troféu do Futuro 2006, eventuais casos de igualdade de pontuação serão resolvidos segundo as normas de desempate previstas no Art. 23º das “Prescrições Gerais aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting 2006”.

Contudo, e no que se refere ao CNK, as pontuações não consideradas (conforme referido acima) para efeitos de pontuação no CNK, servirão igualmente como factor válido de desempate na aplicação do disposto na alínea a) do §  2º do Art. 23º das “Prescrições Gerais aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting 2006”.

PNEUS

A FPAK irá promover um Concurso junto dos fabricantes de pneus, para fornecimento de pneus monomarca para todas as categorias integradas nas competições do Calendário Nacional de Karting promovidas pela FPAK.

A marca, modelo e tipo de pneus a utilizar em cada categoria é a que vier a constar no regulamento técnico da respectiva categoria

CATEGORIAS – REGULAMENTOS TÉCNICOS

Embora com alguns ajustamentos, a maioria dos Regulamentos Técnicos são os que vigoraram em 2005.

Estando todos os Regulamentos Técnicos em fase de elaboração, pode-se já comunicar que essencialmente os RT para 2006, corresponderão a:

¨                                  Cadetes: Regulamento Técnico Nacional de 2005

¨                                  Sub-12: Regulamento Técnico Nacional da Juvenil A de 2005

¨                                  Sub-15: Regulamento Técnico Nacional da Júnior B de 2004

¨                                  Júnior: Regulamento Técnico CIK-FIA 2006

¨                                  Intercontinental A: Regulamento Técnico CIK-FIA 2006

¨                                  Formula Livre 125: Regulamento Técnico Nacional de 2005

¨                                  K 125: motores de 125 cc, sem caixa de velocidades e com Starter eléctrico

Mudança de material (chassis e motor):

Para todas as categorias, as marcas do chassis e do (s) motor (es) apresentados por um Condutor na verificação técnica inicial da primeira prova do CNK ou do Troféu do Futuro em que participar, terão de manter-se inalteradas durante todo o Campeonato ou Troféu. Excepcionalmente, e no decurso do CNK / TFK 2006, será autorizada a mudança de apenas um destes componentes, mudança essa que será irreversível a partir do momento em que seja efectuada.

Um eventual incumprimento desta norma impedirá o Condutor de participar na prova em que tal situação seja verificada.

IDADES

Cadetes: a partir do dia do 7º aniversário e até final do ano civil em que complete 10 anos;

Sub 12: a partir do dia do 10º aniversário e até final do ano civil em que complete 12 anos;

Sub 15: a partir do dia do 13º aniversário e até final do ano civil em que complete 15 anos;

Júnior: a partir do dia do 13º aniversário e até final do ano civil em que complete 15 anos;

Intercontinental A: a partir do dia do 15º aniversário

Fórmula 125 Livre: a partir do dia do 15º aniversário

K 125: a partir do dia do 15º aniversário

NOTA: Para as categorias Sub 12, Sub 15, Júnior, Intercontinental A, Fórmula 125 Livre e K 125, os Condutores poderão obter acesso antecipado a cada uma dessas categorias, sempre que a data do aniversário referida como mínimo para acesso à respectiva categoria, ocorra no decurso do 1º semestre (entre 1 de Janeiro e 30 de Junho) do ano civil em que se disputem as competições nacionais promovidas pela FPAK.

ACESSO A CATEGORIAS SUPERIORES - PROVAS INTERNACIONAIS:

Júnior:

A FPAK poderá conceder uma derrogação ao limite mínimo de idade para acesso a esta categoria, desde que o 13º aniversário do Condutor ocorra no decorrer do 1º semestre de 2006 e que o Condutor haja participado, no mínimo, nas duas épocas anteriores, em competições oficiais de Karting. Tal opção será irreversível.

Intercontinental A

A FPAK poderá conceder uma derrogação ao limite mínimo de idade para acesso à categoria Intercontinental A, desde que o 15º aniversário do Condutor ocorra no 1º semestre de 2006 e que o Condutor haja participado, no mínimo, nas duas épocas anteriores, em competições oficiais de Karting. Tal opção será irreversível.

Comunicado 079/2005-FPAK

Lisboa, 7 de Novembro de 2005