PORTUGAL CONTINUA A ESTAR REPRESENTADO NO ÓRGÃO MÁXIMO DO DESPORTO AUTOMOVEL MUNDIAL

PRESIDENTE DA FPAK REELEITO PARA UM NOVO MANDATO COMO MEMBRO PERMANENTE DO CONSELHO MUNDIAL DO DESPORTO AUTOMÓVEL DA FIA

Nas eleições hoje efectuadas em Roma (Itália), no decorrer da Assembleia Geral da Federação Internacional do Automóvel, e nas quais Max Mosley foi reeleito Presidente da FIA, Portugal voltou a ver reconhecido o alto prestígio internacional de que desfruta no seio do Desporto Automóvel mundial, através da reeleição do Presidente da FPAK, Professor Doutor António Emílio Peixoto Vasconcelos Tavares e do Director Executivo da FPAK, Luiz Carlos de Brito Pinto de Freitas (como membro suplente), para um novo mandato de quatro anos (2005-2009) como membro permanente do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA.

Assinale-se que nesta eleição para o Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA, foram agora eleitos quatro novos vice-presidentes e doze novos membros do Conselho Mundial, para um total de 25 membros que o integram.

A hoje confirmada reeleição do Presidente da FPAK para o Conselho Mundial do Desporto Automóvel, vem reconfirmar o elevado prestígio de que Portugal continua a beneficiar no seio da Federação Internacional do Automóvel.

Prestígio esse, devido, como é óbvio, em grande parte, ao valiosíssimo e reconhecido – quer nacional, quer internacionalmente – labor desenvolvido por Alfredo César Torres, durante os 25 anos em que desempenhou altos cargos dirigentes na FIA.

Mas atesta também, e sobretudo, o reconhecimento dos órgãos da FIA, pela eficiente e correcta actuação desenvolvida pela FPAK e a sua Direcção, desde que a FPAK foi oficialmente designada pela FIA (1998) como a Autoridade Desportiva Nacional Portuguesa.

Paralelamente e na sequência da reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA realizada em 26 de Outubro de 2005, a Assembleia Geral ratificou a proposta de constituição das Comissões FIA para 2006, apresentada por aquele Conselho Mundial.

Pelo que a FPAK viu ainda mais reforçado o reconhecimento do seu elevado prestígio internacional, através da eleição de representantes seus para diversas Comissões FIA.

Recorde-se que as Comissões FIA são sempre eleitas para o período de apenas um ano.

Assim, a FPAK estará representada em 2006 nas seguintes Comissões FIA

CALENDARIO (*)

CIK

NUNO VILARINHO

CIRCUITOS

G. TRABALHO HOMOLOGAÇÕES E TECNICA

GABRIEL PAULA

MONTANHA

NUNO VILARINHO

OFF-ROAD

ERNESTO GONÇALVES

RALIS

RUI CUNHA

TODO O TERRENO

PEDRO CORDEIRO

TURISMOS

LUIZ PINTO DE FREITAS

(*) O Director Executivo da FPAK, Luiz Pinto de Freitas, foi reeleito para a Presidência da Comissão de Calendário da FIA.

Comunicado 071/2005-FPAK

LISBOA, 28 de Outubro de 2005