CAMPEONATO DA EUROPA DE KARTING

ICA / ICA Júnior – Qualificação

As respectivas candidaturas de inscrição na CIK-FIA decorrerão até 7 de Junho de 2006, através de formulário próprio a disponibilizar nos serviços da FPAK.

Refere o Regulamento no seu Art.º 25 que o número de inscritos para a qualificação é limitado a um máximo de 50 (cinquenta) Concorrentes por país.

No que se refere à titularidade de Licença Desportiva, dispõe o respectivo Regulamento no seu Art.º 23, que o Concorrente deverá ser titular de Licença Internacional.

No que se refere aos Condutores, dispõe o Art.º 33 que:

·                    ICA-Júnior: devem ser titulares de Licença Internacional C – Júnior

·                    ICA: devem ser titulares de uma Licença Internacional B

As condições para a atribuição das respectivas licenças são as seguintes:

As Licenças Internacionais C de Karting serão concedidas aos Condutores que:

"Tenham sido no ano anterior detentores de licença nacional ou UE e tenham tido um mínimo de 2 classificações em provas de campeonatos nacionais ou Trofeu regionais de Karting, ou que tenham sido titulares de licença internacional em anos anteriores, com classificação em qualquer Campeonato, Taça ou Trofeu Internacional;

No caso de candidatos à licença internacional C (destinada à participação no Campeonato da Europa Júnior CIK-FIA) que tenham transitado da categoria Juvenis para a categoria Júnior no ano em curso, é condição absoluta para a concessão dessa licença, que os mesmos tenham entretanto obtido dois resultados em corridas nacionais com material conforme à regulamentação da Categoria Júnior.

l C – Júnior – Para os Condutores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. A idade mínima deve já estar cumprida, ou no mínimo, que venha a completar o 13º (décimo terceiro) aniversário entre 1 de Janeiro e 30 de Junho do ano civil a que respeitem as Licenças. A idade limite superior deverá estar por cumprir, à data da emissão da licença. A licença C Júnior poderá continuar válida para além do 15º aniversário do condutor até ao termo do respectivo ano em curso. Toda a passagem à Licença C-Sénior ou B no respectivo ano será definitiva."

As Licenças Internacionais B de Karting serão concedidas aos Condutores que:

a)     Sejam maiores de 15 anos à data da emissão da licença (18 anos para Condutores de ICE e de Superkart);

Nota: A Licença B poderá ser concedida a um Piloto menor de 15 anos na condição de que venha a completar o 15º (décimo quinto) aniversário entre 1 de Janeiro e 30 de Junho do ano civil a que respeite a Licença.

e

b) - Tenham sido classificado entre os 10 primeiros em, pelo menos, 3 provas nacionais e/ou internacionais no decurso dos 24 meses anteriores ao do pedido de licença. No mínimo, um destes 3 resultados deve ter sido obtido numa prova de Campeonato Nacional ou numa prova Internacional;

Os respectivos Regulamentos estão disponíveis no site da FIA – Karting em www.fia.com, ou ainda, através do site www.fpak.pt de onde se poderá aceder directamente ao site da FIA.

Os formulários de inscrição estarão disponíveis, oportunamente, nos mesmos endereços, podendo igualmente ser solicitados aos serviços da FPAK, por correio ou através do nosso endereço electrónico genmail@fpak.pt

Para os Concorrentes interessados, estará disponível nos serviços da FPAK (Lisboa e Porto) uma listagem (reportada à data de 15.05.2006) dos Condutores potenciais candidatos à inscrição e consequente participação nesta fase de qualificação do Campeonato da Europa de Karting, subdividida em três grupos:

1.    Condutores já possuidores de licença internacional 2006;

2.    Condutores que embora reunindo as condições, ainda não possuem Licença Internacional,

3.    Condutores que embora não reúnam as respectivas condições, poderão ainda obtê-las através da participação nas próximas provas:

·         Open de Portugal

04/05 de Março de 2006 (Palmela)

·        Campeonato Nacional de Karting

29/30 de Abril de 2006 ( Braga)

27/28 de Maio de 2006 (Leiria)

Comunicado 025/2006 – FPAK

LISBOA, 15 de Fevereiro de 2006