Campeonato “OPEN” de Ralis 2007

 

Foi oportunamente tornado público que a Direcção da FPAK, face à fraca receptividade (em termos de participação) que os Campeonatos de Ralis – Promoção vinham tendo, havia decidido extingui-los no final do corrente ano.

Substituindo-os por uma nova competição com características mais abrangentes, a qual terá o seu início já em 2007, e que, provisoriamente, será por agora designada como Campeonato “OPEN” de Ralis (COR).

Como características principais deste novo Campeonato, que corresponderá ao nível imediatamente seguinte ao do Campeonato Nacional de Ralis, destacam-se as seguintes:

Viaturas Admitidas:

a) Todas as viaturas que possuam homologação FIA em vigor (A ou N), mas cuja cilindrada nominal seja igual ou inferior a 2000 cc e não disponham de quatro rodas motrizes;

b) Todos os veículos cuja homologação FIA já caducou, mas que estejam autorizados em 2007 a participarem em Ralis nacionais ou internacionais ao abrigo da alínea a) do Art.º 21º do CDI, incluindo neste caso os 4 rodas motrizes;

c) Todas as viaturas do grupo VSH;

d) Todas as viaturas “Clássicos”.

Número de provas

Total de 10 provas (5 em terra e 5 em asfalto), disputando-se com um mínimo de três semanas de intervalo entre si, podendo o tipo de pisos ser intercalado.

Cada Condutor poderá obter no COR apenas um total máximo de oito pontuações, sendo obrigatoriamente um máximo de quatro em cada um dos tipos de piso (terra ou asfalto).

Notas acessórias

Nas provas do Campeonato “OPEN” de Ralis 2007, estarão igualmente integrados o Trofeu Nacional Júnior de Ralis (TNJR), o Campeonato Nacional de Clássicos – Ralis (CNCR) e eventualmente um Campeonato Regional de Ralis – VSH (CRR).

Podendo assim dar-se o caso de uma mesma prova do COR poder pontuar simultaneamente para quatro diferentes competições (COR, CNCR, TNJR e CRR), através da correspondente extrapolação das respectivas classificações.

A elaboração da lista de inscritos destas provas englobará, sem distinção, todas as diferentes categorias de veículos admitidos a participar, segundo regras a publicar oportunamente.

 

Campeonatos integrados

O Trofeu Nacional Júnior de Ralis terá um máximo de seis pontuações possíveis (sendo obrigatoriamente três em cada um dos tipos de piso) e será reservado, independentemente da viatura que tripulem, a todos os (as) Condutores (as) com idade igual ou superior a 18 anos e que, no máximo, completem o seu 25º aniversário em 2007.

O Campeonato Nacional de Clássicos – Ralis integrará as cinco provas de asfalto e duas das de terra do COR. Ao calendário do CNCR acrescerá mais uma prova (total de oito) a disputar conjuntamente com uma prova do CNR (em asfalto).

Desde que corresponda à região em que a prova seja disputada, uma prova do COR poderá igualmente ser pontuável para o respectivo Campeonato Regional de Ralis (VSH).

 

Não sendo ainda possível publicar o regulamento definitivo do Campeonato “OPEN” de Ralis 2007, por se encontrarem ainda sob análise comparativa todos os Relatórios dos Observadores FPAK às provas candidatas a este Campeonato, das quais, algumas ainda se irão disputar no corrente ano, é já, contudo, possível informar o calendário (no que se refere às datas de realização das provas) do Campeonato “OPEN” de Ralis 2007, independentemente das provas que o virão a integrar e que será o seguinte:

 

MES

DATA

Fevereiro

09.10

Março

09.10

Abril

20.21

Maio

18.19

Junho

08.09

Junho

29.30

Setembro

08.09

Outubro

12.13

Novembro

02.03

Dezembro

01.02

 

 

Comunicado 083/2006-FPAK

Lisboa, 25 de Outubro de 2006