RALI DE PORTUGAL 2007 - Reabastecimento
de combustível
O Regulamento do
Rali de Portugal 2007, define no que se refere ao reabastecimento de
combustíveis, o seguinte:
7. COMBUSTÍVEL
7.1 Encomenda de combustível
FIA
É obrigatório o uso de combustível
FIA por parte de todos os pilotos prioritários.
Os pedidos de combustível devem ser
feitos junto do fornecedor exclusivo, até 3 semanas antes da data de realização
do Rally, para:
SHELL / CEVA Showfreight
Tel. +
31 (0) 620014192
Fax: +
31 (0) 842247475
E-mail: shellwrcfuel@nl.cevalogistics.com
Técnico Responsável – Richard Karlstetter (richard.karlstetter@shell.com)
Comercial – Peter Fordemann (peter.fordemann@shell.com)
7.2 Distribuição
Para garantia do respeito das normas
ambientais e de segurança, todas as viaturas conduzidas por pilotos
prioritários deverão reabastecer nos pontos de reabastecimento oficiais do
Rally (sem possibilidade de recorrer a vasilhas, tambores ou similar).
Informações complementares sobre o horário e local de distribuição do
combustível FIA antes da partida do Rally serão fornecidas no Rally Guide 2.
7.3 Acopladores
As viaturas dos pilotos prioritários
devem estar equipadas com um kit de acopladores para permitir retirar amostras
de combustível FIA. No entanto, a FIA tem o direito de verificar o combustível
de qualquer concorrente. É solicitada a todos os concorrentes a montagem de um
kit de acopladores, excepto no caso dos pilotos não prioritários que utilizem
veículos em que tenha sido mantido o depósito de combustível de série.
7.4 Combustível para pilotos
não prioritários
A utilização de combustível FIA não
é obrigatória para os pilotos não prioritários, os quais podem, em alternativa,
utilizar gasolina comercial disponibilizada em estações de serviço assinaladas
no Road Book. Os concorrentes deverão utilizar o combustível FIA ou o
combustível comercializado nessas estações de serviço.
7.5 Zonas de reabastecimento suplementares
As zonas de reabastecimento suplementares para os pilotos
que utilizam combustível FIA estarão localizadas em:
Etapa 1: RZ 2 e RZ 4: Cabeça
do Velho
Etapa 2: RZ 6 e RZ 8: Gomes
Aires (Brisa)
Face a alguns problemas agora apresentados por
pilotos nacionais, no que se refere à adequação das suas viaturas de competição
a um tipo de combustível diferente do disponibilizado pela FIA, a FPAK e o ACP
procuraram encontrar soluções alternativas que permitissem solicitar uma
derrogação à FIA, permitindo que eventualmente em zonas distintas das já
estabelecidas para os reabastecimentos, se pudessem vir a criar condições
especiais para os pilotos nacionais nessas condições.
Apesar de todos os esforços desenvolvidos pela
Organização do Rali de Portugal, não foi possível criar tais condições,
porquanto não existem áreas disponíveis para o efeito junto às zonas de
reabastecimento do combustível FIA, nem as estações de serviço (à excepção de
uma única na 2ª etapa) referidas no Art. 7.4, apresentam condições logísticas
que pudessem viabilizar essa situação.
Assim, e no que refere aos pilotos não
prioritários, só existem duas soluções no que se refere ao reabastecimento de
combustível;
1)
Encomenda de combustível FIA, tal como referido no
Art. 7.1 do Regulamento do Rali de Portugal, o que por amável disponibilização
da empresa fornecedora, poderá ser ainda efectuada até à próxima 2ª
feira, 12 de Março de 2007;
“Formulário
para requisição” disponível nos sites oficiais do Rali de Portugal e da FPAK
2)
Utilização da gasolina comercial disponibilizada nas
estações de serviço assinaladas no Road Book, tal como definido no Art. 7.4 do
mesmo regulamento.
Restará acrescentar que o serviço de
reabastecimento oficial FIA para as provas do Mundial de Ralis, garante o
abastecimento das viaturas, seja através dos adaptadores recomendados pela FIA,
seja através de mangueiras de abastecimento idênticas às que se encontram em
qualquer normal estação de serviço.
Comunicado
030/2007-FPAK
LISBOA,
8 de Março de 2007