RALI DE PORTUGAL 2007 - Reabastecimento de combustível

 

O Regulamento do Rali de Portugal 2007, define no que se refere ao reabastecimento de combustíveis, o seguinte:

7. COMBUSTÍVEL

7.1     Encomenda de combustível FIA

É obrigatório o uso de combustível FIA por parte de todos os pilotos prioritários.

Os pedidos de combustível devem ser feitos junto do fornecedor exclusivo, até 3 semanas antes da data de realização do Rally, para:

SHELL / CEVA Showfreight

Tel.                   + 31 (0) 620014192

Fax:                  + 31 (0) 842247475

E-mail:              shellwrcfuel@nl.cevalogistics.com

Técnico Responsável – Richard Karlstetter (richard.karlstetter@shell.com)

Comercial – Peter Fordemann (peter.fordemann@shell.com)

7.2     Distribuição

Para garantia do respeito das normas ambientais e de segurança, todas as viaturas conduzidas por pilotos prioritários deverão reabastecer nos pontos de reabastecimento oficiais do Rally (sem possibilidade de recorrer a vasilhas, tambores ou similar).

Informações complementares sobre o horário e local de distribuição do combustível FIA antes da partida do Rally serão fornecidas no Rally Guide 2.

7.3     Acopladores

As viaturas dos pilotos prioritários devem estar equipadas com um kit de acopladores para permitir retirar amostras de combustível FIA. No entanto, a FIA tem o direito de verificar o combustível de qualquer concorrente. É solicitada a todos os concorrentes a montagem de um kit de acopladores, excepto no caso dos pilotos não prioritários que utilizem veículos em que tenha sido mantido o depósito de combustível de série.

7.4     Combustível para pilotos não prioritários

A utilização de combustível FIA não é obrigatória para os pilotos não prioritários, os quais podem, em alternativa, utilizar gasolina comercial disponibilizada em estações de serviço assinaladas no Road Book. Os concorrentes deverão utilizar o combustível FIA ou o combustível comercializado nessas estações de serviço. 

7.5     Zonas de reabastecimento suplementares

As zonas de reabastecimento suplementares para os pilotos que utilizam combustível FIA estarão localizadas em:

Etapa 1: RZ 2 e RZ 4: Cabeça do Velho

Etapa 2: RZ 6 e RZ 8: Gomes Aires (Brisa)

 

Face a alguns problemas agora apresentados por pilotos nacionais, no que se refere à adequação das suas viaturas de competição a um tipo de combustível diferente do disponibilizado pela FIA, a FPAK e o ACP procuraram encontrar soluções alternativas que permitissem solicitar uma derrogação à FIA, permitindo que eventualmente em zonas distintas das já estabelecidas para os reabastecimentos, se pudessem vir a criar condições especiais para os pilotos nacionais nessas condições.

Apesar de todos os esforços desenvolvidos pela Organização do Rali de Portugal, não foi possível criar tais condições, porquanto não existem áreas disponíveis para o efeito junto às zonas de reabastecimento do combustível FIA, nem as estações de serviço (à excepção de uma única na 2ª etapa) referidas no Art. 7.4, apresentam condições logísticas que pudessem viabilizar essa situação.

Assim, e no que refere aos pilotos não prioritários, só existem duas soluções no que se refere ao reabastecimento de combustível;

1)      Encomenda de combustível FIA, tal como referido no Art. 7.1 do Regulamento do Rali de Portugal, o que por amável disponibilização da empresa fornecedora, poderá ser ainda efectuada até à próxima 2ª feira, 12 de Março de 2007;

“Formulário para requisição” disponível nos sites oficiais do Rali de Portugal e da FPAK

2)      Utilização da gasolina comercial disponibilizada nas estações de serviço assinaladas no Road Book, tal como definido no Art. 7.4 do mesmo regulamento.

 

Restará acrescentar que o serviço de reabastecimento oficial FIA para as provas do Mundial de Ralis, garante o abastecimento das viaturas, seja através dos adaptadores recomendados pela FIA, seja através de mangueiras de abastecimento idênticas às que se encontram em qualquer normal estação de serviço.

 

 

Comunicado 030/2007-FPAK

LISBOA, 8 de Março de 2007