CAMPEONATO DE PORTUGAL DE KARTING 2008

 

Na sequência das reuniões de trabalho oportunamente efectuadas pela FPAK com diferentes representantes ligados ao Karting nacional, das quais resultou um interessante e construtivo entendimento comum no que concerne à próxima época de Karting e tendo em consideração as datas anunciadas pela CIK-FIA para o seu Calendário Internacional 2008, a Direcção da FPAK na sua reunião plenária de 22 de Outubro de 2007, analisou as alterações à regulamentação e a constituição dos calendários do Karting em 2008, sendo já possível dar a conhecer as alterações mais significativas à regulamentação desportiva e técnica para 2008.

 

Categorias Internacionais

 

Em 2008, serão adoptadas em Portugal as seguintes novas categorias internacionais, que respeitarão integralmente os respectivos Regulamentos Técnicos Internacionais:

 

KF3 – que substituirá a actual Júnior

KF2 – que substituirá a actual Intercontinental A

KZ2 – que substituirá a actual Fórmula 125 Livre

 

Categorias Nacionais

 

Cadetes – com regulamento técnico idêntico ao de 2007;

Juvenis – que substituirá a actual “Sub-12” mas com as seguintes alterações ao regulamento técnico:

- o chassis passará a poder usar um eixo de 50 mm (máximo);

- apenas serão autorizados motores com homologação de uma ADN europeia;

KF125 – motores TAG 125 cc, com ou sem caixa de velocidades, homologados em KF4, sendo neles autorizadas as modificações previstas no RTIK para as categorias KF3, KF2 ou KF1. No caso de ter caixa, esta não poderá exceder as 2 velocidades.

 

Parque de combustíveis e pneus:

 

Para todas as categorias, será abolida a obrigatoriedade do combustível ser mantido em Parque Fechado.

O Organizador indicará no Regulamento Particular, a Estação de Serviço e respectivo número da bomba de abastecimento, a qual será para todos os efeitos considerada como a abastecedora oficial da prova.

Toda a regulamentação que prevê a análise técnica ao combustível será mantida.

Todos os Concorrentes ficam obrigados a manter junto dos seus “jerrycans” (obrigatoriamente metálicos) no mínimo dois extintores de 5 kg (cada) com validade actualizada.

Manter-se-á em 2008 o regime de Parque Fechado para os pneus de todas as categorias.

 

Material autorizado em cada prova

 

Para todas as categorias:

Pneus 1 jogo completo e dois suplentes (1 frente e 1 traseiro), dos quais apenas um deles poderá ser utilizado

Chassis – 1

Motor – 1

 

No decurso de uma prova será permitida a substituição de apenas um destes componentes (ou o chassis ou o motor) desde que previamente autorizada pelo Comissário Técnico Chefe ou pelo Delegado Técnico da FPAK.

 

Em qualquer circunstância, nos casos em que ocorra uma substituição de material (chassis ou motor), será automaticamente aplicada ao respectivo Condutor a penalização em tempo que vier a ser definida na regulamentação desportiva de cada competição.

 

Pré-inscrição no Campeonato de Portugal de Karting (CPK)

 

Em 2008 a obtenção de pontos por qualquer Condutor para o Campeonato de Portugal de Karting, ficará sujeita a formalização junto da FPAK da sua prévia inscrição no CPK, nos termos e prazos que vierem a ser oportunamente comunicados.

 

Contudo, a não inscrição prévia no CPK por parte de um qualquer Condutor, não será impeditiva da sua participação nas provas que integrem o CPK, não obtendo no entanto esse Condutor qualquer pontuação para o Campeonato (independentemente da classificação que haja obtido no final da prova) nem retirando pontos aos Condutores regulamentarmente inscritos no CPK 2008.

 

Troféu do Futuro (Karting) 2008

 

Manter-se-á em 2008 a competição nacional “Troféu do Futuro” para as categorias nacionais de iniciação “Cadetes” e “Juvenis”, que se disputarão com a mesma base regulamentar desportiva de 2007.

 

Contudo, e para efeitos de pontuação no “Troféu do Futuro”, serão, à semelhança do que já acontece no CPK, considerados apenas os dois melhores resultados obtidos nas três corridas (duas de qualificação e uma final) de cada prova.   

 

 

Comunicado 100/2007-FPAK

Lisboa, 2 de Novembro de 2007