CAMPEONATO DE PORTUGAL DE KARTING 2008
Na sequência das reuniões de trabalho oportunamente efectuadas pela
FPAK com diferentes representantes ligados ao Karting nacional, das quais
resultou um interessante e construtivo entendimento comum no que concerne à
próxima época de Karting e tendo em consideração as datas anunciadas pela
CIK-FIA para o seu Calendário Internacional
Categorias Internacionais
Em 2008, serão adoptadas em Portugal as seguintes novas categorias
internacionais, que respeitarão integralmente os respectivos Regulamentos
Técnicos Internacionais:
KF3 – que substituirá a actual Júnior
KF2 – que substituirá a actual Intercontinental A
KZ2 – que substituirá a actual Fórmula 125 Livre
Categorias Nacionais
Cadetes – com regulamento técnico idêntico ao de 2007;
Juvenis – que substituirá a actual “Sub-
- o chassis passará a poder
usar um eixo de
- apenas serão autorizados motores com homologação
de uma ADN europeia;
KF125 – motores TAG 125 cc, com ou
sem caixa de velocidades, homologados em KF4, sendo neles autorizadas as modificações previstas no RTIK para as
categorias KF3, KF2 ou KF1. No caso de ter caixa, esta não poderá exceder as 2
velocidades.
Parque de combustíveis e pneus:
Para todas as categorias, será abolida a obrigatoriedade do combustível
ser mantido
O Organizador indicará no Regulamento Particular, a Estação de Serviço e
respectivo número da bomba de abastecimento, a qual será para todos os efeitos
considerada como a abastecedora oficial da prova.
Toda a regulamentação que prevê a análise técnica ao combustível será
mantida.
Todos os Concorrentes ficam obrigados a manter junto dos seus “jerrycans”
(obrigatoriamente metálicos) no mínimo dois extintores de
Manter-se-á em 2008 o regime de Parque Fechado para os pneus de todas as
categorias.
Material autorizado em cada prova
Para todas as categorias:
Pneus – 1 jogo
completo e dois suplentes (1 frente e 1 traseiro), dos quais apenas um deles
poderá ser utilizado
Chassis – 1
Motor – 1
No decurso de uma prova será permitida a substituição de apenas um destes
componentes (ou o chassis ou o motor) desde que previamente autorizada pelo
Comissário Técnico Chefe ou pelo Delegado Técnico da FPAK.
Em qualquer circunstância, nos casos em que ocorra uma substituição de
material (chassis ou motor), será automaticamente aplicada ao respectivo
Condutor a penalização em tempo que vier a ser definida na regulamentação
desportiva de cada competição.
Pré-inscrição no Campeonato de Portugal de Karting
(CPK)
Em
Contudo, a não inscrição prévia no CPK por parte
de um qualquer Condutor, não será impeditiva da sua participação nas provas que
integrem o CPK, não obtendo no entanto esse Condutor qualquer pontuação para o
Campeonato (independentemente da classificação que haja obtido no final da
prova) nem retirando pontos aos Condutores regulamentarmente inscritos no CPK
2008.
Troféu do Futuro (Karting) 2008
Manter-se-á em
Contudo, e para efeitos de pontuação no “Troféu do
Futuro”, serão, à semelhança do que já acontece no CPK, considerados apenas os
dois melhores resultados obtidos nas três corridas (duas de qualificação e uma final) de cada prova.
Comunicado 100/2007-FPAK
Lisboa, 2 de Novembro de 2007