Regulamentação OFFROAD 2008

 

Na sequência da reunião efectuada em 10 de Setembro com todos os Coordenadores das diferentes Comissões Especializadas FPAK, a Direcção da FPAK decidiu na sua reunião plenária de 25 de Setembro de 2007, aprovar as seguintes alterações no que se refere à regulamentação das diferentes disciplinas de OffRoad para vigorarem em 2008:

 

■ Competições/Campeonatos:

 

Campeonato Nacional de Autocross

6 provas

Campeonato Nacional de Crosscar

12 provas (no máximo)

Campeonato Nacional de OffRoad

12 provas

Campeonato Nacional de Ralicross

6 provas

Taça de Portugal de OffRoad

1 prova

Taça Nacional de Autocross

6 provas

Taça Nacional de Ralicross

6 provas

Taça Nacional de OffRoad

12 provas

 

O Campeonato Nacional de OffRoad 2008 será disputado em simultâneo com os Campeonatos Nacionais de Ralicross e de Autocross, sendo atribuído o título de vencedor do Campeonato Nacional de OffRoad ao condutor que no conjunto das 12 provas do Campeonato (6 de Ralicross e 6 de Autocross), obtenha o maior número de pontos.

A Taça Nacional de OffRoad será disputada nos mesmos moldes.

 

Pré-inscrições no campeonato: para que um condutor possa pontuar para o respectivo campeonato, passará a ser obrigatório efectuar previamente na FPAK a sua pré-inscrição no Campeonato.

 

Harmonização dos regulamentos do Ralicross e Autocross: no que se refere aos Campeonatos Nacionais, a respectiva regulamentação técnica será harmonizada de forma a ser igual em cada Divisão de cada um dos Campeonatos

 

Inclusão obrigatória da «Joker Lap» nas provas de Ralicross e facultativa nas provas de Autocross e Crosscar.

Em 2009, nas provas de Autocross e Crosscar a inclusão da «Joker Lap» passará a ter carácter obrigatório.  

 

O Campeonato Nacional de Crosscar passa a ser disputado também nas pistas de Ralicross, dividindo-se entre pistas de Autocross e Ralicross.

 

■ Esquema das provas

Para todas as Categorias e Divisões do OffRoad, as provas passarão a disputar-se de acordo com o seguinte esquema:

Treinos livres

Treinos cronometrados

Warm-Up

3 Corridas de qualificação

Corrida (s) final (is)

 

Para efeitos de pontuação nos Campeonatos Nacionais, serão considerados os dois melhores resultados obtidos de entre as três corridas de qualificação (que terão uma pontuação especifica para o Campeonato) e a classificação obtida na corrida final (que terá igualmente uma pontuação especifica para o Campeonato).

 

Para a formação da grelha de partida da (s) corrida (s) final (is), será considerada a classificação obtida no total das três corridas de qualificação, sendo que em cada uma delas o 1º classificado obterá 0 pontos fictícios, o 2º classificado 1 ponto fictício e assim sucessivamente.

Quando em qualquer corrida de qualificação ocorra uma desclassificação ou se verifique a não participação de um condutor, o (s) condutor (es) em causa obterá (ão), respectivamente, as seguintes pontuações fictícias: “N+3” ou “N+2”.

Sendo “N” o número total de condutores constantes na lista de participantes na respectiva Divisão e “3” ou “2” o número de pontos a adicionar.

Ex.: com uma lista de participantes com 15 condutores, resultará por uma desclassificação uma pontuação fictícia de 18 pontos nessa corrida de qualificação e por uma falta de participação, uma pontuação fictícia de 17 pontos.

 

Para as Taças Nacionais, será utilizado o mesmo esquema previsto acima.

 

■ Treinos cronometrados: todas as sessões de treinos cronometrados terão a duração de 5 (cinco) minutos para todas as Categorias / Divisões, sendo considerado o melhor tempo de volta obtido por cada condutor durante esse período de 5 minutos.

A contagem dos 5 minutos de duração de cada sessão de treinos cronometrados iniciar-se-à a partir do momento em que a 1ª viatura em pista passar sobre a linha de meta.

 

■ Número de voltas: independentemente do perímetro da pista em que decorra a prova, as corridas de qualificação passarão a ser sempre disputadas em 5 voltas e as finais em 7 voltas,

 

As provas passarão a desenrolar-se de acordo com o seguinte esquema:

Sábado:

10h00       Verificações Administrativas

                  Verificações Técnicas (com horários definidos e precisos para cada Divisão)

                  Treinos livres

14h00       Briefing (sessão única para todos os participantes)

14h30       Treinos Cronometrados

                  1ª Corrida de qualificação (imediatamente após o final dos treinos cronometrados)

Domingo:

09h00       Warm Up (duração de 5 min para cada Divisão ou Categoria)

10h15       2ª e 3ª corridas de qualificação

14.00        Início das Finais

16.30        Distribuição de prémios (todas as categorias)

 

 Luzes de Partida – As partidas deixarão de ser dadas através de sinalização semafórica por “flash”.

Quando o Director de Prova considerar que a grelha está formada e em condições para iniciar a corrida, mandará mostrar a placa de “5 segundos” e em simultâneo acenderá todas as luzes vermelhas do semáforo, as quais após 2 a 5 segundos se apagarão para dar início à corrida.

 

Falsas partidas – quando ocorra uma 1ª falsa partida, a partida será abortada e o (s) condutor (es) que a provocou (aram) será (ão) colocado (s) no final da grelha.

Verificando-se na mesma corrida uma nova falsa partida, a partida será dada normalmente e será exibida a bandeira preta ao (s) condutor (es) faltosos, os quais de imediato deverão abandonar a corrida.

 

Crosscar passa a ser obrigatório um tejadilho em chapa.

Em 2008 será apenas autorizado o uso de motores homologados em 2007 ou em anos anteriores. A aplicação de um sistema de marcha-atrás continuará a ser facultativa em 2008.

 

Divisão 2 do Campeonato: passa a ser autorizada a participação de carros com motores a Diesel, com uma cilindrada máxima de 3.500 cc, já incluindo o factor de correcção de 1.5 para os motores equipados com turbo compressor. Os catalizadores serão selados.

 

Taças Nacionais de Autocross e Ralicross:

Serão criadas as seguintes novas Divisões:

Divisão 1 – 2 RM com cilindrada inferior a 1600 cc

Divisão 2 – 2 RM com cilindrada superior a 1600 cc

Divisão 3 – 4 RM independentemente da cilindrada.

 

Na Taça Nacional, os carros não necessitam de ter homologação, controlando-se apenas a cilindrada, tracção, órgãos de segurança e apresentação geral.

Quando um carro apresentado às verificações técnicas iniciais, não tiver uma apresentação exterior que dignifique a competição, poderá ver recusada a sua participação. 

 

Caso numa prova, o número total de participantes (todas as Divisões consideradas) for inferior a 20 (vinte), todas as viaturas competirão conjuntamente (como se tratasse de uma única categoria), extrapolando-se no final as classificações para a respectiva Taça Nacional, em relação a cada uma das Divisões.

Esta nova regra será testada nas duas primeiras provas da época 2008 e poderá eventualmente vir a ser posteriormente alterada, se tal se vier a verificar necessário.

 

Comunicado 081/2007-FPAK

Lisboa, 26 de Setembro de 2007