Regulamentação
OFFROAD 2008
Na
sequência da reunião efectuada em 10 de Setembro com todos os Coordenadores das
diferentes Comissões Especializadas FPAK, a Direcção da FPAK decidiu na sua
reunião plenária de 25 de Setembro de 2007, aprovar as seguintes alterações no
que se refere à regulamentação das diferentes disciplinas de OffRoad para
vigorarem em 2008:
■
Competições/Campeonatos:
Campeonato Nacional de
Autocross |
6 provas |
Campeonato
Nacional de Crosscar |
12 provas
(no máximo) |
Campeonato
Nacional de OffRoad |
12 provas |
Campeonato
Nacional de Ralicross |
6 provas |
Taça
de Portugal de OffRoad |
1 prova |
Taça
Nacional de Autocross |
6 provas |
Taça
Nacional de Ralicross |
6 provas |
Taça
Nacional de OffRoad |
12 provas |
■ O Campeonato Nacional de OffRoad 2008 será disputado em simultâneo com os
Campeonatos Nacionais de Ralicross e de Autocross, sendo atribuído o título de
vencedor do Campeonato Nacional de OffRoad ao condutor que no conjunto das 12
provas do Campeonato (6 de Ralicross e 6 de Autocross), obtenha o maior número
de pontos.
A Taça Nacional de OffRoad será disputada nos mesmos moldes.
■ Pré-inscrições no campeonato: para que
um condutor possa pontuar para o respectivo campeonato, passará a ser
obrigatório efectuar previamente na FPAK a sua pré-inscrição no Campeonato.
■ Harmonização dos regulamentos do Ralicross e Autocross: no que se refere aos
Campeonatos Nacionais, a respectiva regulamentação técnica será harmonizada de
forma a ser igual
■ Inclusão
obrigatória da «Joker Lap» nas provas de Ralicross e facultativa nas provas de
Autocross e Crosscar.
Em 2009, nas provas de Autocross e Crosscar a
inclusão da «Joker Lap» passará a ter carácter obrigatório.
■ O
Campeonato Nacional de Crosscar passa a ser disputado também nas pistas de
Ralicross, dividindo-se entre pistas de Autocross e Ralicross.
■ Esquema das provas
Para todas as Categorias e Divisões
do OffRoad, as provas passarão a disputar-se de acordo com o seguinte esquema:
Treinos livres
Treinos cronometrados
Warm-Up
3 Corridas de qualificação
Corrida (s) final (is)
■ Para efeitos de pontuação nos Campeonatos
Nacionais, serão considerados os dois melhores resultados obtidos de entre as três
corridas de qualificação (que terão uma pontuação especifica para o Campeonato)
e a classificação obtida na corrida final (que terá igualmente uma pontuação
especifica para o Campeonato).
■ Para a
formação da grelha de partida da (s) corrida (s) final (is), será considerada a
classificação obtida no total das três corridas de qualificação, sendo que em
cada uma delas o 1º classificado obterá 0 pontos fictícios, o 2º classificado 1
ponto fictício e assim sucessivamente.
Quando em qualquer corrida de qualificação ocorra
uma desclassificação ou se verifique a não participação de um condutor, o (s)
condutor (es) em causa obterá (ão), respectivamente, as seguintes pontuações
fictícias: “N+
Sendo “N” o número total de condutores constantes na
lista de participantes na respectiva Divisão e “3” ou “2” o número de pontos a
adicionar.
Ex.: com
uma lista de participantes com 15 condutores, resultará por uma
desclassificação uma pontuação fictícia de 18 pontos nessa corrida de
qualificação e por uma falta de participação, uma pontuação fictícia de 17
pontos.
■ Para as Taças Nacionais, será utilizado o
mesmo esquema previsto acima.
■ Treinos
cronometrados: todas as sessões de treinos cronometrados terão a duração
de 5 (cinco) minutos para todas as Categorias / Divisões, sendo considerado o
melhor tempo de volta obtido por cada condutor durante esse período de 5
minutos.
A contagem dos 5 minutos de duração de cada sessão
de treinos cronometrados iniciar-se-à a partir do momento em que a 1ª viatura
em pista passar sobre a linha de meta.
■
Número de voltas: independentemente do perímetro da pista em que
decorra a prova, as corridas de qualificação passarão a ser sempre disputadas
em 5 voltas e as finais em 7 voltas,
■ As provas passarão a desenrolar-se de acordo com o
seguinte esquema:
Sábado:
10h00 Verificações
Administrativas
Verificações
Técnicas (com horários definidos e precisos para cada Divisão)
Treinos
livres
14h00 Briefing (sessão única para todos os participantes)
14h30 Treinos
Cronometrados
1ª
Corrida de qualificação (imediatamente após o
final dos treinos cronometrados)
Domingo:
09h00 Warm
Up (duração de 5 min para cada Divisão ou Categoria)
10h15 2ª
e 3ª corridas de qualificação
14.00 Início
das Finais
16.30 Distribuição
de prémios (todas as categorias)
■ Luzes de
Partida – As
partidas deixarão de ser dadas através de sinalização semafórica por “flash”.
Quando o Director de Prova considerar que a grelha
está formada e em condições para iniciar a corrida, mandará mostrar a placa de
“5 segundos” e em simultâneo acenderá todas as luzes vermelhas do semáforo, as
quais após 2 a 5 segundos se apagarão para dar início à corrida.
■ Falsas partidas – quando ocorra uma 1ª falsa partida, a partida
será abortada e o (s) condutor (es) que a provocou (aram) será (ão) colocado (s)
no final da grelha.
Verificando-se na mesma corrida uma nova falsa
partida, a partida será dada normalmente e será exibida a bandeira preta ao (s)
condutor (es) faltosos, os quais de imediato deverão abandonar a corrida.
■ Crosscar – passa a ser obrigatório um
tejadilho em chapa.
Em 2008 será apenas autorizado o uso de motores
homologados em 2007 ou em anos anteriores. A aplicação de um sistema de
marcha-atrás continuará a ser facultativa em 2008.
■ Divisão 2 do Campeonato: passa a ser autorizada a participação
de carros com motores a Diesel, com uma cilindrada máxima de 3.500 cc, já
incluindo o factor de correcção de 1.5 para os motores equipados com turbo compressor.
Os catalizadores serão selados.
■ Taças Nacionais de Autocross e Ralicross:
Serão criadas as seguintes novas Divisões:
Divisão 1 – 2 RM com cilindrada
inferior a 1600 cc
Divisão 2 – 2 RM com cilindrada
superior a 1600 cc
Divisão 3 – 4 RM
independentemente da cilindrada.
Na Taça Nacional, os carros não necessitam de ter
homologação, controlando-se apenas a cilindrada, tracção, órgãos de segurança e
apresentação geral.
Quando um carro apresentado às verificações técnicas
iniciais, não tiver uma apresentação exterior que dignifique a competição,
poderá ver recusada a sua participação.
Caso numa prova, o número total de participantes
(todas as Divisões consideradas) for inferior a 20 (vinte), todas as viaturas
competirão conjuntamente (como se tratasse de uma única categoria),
extrapolando-se no final as classificações para a respectiva Taça Nacional, em
relação a cada uma das Divisões.
Esta nova regra será testada nas duas primeiras
provas da época 2008 e poderá eventualmente vir a ser posteriormente alterada,
se tal se vier a verificar necessário.
Comunicado 081/2007-FPAK
Lisboa, 26 de Setembro de 2007