CHALLENGE DESAFIO ÚNICO 2008
CIRCUITO
ACDME 1 – 15.16-03-2008
Nos termos
regulamentarmente previstos, e no final da prova Circuito ACDME 1, foram por
indicação da respectiva Comissão Organizadora e após autorização expressa do
Colégio de Comissários Desportivos da prova, designadas em relação aos
concorrentes na mesma classificados, seis viaturas para serem sujeitas a
verificações técnicas finais.
Tais verificações,
efectuaram-se nas instalações da FEUP, e no decorrer das mesmas, constatou-se
que em cinco viaturas, os espaçadores interiores (limitadores de curso) dos
amortecedores traseiros não estavam de acordo com o descrito no Art. 8.1 do
Regulamento Técnico da Challenge, pois tinham uma dimensão de
Verificou-se igualmente
que os amortecedores da frente estavam modificados, pois tinham soldado ao
prato original um batente guia e os batentes superiores tinham sido retirados,
não estando tais alterações contempladas na regulamentação técnica em vigor à
data da prova.
Constatou-se ainda que, a
suspensão traseira não estava de acordo com a regulamentação técnica em vigor,
já que haviam sido soldadas novas peças e retiradas as originais.
Alertado o responsável
técnico da FEUP para estas anomalias, foi então a FPAK informada que teria sido
enviado pela FEUP a todos os concorrentes, um documento emanado pelo fabricante
das molas, com as alterações que deveriam ser efectuadas para a montagem do Kit
de molas, o qual é obrigatório para todos os concorrentes.
Sem que contudo, e por
lapso involuntário da Comissão Organizadora da “Challenge Desafio Único”,
tivesse sido solicitada à FPAK a alteração do respectivo Regulamento Técnico,
de forma a que o mesmo passasse a contemplar tais alterações.
Pelo que, as cinco
viaturas acima referidas, não se encontravam conformes com o Regulamento
Técnico da “Challenge Desafio Único
Por carta de 28 de Março
de
Analisada
devidamente a questão pela Direcção da FPAK, e embora compreendendo o melindre
da questão que lhe era exposta, entendeu a Direcção da FPAK que o assunto seria
relativamente fácil de solucionar, se existisse a absoluta garantia de que todos
os Concorrentes ao Circuito ACDME 1, realizado em Março passado, tinham
recebido oportuna e atempadamente a informação técnica relacionada com as
modificações em questão, e que e totalidade das viaturas que participaram na
prova estariam devidamente equipadas com as novas especificações técnicas. O
que não foi possível comprovar.
Já
que a própria Comissão Organizadora da “Challenge Desafio Único
“e considerar a prova pontuável para a
“Challenge” em virtude de quase todos
os carros se encontrarem em idênticas circunstâncias em relação às
suspensões a à regulamentação em vigor”
Ora
essa simples suposição de que nem todos os carros estariam na verdade equipados
com as novas suspensões – pois que disso não existe na verdade qualquer certeza
– não deixou à Direcção da FPAK qualquer outra solução, que não fosse a de não
poder considerar como válidas as pontuações atribuíveis nos termos regulamentares,
por poder haver sido (mesmo que involuntariamente) falseado o espírito da
competição e consequentemente não existir qualquer garantia de que todos os
concorrentes participaram nessa prova em totais condições de igualdade técnica.
Sem
que, contudo, e em relação ao Circuito ACDME 1, o termo “anulação da prova” lhe
seja aplicável, já que a prova decorreu e teve uma classificação final: Mas
dadas as condicionantes atrás referidas, essa classificação apenas pode ser
validada em termos da prova em si.
É
óbvio que, e em relação aos concorrentes cujas viaturas foram sujeitas a
verificação técnica final após a prova, não será instaurado qualquer
procedimento disciplinar, face às explicações fornecidas pela Comissão
Organizadora da “Challenge Desafio Único
Nestes
termos, e ao abrigo do disposto no Artigo 38.º das Prescrições Gerais
aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting”, decidiu a Direcção da FPAK não
considerar como prova pontuável para a “Challenge Desafio Único
Apenas como nota adicional
e informativa, acrescente-se que o Regulamento Técnico da “Challenge Desafio Único
Lisboa, 16 de Abril de 2008