REGULAMENTAÇÃO 2009

 

Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 22 de Setembro, a Direcção da FPAK analisou a situação actual do desporto automóvel nacional e nomeadamente a situação que se verifica com o relativamente reduzido número de participantes nas provas de alguns Campeonatos de Ralis.

 

Das diversas propostas que foram então aprovadas como princípio base a seguir para a elaboração da regulamentação 2009 na área dos Ralis, foi dado conhecimento verbal no passado dia 25 de Setembro, à Comissão FPAK de Ralis, que então se reunia nas instalações da FPAK.

 

Entretanto, e porque a Comunicação Social terá tido acesso a algumas das informações prestadas à Comissão FPAK de Ralis, tendo nalguns casos, sido deturpado o que foi então transmitido, entende a Direcção da FPAK, esclarecer o seguinte:

 

1) Campeonato de Portugal de Ralis 2009

Manterá o seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.

Existe neste momento uma única ressalva que se reporta ao Rallye de Portugal (que em 2009 voltará a integrar os três Campeonatos do Mundo FIA de Ralis - WRC, Junior e Produção) e que poderá, se o número de inscritos nos três Campeonatos FIA for semelhante ao de 2008 (cerca de 55/60 concorrentes), ser obrigado a criar uma restrição ao número de concorrentes admitidos à prova além dos inscritos nos Campeonatos FIA, que não permita a participação de todos os pilotos nacionais interessados nos Campeonatos de Portugal de Ralis 2009.

O que implicará, se for o caso e por mera excepção, que em 2009 o Rali de Portugal possa vir a não integrar o calendário do CPR.

Contudo, tal eventualidade, só ficará definida em finais de Novembro, quando se conhecerem os inscritos nos Campeonatos FIA (e quais as provas que designaram para nelas participar) e após a FPAK e o ACP terem analisado conjuntamente todas as hipóteses e possibilidades para que o Rali de Portugal integre o CPR 2009.

 

2) Campeonato Open de Ralis 2009

Manterá o mesmo figurino de 10 (dez) provas, sendo metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2008.

Contudo, e no sentido de harmonizar o numero de provas de calendário dos campeonatos principais, entendeu-se e desde já definir que o COR terá apenas 8 (oito provas) a partir de 2010, saindo então, e em termos normais, duas das provas que sejam organizadas por Clubes Organizadores que também organizem provas pontuáveis para o CPR.

 

3) Novo Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM

Será criado em 2009, um novo Campeonato de Portugal de Ralis, reservado ao seguinte tipo de viaturas:

- Todas as viaturas que possuam homologação FIA em vigor (A ou N), mas cuja cilindrada nominal seja igual ou inferior a 2000 cc e não disponham de quatro rodas motrizes;

- Todos os veículos cuja homologação FIA já caducou, mas que estejam autorizados em 2009 a participarem em Ralis nacionais ou internacionais ao abrigo da alínea a) do Art.º 21º do CDI e não disponham de quatro rodas motrizes.

- Todas as viaturas que dentro da caracterização acima referida, disponham de variantes “kit-car”, sejam de 1600 cc ou 2000 cc.

- Todas as viaturas Turbo Diesel homologadas no Agrupamento de Turismo ou Produção, cuja cilindrada nominal seja inferior a 2 000 cc e tenham apenas duas rodas motrizes.

O CPR 2L/2RM 2009, será composto por apenas 6 (seis) provas, e que serão, em principio, as 6 (seis provas) do CPR 2009 disputadas no território continental.

 

4) Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis 2009

Nestes dois Campeonatos, irão igualmente ser criados Campeonatos reservados ao mesmo tipo de viaturas admitidos ao CPR 2L/2RM, sendo que as provas que integrem o Campeonato ou Taça da Europa FIA de Ralis 2009, não pontuarão para estes novos Campeonatos.

 

5) Inscrições dos Campeonatos

Manter-se-á em 2009 um esquema idêntico ao em vigor em 2008, de pré-inscrição em todos os Campeonatos acima referidos.

Sendo que quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato (principal) de Ralis da respectiva zona, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única pré-inscrição).

 

6) Sistemas de pontuações

Diferentes alternativas aos sistemas de pontuação estão a ser analisadas, no sentido de poder motivar uma maior participação de concorrentes em todas as provas dos diferentes Campeonatos de Ralis, as quais serão oportunamente divulgadas pela FPAK.

 

7) Outras disciplinas

Na mesma reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas de alteração à regulamentação a vigorar em 2009, para as disciplinas de Circuitos (incluindo Clássicos), Karting, Montanha, OffRoad e Todo o Terreno, as quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise e comentário) às respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em definitivo, virão a ser divulgadas publicamente.

 

 

Comunicado 064/2008-FPAK

Lisboa, 3 de Outubro de 2008