REGULAMENTAÇÃO 2009
Na
sua reunião plenária efectuada no passado dia 22 de Setembro, a Direcção da
FPAK analisou a situação actual do desporto automóvel nacional e nomeadamente a
situação que se verifica com o relativamente reduzido número de participantes
nas provas de alguns Campeonatos de Ralis.
Das
diversas propostas que foram então aprovadas como princípio base a seguir para
a elaboração da regulamentação 2009 na área dos Ralis, foi dado conhecimento
verbal no passado dia 25 de Setembro, à Comissão FPAK de Ralis, que então
se reunia nas instalações da FPAK.
Entretanto,
e porque a Comunicação Social terá tido acesso a algumas das informações
prestadas à Comissão FPAK de Ralis, tendo nalguns casos, sido deturpado o que
foi então transmitido, entende a Direcção da FPAK, esclarecer o seguinte:
1) Campeonato de Portugal de Ralis
2009
Manterá
o seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas SATA Rali Açores e
Rali Vinho da Madeira.
Existe
neste momento uma única ressalva que se reporta ao Rallye de Portugal (que em 2009 voltará a integrar os três
Campeonatos do Mundo FIA de Ralis - WRC, Junior e Produção) e que poderá,
se o número de inscritos nos três Campeonatos FIA for semelhante ao de 2008
(cerca de 55/60 concorrentes), ser obrigado a criar uma restrição ao número de
concorrentes admitidos à prova além dos inscritos nos Campeonatos FIA, que não
permita a participação de todos os pilotos nacionais interessados nos
Campeonatos de Portugal de Ralis 2009.
O
que implicará, se for o caso e por mera excepção, que em 2009 o Rali de
Portugal possa vir a não integrar o calendário do CPR.
Contudo,
tal eventualidade, só ficará definida em finais de Novembro, quando se
conhecerem os inscritos nos Campeonatos FIA (e
quais as provas que designaram para nelas participar) e após a FPAK e o ACP
terem analisado conjuntamente todas as hipóteses e possibilidades para que o
Rali de Portugal integre o CPR 2009.
2)
Campeonato Open de Ralis 2009
Manterá
o mesmo figurino de 10 (dez) provas, sendo metade em pisos de terra e metade em
pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão exactamente as
mesmas que estão definidas para 2008.
Contudo,
e no sentido de harmonizar o numero de provas de calendário dos campeonatos
principais, entendeu-se e desde já definir que o COR terá apenas 8 (oito
provas) a partir de 2010, saindo então, e em termos normais, duas das provas
que sejam organizadas por Clubes Organizadores que também organizem provas
pontuáveis para o CPR.
3)
Novo Campeonato de Portugal de Ralis
2L/2RM
Será
criado em 2009, um novo Campeonato de Portugal de Ralis, reservado ao seguinte
tipo de viaturas:
- Todas as viaturas que possuam homologação FIA em vigor (A ou N), mas
cuja cilindrada nominal seja igual ou inferior a 2000 cc e não disponham de quatro
rodas motrizes;
- Todos os veículos cuja homologação FIA já caducou, mas que estejam
autorizados em
-
Todas as viaturas que dentro da caracterização acima referida, disponham de
variantes “kit-car”, sejam de 1600 cc ou 2000 cc.
- Todas
as viaturas Turbo
Diesel homologadas no Agrupamento de Turismo ou Produção, cuja cilindrada
nominal seja inferior a 2 000 cc e tenham apenas duas rodas motrizes.
O
CPR 2L/2RM 2009, será composto por apenas 6 (seis) provas, e que serão, em
principio, as 6 (seis provas) do CPR 2009 disputadas no território continental.
4)
Campeonatos dos Açores e da Madeira
de Ralis 2009
Nestes
dois Campeonatos, irão igualmente ser criados Campeonatos reservados ao mesmo
tipo de viaturas admitidos ao CPR 2L/2RM, sendo que as provas que integrem o
Campeonato ou Taça da Europa FIA de Ralis 2009, não pontuarão para estes novos
Campeonatos.
5)
Inscrições dos Campeonatos
Manter-se-á
em 2009 um esquema idêntico ao em vigor em 2008, de pré-inscrição em todos os
Campeonatos acima referidos.
Sendo
que quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato
(principal) de Ralis da respectiva zona, os Condutores participantes pontuarão
simultaneamente para os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente
inscritos (uma única pré-inscrição).
6)
Sistemas de pontuações
Diferentes
alternativas aos sistemas de pontuação estão a ser analisadas, no sentido de poder
motivar uma maior participação de concorrentes em todas as provas dos
diferentes Campeonatos de Ralis, as quais serão oportunamente divulgadas pela
FPAK.
7)
Outras disciplinas
Na
mesma reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas
de alteração à regulamentação a vigorar em 2009, para as disciplinas de
Circuitos (incluindo Clássicos), Karting, Montanha, OffRoad e Todo o Terreno,
as quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise e comentário) às
respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em definitivo, virão a ser divulgadas
publicamente.
Lisboa, 3 de Outubro de 2008