FIA HOMOLOGA CIRCUITO DO ALGARVE

 

Efectuou-se em 13 de Outubro de 2008 a inspecção de homologação FIA do Circuito do Algarve.

 

Pela FIA estiveram presentes os Srs. ROLAND BRUYNSERAEDE (membro da Comissão de Circuitos da FIA e por esta designado Inspector para aprovação do circuito) e CELAL BULUT (quadro da FIA responsável pela análise informática extensiva de todos os projectos de circuitos que sejam submetidos à aprovação da FIA).

 

Por parte da FPAK, estiveram presentes, o seu Presidente, Luiz Pinto de Freitas e o membro do seu Conselho de Comissários (e igualmente membro da Comissão de Circuitos da FIA), Eduardo Freitas.

 

O Autódromo Internacional do Algarve esteve representado pelo seu Administrador Executivo, Eng. Paulo Pinheiro e por todos os principais responsáveis da obra, incluindo os arquitectos responsáveis por todo o projecto.

 

Durante a visita de inspecção que decorreu entre as 10.00 e as 16.00 horas, foram extensivamente analisados todos os aspectos e variantes dos diferentes traçados disponíveis do Circuito do Algarve, bem como todas as instalações de apoio técnico às competições.

 

Pequenas modificações e correcções foram solicitadas durante a inspecção, as quais sendo de fácil execução, estarão totalmente executadas até final da corrente semana.

 

Neste sentido, foi já garantida aos responsáveis pelo Circuito, a homologação FIA em grau 1T (idêntica graduação à de que já dispõe desde 2000 o Circuito do Estoril), a qual permitirá todo o tipo de competições automobilísticas, incluindo testes de Fórmula 1.

 

Contrariamente ao que foi hoje divulgado por alguns O.C.S., não foi, nem será por agora, atribuído ao Circuito do Algarve, o grau máximo de homologação FIA (grau 1).

 

Já que este só é atribuído a um qualquer circuito onde se venha a disputar um Grande Prémio de Fórmula 1 e após inspecção específica para o efeito, apenas nas vésperas da realização desse Grande Prémio.

 

Como o alvará oficial FIA de homologação do circuito (nas suas quatro diferentes versões propostas), só virá a ser emitido pela FIA após confirmação de haverem sido efectuadas todas as correcções solicitadas, a FPAK irá emitir no final da corrente semana, o Título de Homologação nacional do Circuito do Algarve, na sua versão principal (com a extensão de 4,648 km).

 

O qual o validará para a primeira competição automobilística que nele se irá realizar entre 7 e 9 de Novembro próximos e que integrará o Campeonato de Portugal de Circuitos/PTCC, os Campeonatos de Portugal de Clássicos (Circuitos), a Fórmula Junior FR 2.0, a Challenge Desafio Único, uma prova extra (segundo as regras do Campeonato de Portugal de Resistência) e o Campeonato de Espanha de GT.

 

 

Comunicado 065/2008-FPAK

Lisboa, 14 de Outubro de 2008