REGULAMENTAÇÃO 2009
Na sua reunião plenária do passado dia 20 de Outubro, a
Direcção da FPAK tomou conhecimento das propostas apresentadas pelas “Comissões
Especializadas FPAK” de Clássicos, Circuitos, Ralis e Todo o Terreno, tendo
aproveitado igualmente para analisar com os respectivos Coordenadores das
Comissões, alguns outros pormenores relacionados com a futura regulamentação
2009.
De entre as matérias já acordadas no que se refere aos Ralis,
destaquem-se as seguintes:
1) Tipo de pneus a utilizar nas
Super Especiais (ou Provas Espectáculo do mesmo tipo): os pneus a
utilizar nas Super Especiais (ou provas do mesmo tipo), serão obrigatoriamente
do mesmo tipo de piso que corresponda aos das restantes Provas Especiais que
integrem essa prova.
2)
Duração dos Parques de Assistência:
à excepção das provas de Campeonatos ou Taças FIA (que se regerão pelas regras
FIA), os Parques de Assistência iniciais (de uma Etapa ou do dia) serão
reduzidos de 20 para 10 minutos, passando os parques de Assistência intermédios
de uma Etapa ou Secção, a ter uma duração de 30 minutos em vez dos actuais 20
minutos.
3)
Definição de “chicanes” nas Super
Especiais: quando foram utilizadas barreiras de pneus para a criação de
“chicanes” artificiais, os pneus que delimitem as extremidades (de ambos os
lados do percurso a seguir) dessas barreiras, deverão ser pintados com listas
diagonais vermelhas e brancas, para melhor identificação visual pelos
Condutores.
4)
Reconhecimento do percurso de Provas
Especiais: as viaturas a utilizar para o reconhecimento prévio das
PE’s, terão que ser viaturas absolutamente de série, não sendo autorizados “Roll-bar”
ou pneus especiais, nem a utilização de equipamentos de intercomunicação via
rádio entre os dois membros da equipa.
Caso
a quilometragem total do conjunto das PE’s de uma prova não exceda os
5)
Entrega de prémios no final da prova:
as cerimónias de entrega de prémios no final de cada Rali, deverão ocorrer
obrigatoriamente no “pódio” de chegada, não sendo autorizado que essa cerimónia
se venha a efectuar em qualquer outro local e em momento posterior ao do final
da prova.
Para
efeitos de entrega de prémios, será utilizada a classificação provisória obtida
após a conclusão da última Prova Especial, devendo os organizadores criar um
reagrupamento antes do Controle Horário final da prova, de forma a ajustar os “timings”
e a ordem de entrega de prémios.
6)
Provas dos Campeonatos ou Troféus
Regionais de Ralis (VSH): à excepção das provas que decorram integradas
em campeonatos de graduação superior (COR ou CPR), todas as provas dos
Campeonatos ou Troféus Regionais de Ralis 2009, deverão decorrer na sua
totalidade durante um prazo máximo de 24 horas, com os reconhecimentos e as
verificações iniciais a decorrerem no 1º período e a parte competitiva no
período imediatamente seguinte.
O
percurso total do conjunto das Provas Especiais que as integrem será limitado a
um mínimo de
Devendo
preferencialmente ser composto por um único e mesmo percurso a percorrer quatro
vezes no mesmo sentido, admitindo-se, excepcionalmente, a existência de no
máximo, dois percursos diferentes.
No
caso de a prova ser disputada com um único percurso de Prova Especial a
percorrer no máximo quatro vezes, a cada passagem seguir-se-á obrigatoriamente
um reagrupamento e um Parque de Assistência, cuja duração será oportunamente
definida no respectivo regulamento da prova.
Para
o limite das quatro Provas Especiais, não será considerada a eventual inclusão
(facultativa) de uma Prova Espectáculo (tipo Super Especial), decorra ela no
início ou no final da prova.
7)
Inscrições prévias nos Campeonatos e
Troféus Regionais: será instituída a partir de
Quaisquer
concorrentes que participem numa prova desses Campeonatos ou Troféus e não se
encontrem previamente inscritos nos mesmos, não obterão quaisquer pontuações
nem retirarão pontos aos concorrentes que neles estejam regulamentarmente
inscritos.
8)
Taxas de inscrição nas provas: a
FPAK irá analisar com todos os Clubes Organizadores seus Associados, a
possibilidade de vir a ser estabelecida uma taxa de inscrição nas provas dos
Campeonatos e Troféus Regionais de Ralis idêntica para todas as provas.
E
que em caso de ser indispensável uma actualização em relação aos valores médios
praticados em 2008, que a mesma seja de montante pouco significativo.
No que se refere às disciplinas de Clássicos, Todo o Terreno
e Velocidade, as propostas apresentadas pelas respectivas Comissões estão ainda
a ser avaliadas técnica e estatisticamente e as respectivas conclusões serão
tornadas publicas apenas no início de Novembro.
Lisboa, 27 de Outubro de 2008