Prescrições Especificas de Ralis 2009

Regulamento da Super-Especial

 

Na elaboração inicial da regulamentação das provas “Super-Especial”, partiu-se da base então existente de tal tipo de Provas Especiais dos ralis terem uma quilometragem média entre 1,5 e 2 km, no máximo.

 

Razão pela qual alguns dos seus artigos, e nomeadamente os que se referem a eventuais erros de percurso, avaria ou imobilização durante a Super Especial ou um tempo anormalmente lento para a cumprir, dispunham de um tratamento praticamente idêntico em todos esses casos – o melhor tempo registado na “Super-Especial” acrescido de 3 (três) minutos.

 

Com a cada vez mais frequente realização de provas tipo “Super-Especial” nos mais variados tipos de ralis, a sua extensão passou a ter um espectro mais alargado, o que motivou a necessidade de serem revistas tais situações.

 

Assim, e por proposta do seu Conselho de Comissários, a Direcção da FPAK decidiu modificar tais artigos das Prescrições Específicas de Ralis 2009, cuja versão actualizada já se encontra publicada no site oficial da FPAK – www.fpak.pt.

 

A nova redacção do Artigo 31º das PER 2009, passa então a ser a seguinte:

 

31.2.8 Se uma viatura não conseguir completar (ou iniciar, desde que se encontre no CHP da SE, não sendo aplicável apenas neste caso especifico o disposto no Art. 19.4 das presentes PER) o percurso de uma “Super-Especial”, poderá ser removida pelos Organizadores para um Parque de Assistência adjacente, onde poderá ser reparada de acordo com o estabelecido no Regulamento Particular da prova e respectivo itinerário oficial.

Em alternativa, a viatura poderá ser colocada no percurso do sector de ligação após o controle de saída da “Super-Especial”.

Em qualquer dos casos, será atribuído à equipa o dobro do tempo mais rápido registado na “Super-Especial”, acrescido de 60 segundos.

Qualquer viatura nessas circunstâncias será considerada como tendo-se apresentado no CH imediatamente após a “Super-Especial” à hora ideal de controlo.

Em qualquer caso, a equipa continuará sujeita a todas as regras normais, regulamentos, restrições de assistência e penalidades em tempo aplicáveis na prova.

31.2.9 - A qualquer equipa que registe um tempo real para percorrer a “Super-Especial” que exceda o dobro do tempo mais rápido nela registado, será atribuído como tempo para efeitos de classificação na prova, o dobro do tempo mais rápido registado na “Super-Especial”.

31.2.10 - A qualquer equipa que comprovadamente cometa um erro de percurso durante a “Super-Especial”, será atribuído o dobro do tempo mais rápido registado na “Super-Especial”, acrescido de 60 segundos.

31.2.10.1 – Só poderão ser considerados como erros de percurso, eventuais “atalhos” em relação ao percurso definido para a “Super-Especial” ou o não cumprimento integral do sentido da mesma.

Ex. Se numa rotunda estiver prevista apenas uma rotação completa da mesma e a equipa, por lapso, nela efectuar uma segunda rotação, mas mantendo o sentido correcto da prova, tal não será considerado como erro de percurso.

O mesmo sucederá se, por qualquer falha, a equipa se desviar do percurso definido para a “Super-Especial”, mas retroceder e efectuar então correctamente o percurso definido para essa prova.

 

 

Comunicado 025/2009-FPAK

Lisboa, 7 de Abril de 2009