O FUTURO DOS CAMPEONATOS DE PORTUGAL DE KARTING

 

Na sequência da anulação do Campeonato de Portugal e do Troféu do Futuro de Karting 2009, pelas razões oportunamente anunciadas através do Comunicado 033/2009 de 19 de Maio de 2009, entende-se tornar agora público qual o futuro que se pretende para o Karting de competição em Portugal.

O Campeonato de Portugal de Karting é o terceiro campeonato mais antigo que se disputa em Portugal, após os ralis e a velocidade, tendo tido o seu início em 1967.

Sendo o Karting a base do Desporto Automóvel, é indispensável mantê-lo cada vez mais activo. Mas tendo em conta o declínio progressivo que se tem vindo a verificar ao nível dos campeonatos nacionais, afigura-se como vital que se readapte toda a sua estruturação.

O Karting baseia-se em pilotos não profissionais e quem financia as actividades do karting são os respectivos familiares, já que a “sponsorização” sempre foi rara no karting, quer nacional, quer internacionalmente.

Pelo que se revela essencial estudar e meter em prática um plano de redução global dos custos relacionados com a sua prática em termos de competição.

Paralelamente a esta pesquisa essencial sobre as medidas a tomar para fazer baixar os custos, é certamente este o momento de reorientar o Karting para os seus valores educativos e formativos e de recentrar o interesse e a promoção dos Campeonatos de Portugal de Karting sobre os pilotos das categorias mais jovens.

Serão estas as premissas em que a FPAK se irá basear, para definir e tornar públicas até ao início de Setembro próximo, as medidas de redução de custos a implementar, a nova estrutura dos Campeonatos a partir de 2010 e a consequente regulamentação técnica que lhes virá a ser aplicável.

 

 

Comunicado 040/2009-FPAK

LISBOA, 5 de Junho de 2009