UTILIZAÇÃO
OBRIGATÓRIA DOS DISPOSITIVOS DE RETENÇÃO DA CABEÇA (“HANS”)
Através do
Comunicado 057/2008 de 23.09.2008, a FPAK informava então o seguinte:
Na
sua reunião plenária de 22 de Setembro de 2008, Direcção da FPAK decidiu
estabelecer as seguintes regras, no que se refere à utilização do dispositivo
de retenção de cabeça:
1) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e
co-pilotos da utilização de
um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas dos
Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e
Campeonato de Portugal de Circuitos;
2) Determinar a obrigatoriedade da utilização por todos os pilotos de um dispositivo de
retenção da cabeça aprovado pela FIA a partir de 1 de Janeiro de 2009, em todas
as provas dos Campeonatos de Portugal de Montanha, Campeonatos de Portugal de
Autocross e de Ralicross (apenas na Divisão 1) e em todas as provas de
velocidade em circuito (Campeonato de Portugal de Resistência, Campeonatos de
Portugal de Clássicos e quaisquer Fórmulas ou Troféus que decorram em circuitos
de velocidade);
3) Determinar a obrigatoriedade para todos os pilotos
e co-pilotos da utilização de
um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, a partir de 1 de Maio
de 2009, em todas as provas do Campeonato dos Açores de Ralis e a partir de 1
de Junho de 2009, em todas as provas do Campeonato da Madeira de Ralis;
4) Recomendar fortemente a utilização em 2009 de um
dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos participantes
nas provas das Divisões 2 e 3 dos Campeonatos de Portugal de OffRoad (Autocross
e Ralicross), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2010 tal utilização será
obrigatória nesses mesmos Campeonatos;
5) Recomendar fortemente a utilização em 2009 de um
dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos e
co-pilotos participantes nas provas do Campeonato Open de Ralis e do Campeonato
de Portugal de Clássicos (Ralis), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2010,
tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos.
Tendo em consideração a actual crise económica que se vive
em Portugal e à consequente necessidade de se reduzirem o mais possível os
custos de participação dos pilotos na época de
Assim e no que se refere às provas dos Campeonatos de
Portugal de Montanha, Campeonatos de Portugal de Autocross e de Ralicross e em
todas as outras provas de velocidade em circuito (Campeonato de Portugal de
Resistência, Campeonatos de Portugal de Clássicos e quaisquer Fórmulas ou
Troféus que decorram em circuitos de velocidade), tal obrigatoriedade apenas
será aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2010, mantendo-se contudo fortemente
recomendada a utilização de tais sistemas de segurança.
Nestes termos, as datas do início da obrigatoriedade de
utilização em Portugal dos dispositivos de retenção da cabeça aprovado pela FIA,
ficam demonstradas no quadro resumo que adiante se transcreve:
Aplicação |
Pilotos |
Co-pilotos |
Campeonato de Portugal de Ralis |
01.01.2008 |
01.01.2008 |
Campeonato de Portugal de
Todo-o-Terreno |
01.01.2008 |
01.01.2008 |
Campeonato de Portugal de
Circuitos |
01.01.2008 |
- |
Campeonato dos Açores
de Ralis |
01.05.2009 |
01.05.2009 |
Campeonato da Madeira
de Ralis |
01.06.2009 |
01.06.2009 |
Campeonato de Portugal
de Clássicos (Ralis) |
01.01.2010 |
01.01.2010 |
Campeonato de Portugal
de Montanha |
01.01.2010 |
- |
Campeonato (s) de
Portugal de OffRoad |
01.01.2010 |
- |
Campeonato Open de
Ralis |
01.01.2010 |
01.01.2010 |
Provas de velocidade em
Circuito |
01.01.2010 |
- |
sendo ainda a sua utilização fortemente recomendada para todos os outros
Campeonatos, Taças e Troféus nacionais ou regionais.
Lisboa, 5 de Março de 2009