REGULAMENTAÇÃO OFFROAD 2010
Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 21 de Setembro, foram
analisadas diversas propostas de alteração à regulamentação a vigorar em 2010
para a disciplina de OffRoad, as quais foram dadas a conhecer (para análise e
comentário) à respectiva Comissão FPAK.
Recebida a opinião favorável da respectiva Comissão FPAK, foram aprovadas
as seguintes alterações regulamentares para 2010 nas disciplinas de OffRoad:
1) Campeonatos de Portugal de Autocross e de Ralicross
2010
PROVAS: Os dois Campeonatos terão um total de 6 (seis)
provas cada um, sendo que, preferencialmente, existirá um intervalo mínimo de 3
(três) ou 4 (quatro) semanas entre duas provas consecutivas do mesmo
Campeonato.
CONDUTORES: Deverão ser obrigatoriamente detentores de Licença
Desportiva Nacional (ou de graduação superior).
TREINOS: Os Treinos Livres são eliminados, passando a haver
duas sessões de Treinos Cronometrados. Cada sessão terá um máximo de 6 viaturas
em pista.
Cada sessão
de Treinos Cronometrados terá 5 (cinco) voltas sendo uma de lançamento e quatro
voltas a contar. Na 1ª sessão a ordem de partida das séries será pela ordem
decrescente dos números de competição e na 2ª sessão pela ordem inversa da da
1ª sessão.
A soma dos
dois melhores tempos (o melhor de cada uma das duas sessões de treinos
cronometrados) obtidos por cada Condutor, definirá a grelha de partida para a
1ª Corrida de Qualificação.
CORRIDAS: As Corridas de Qualificação terão o formato FIA. Havendo necessidade de
serem efectuadas Séries para cada categoria o número de participantes será de:
-
Autocross – 10 participantes
(3x2x3x2)
-
Ralicross – 5 participantes (partindo em linha)
As Corridas
Finais terão os seguintes participantes:
-
Autocross – 10 participantes
(3x2x3x2)
-
Ralicross – 6 participantes (2x2x2)
Caso haja
necessidade de se fazerem Finais A e B, no Autocross os 2 primeiros
Concorrentes classificados da Final B passam para a Final A. No Ralicross o 1º
Classificado da Final B passa para a Final A
Os
restantes Concorrentes da Final B serão classificados depois do último
classificado da Final A.
Apenas
serão classificados os Concorrentes que alinhem na grelha de partida e iniciem
a corrida (ultrapassem a linha de partida).
PONTUAÇÕES: O sistema de pontuações em relação ás corridas de
Qualificação e Final irá ser modificado, reduzindo-se os escalonamentos
existentes em 2009.
Simultaneamente
será definido um número mínimo de participantes em cada uma das corridas, para
que sejam pontuáveis por inteiro. Caso esse número não seja atingido,
aplicar-se-á a regra definida pelo Art.º 39º das PGAPAK.
- Será
atribuído um (1) ponto ao Condutor que tenha obtido a pole Position para a 1ª
corrida de qualificação. Será igualmente atribuído um (1) ponto suplementar ao
Condutor que em cada uma das Corridas de Qualificação e Corrida FINAL, obtenha
a volta mais rápida.
PNEUS: Na primeira prova em que um Condutor participe, deve apresentar nas
Verificações Técnicas iniciais 6 pneus para marcação.
Nas provas
seguintes apenas poderá marcar 2 pneus novos, podendo utilizar os pneus da
prova anterior que serão novamente remarcados.
No
Ralicross, caso as condições climatéricas obriguem a usar pneus de chuva, será
autorizada pelo Colégio de Comissários Desportivos, a marcação suplementar de 5
(cinco) pneus de chuva,
PESAGEM: A pesagem das viaturas de Autocross e Ralicross
passará a ser efectuada antes das viaturas entrarem
REGAS: Após ser efectuada uma rega da pista, os Concorrentes que iniciem a corrida
imediatamente a seguir, deverão obrigatoriamente efectuar em velocidade lenta
uma volta completa de reconhecimento ao circuito (sendo proibidas
ultrapassagens) antes de alinharem na grelha de partida.
2) Taças de Portugal de Autocross e de Ralicross 2010
As
anteriores Taças Nacionais passam a designar-se como Taças de Portugal de Autocross ou de Ralicross.
CONDUTORES: Deverão ser obrigatoriamente detentores de Licença
Desportiva Regional.
Os veículos
participantes nas três diferentes Divisões das Taças de Portugal de Autocross e
Ralicross, passam a ser divididos da seguinte forma:
Divisão 5
– Quatro rodas motrizes com cilindrada limitada a 3.500 c.c.
Divisão 6
– Duas rodas motrizes e tracção dianteira com cilindrada limitada a 2.000 c.c.
Divisão 7
– Duas rodas motrizes e tracção traseira com cilindrada limitada a 3.500 c.c.
As mesmas
regras acima definidas para os Campeonatos, serão aplicáveis às Taças de
Portugal.
3) Troféu de Iniciação de OffRoad
Integrada
nas Taças de Portugal de Autocross e Ralicross, é criada uma nova Categoria Iniciação, para jovens com idade entre
os 13 e 15 anos, exclusivamente com veículos até 1.300 c.c. que competirão
separadamente de todas as outras Categorias.
4) Campeonato de Portugal de Crosscar 2010
PROVAS: O Campeonato terá um total de 7 (sete) provas e
preferencialmente, existirá um intervalo mínimo de 3 (três) ou 4 (quatro)
semanas entre duas provas consecutivas do mesmo Campeonato.
CONDUTORES: Deverão ser obrigatoriamente detentores de Licença
Desportiva Regional (ou de graduação superior).
TREINOS: Os Treinos Livres são eliminados, passando a haver
duas sessões de Treinos Cronometrados. Cada sessão terá um máximo de 6 viaturas
em pista.
Na 1ª sessão
a ordem de partida das séries será pela ordem decrescente dos números de
competição e na 2ª sessão pela ordem inversa da da 1ª sessão.
A soma dos
dois melhores tempos (o melhor de cada uma das duas sessões de treinos
cronometrados) obtidos por cada Condutor, definirá a grelha de partida para a
1ª Corrida de Qualificação.
CORRIDAS: As Corridas de Qualificação terão o formato tradicional. Havendo
necessidade de serem efectuadas Séries, o número de participantes será de:
-
Crosscar – 15 participantes (3x2x3x2x3x2)
A Corrida
Final terá os seguintes participantes:
-
Crosscar – 20 participantes (3x2x3x2x3x2x3x2)
Caso haja
necessidade de se fazerem Finais A e B no Crosscar, os 5 primeiros
classificados da Final B passam para a Final A. Os restantes Concorrentes da
Final B serão classificados depois do último classificado da Final A.
PNEUS: Na primeira prova em que um Condutor participe
deverá apresentar nas Verificações Técnicas iniciais para marcação 6 pneus de
trás e 4 pneus da frente. Nas provas seguintes apenas poderá apresentar para
marcação 2 pneus de trás e 2 pneus da frente novos, podendo utilizar os pneus de
provas anteriores que serão novamente remarcados.
TECNICA: É autorizada uma tolerância nas vias de 1% (um por
cento) medida ao nível do centro da roda imediatamente à frente ou atrás da
mesma.
REGRAS
OFFROAD: As mesmas regras definidas
para os Campeonatos de Autocross e Ralicross, no que se refere a Pontuações,
Pesagens e Regas serão integralmente aplicáveis ao Crosscar.
Nas provas
do Campeonato de Portugal de Crosscar a utilização da “Joker Lap” é interdita.
5) Inscrições dos Campeonatos
Manter-se-á
em 2010 um esquema idêntico ao em vigor em 2009, de pré-inscrição obrigatória em
todos os Campeonatos acima referidos, estando em estudo uma eventual redução
dos valores de taxas de inscrição nos Campeonatos.
Os números
de competição permanentes para 2010 (em todas as Divisões do Autocross e
Ralicross e no Crosscar) passarão a ser atribuídos segundo a classificação do
respectivo Campeonato no ano anterior, logo após efectuada a respectiva
inscrição nos Campeonatos 2010.
Sequencialmente,
serão atribuídos números permanentes aos pilotos não inscritos nos Campeonatos
2010 (ou que não hajam pontuado no ano anterior) conforme ordem de inscrição
nas provas 2010.
Lisboa, 2 de Outubro de 2009