REGULAMENTAÇÃO OFFROAD 2010

 

Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 21 de Setembro, foram analisadas diversas propostas de alteração à regulamentação a vigorar em 2010 para a disciplina de OffRoad, as quais foram dadas a conhecer (para análise e comentário) à respectiva Comissão FPAK.

Recebida a opinião favorável da respectiva Comissão FPAK, foram aprovadas as seguintes alterações regulamentares para 2010 nas disciplinas de OffRoad:

 

1) Campeonatos de Portugal de Autocross e de Ralicross 2010

PROVAS: Os dois Campeonatos terão um total de 6 (seis) provas cada um, sendo que, preferencialmente, existirá um intervalo mínimo de 3 (três) ou 4 (quatro) semanas entre duas provas consecutivas do mesmo Campeonato.

CONDUTORES: Deverão ser obrigatoriamente detentores de Licença Desportiva Nacional (ou de graduação superior).

TREINOS: Os Treinos Livres são eliminados, passando a haver duas sessões de Treinos Cronometrados. Cada sessão terá um máximo de 6 viaturas em pista.

Cada sessão de Treinos Cronometrados terá 5 (cinco) voltas sendo uma de lançamento e quatro voltas a contar. Na 1ª sessão a ordem de partida das séries será pela ordem decrescente dos números de competição e na 2ª sessão pela ordem inversa da da 1ª sessão.

A soma dos dois melhores tempos (o melhor de cada uma das duas sessões de treinos cronometrados) obtidos por cada Condutor, definirá a grelha de partida para a 1ª Corrida de Qualificação.

CORRIDAS: As Corridas de Qualificação terão o formato FIA. Havendo necessidade de serem efectuadas Séries para cada categoria o número de participantes será de:

- Autocross –         10 participantes (3x2x3x2)

- Ralicross –            5 participantes (partindo em linha)

As Corridas Finais terão os seguintes participantes:

- Autocross –         10 participantes (3x2x3x2)

- Ralicross –            6 participantes (2x2x2)

Caso haja necessidade de se fazerem Finais A e B, no Autocross os 2 primeiros Concorrentes classificados da Final B passam para a Final A. No Ralicross o 1º Classificado da Final B passa para a Final A

Os restantes Concorrentes da Final B serão classificados depois do último classificado da Final A.

Apenas serão classificados os Concorrentes que alinhem na grelha de partida e iniciem a corrida (ultrapassem a linha de partida).

PONTUAÇÕES: O sistema de pontuações em relação ás corridas de Qualificação e Final irá ser modificado, reduzindo-se os escalonamentos existentes em 2009.

Simultaneamente será definido um número mínimo de participantes em cada uma das corridas, para que sejam pontuáveis por inteiro. Caso esse número não seja atingido, aplicar-se-á a regra definida pelo Art.º 39º das PGAPAK.

- Será atribuído um (1) ponto ao Condutor que tenha obtido a pole Position para a 1ª corrida de qualificação. Será igualmente atribuído um (1) ponto suplementar ao Condutor que em cada uma das Corridas de Qualificação e Corrida FINAL, obtenha a volta mais rápida.

PNEUS: Na primeira prova em que um Condutor participe, deve apresentar nas Verificações Técnicas iniciais 6 pneus para marcação.

Nas provas seguintes apenas poderá marcar 2 pneus novos, podendo utilizar os pneus da prova anterior que serão novamente remarcados.

No Ralicross, caso as condições climatéricas obriguem a usar pneus de chuva, será autorizada pelo Colégio de Comissários Desportivos, a marcação suplementar de 5 (cinco) pneus de chuva,

PESAGEM: A pesagem das viaturas de Autocross e Ralicross passará a ser efectuada antes das viaturas entrarem em pista. No caso de se verificar falta de peso, o Condutor não será autorizado a participar nessa sessão de treinos ou corrida.

REGAS: Após ser efectuada uma rega da pista, os Concorrentes que iniciem a corrida imediatamente a seguir, deverão obrigatoriamente efectuar em velocidade lenta uma volta completa de reconhecimento ao circuito (sendo proibidas ultrapassagens) antes de alinharem na grelha de partida.

2) Taças de Portugal de Autocross e de Ralicross 2010

As anteriores Taças Nacionais passam a designar-se como Taças de Portugal de Autocross ou de Ralicross.

CONDUTORES: Deverão ser obrigatoriamente detentores de Licença Desportiva Regional.

Os veículos participantes nas três diferentes Divisões das Taças de Portugal de Autocross e Ralicross, passam a ser divididos da seguinte forma:

Divisão 5 – Quatro rodas motrizes com cilindrada limitada a 3.500 c.c.

Divisão 6 – Duas rodas motrizes e tracção dianteira com cilindrada limitada a 2.000 c.c.

Divisão 7 – Duas rodas motrizes e tracção traseira com cilindrada limitada a 3.500 c.c.

As mesmas regras acima definidas para os Campeonatos, serão aplicáveis às Taças de Portugal.

3) Troféu de Iniciação de OffRoad

Integrada nas Taças de Portugal de Autocross e Ralicross, é criada uma nova Categoria Iniciação, para jovens com idade entre os 13 e 15 anos, exclusivamente com veículos até 1.300 c.c. que competirão separadamente de todas as outras Categorias.

4) Campeonato de Portugal de Crosscar 2010

PROVAS: O Campeonato terá um total de 7 (sete) provas e preferencialmente, existirá um intervalo mínimo de 3 (três) ou 4 (quatro) semanas entre duas provas consecutivas do mesmo Campeonato.

CONDUTORES: Deverão ser obrigatoriamente detentores de Licença Desportiva Regional (ou de graduação superior).

TREINOS: Os Treinos Livres são eliminados, passando a haver duas sessões de Treinos Cronometrados. Cada sessão terá um máximo de 6 viaturas em pista.

Na 1ª sessão a ordem de partida das séries será pela ordem decrescente dos números de competição e na 2ª sessão pela ordem inversa da da 1ª sessão.

A soma dos dois melhores tempos (o melhor de cada uma das duas sessões de treinos cronometrados) obtidos por cada Condutor, definirá a grelha de partida para a 1ª Corrida de Qualificação.

CORRIDAS: As Corridas de Qualificação terão o formato tradicional. Havendo necessidade de serem efectuadas Séries, o número de participantes será de:

- Crosscar – 15 participantes (3x2x3x2x3x2)

A Corrida Final terá os seguintes participantes:

- Crosscar – 20 participantes (3x2x3x2x3x2x3x2)

Caso haja necessidade de se fazerem Finais A e B no Crosscar, os 5 primeiros classificados da Final B passam para a Final A. Os restantes Concorrentes da Final B serão classificados depois do último classificado da Final A.

PNEUS: Na primeira prova em que um Condutor participe deverá apresentar nas Verificações Técnicas iniciais para marcação 6 pneus de trás e 4 pneus da frente. Nas provas seguintes apenas poderá apresentar para marcação 2 pneus de trás e 2 pneus da frente novos, podendo utilizar os pneus de provas anteriores que serão novamente remarcados.

TECNICA: É autorizada uma tolerância nas vias de 1% (um por cento) medida ao nível do centro da roda imediatamente à frente ou atrás da mesma.

REGRAS OFFROAD: As mesmas regras definidas para os Campeonatos de Autocross e Ralicross, no que se refere a Pontuações, Pesagens e Regas serão integralmente aplicáveis ao Crosscar.

Nas provas do Campeonato de Portugal de Crosscar a utilização da “Joker Lap” é interdita.

5) Inscrições dos Campeonatos

Manter-se-á em 2010 um esquema idêntico ao em vigor em 2009, de pré-inscrição obrigatória em todos os Campeonatos acima referidos, estando em estudo uma eventual redução dos valores de taxas de inscrição nos Campeonatos.

Os números de competição permanentes para 2010 (em todas as Divisões do Autocross e Ralicross e no Crosscar) passarão a ser atribuídos segundo a classificação do respectivo Campeonato no ano anterior, logo após efectuada a respectiva inscrição nos Campeonatos 2010.

Sequencialmente, serão atribuídos números permanentes aos pilotos não inscritos nos Campeonatos 2010 (ou que não hajam pontuado no ano anterior) conforme ordem de inscrição nas provas 2010.

 

Comunicado 056/2009-FPAK

Lisboa, 2 de Outubro de 2009