UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DOS DISPOSITIVOS DE RETENÇÃO DA CABEÇA (“HANS”)

 

Através do Comunicado 057/2008 de 23 de Setembro de 2008, a FPAK deu a conhecer publicamente as regras a vigorarem em 2009, no que se refere à utilização do dispositivo de retenção de cabeça.

 

Na sua reunião plenária de 26 de Outubro de 2009, a Direcção da FPAK decidiu em relação a 2010:

 

1) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e Campeonato e Taça de Portugal de Circuitos;

 

2) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA em todas as provas dos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis;

 

3) Determinar a obrigatoriedade da utilização a partir de 1 de Janeiro de 2010 por todos os pilotos de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de velocidade em circuito (Campeonatos e Taças de Portugal de GT e de Sport Protótipos e quaisquer Fórmulas ou Troféus que decorram em circuitos de velocidade), com excepção dos Campeonatos e Taças de Portugal de Clássicos (Circuitos) em que a sua utilização é fortemente recomendada;

 

4) Determinar a obrigatoriedade da utilização a partir de 1 de Janeiro de 2010 por todos os pilotos de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de Montanha (Categoria 2);

 

5) Recomendar fortemente a utilização em 2010 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos participantes nas provas dos Campeonatos de Portugal de OffRoad (Autocross e Ralicross) e de Montanha (Categorias 1 e 3), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2011 tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos;

 

6) Recomendar fortemente a utilização em 2010 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos e co-pilotos participantes nas provas do Campeonato Open de Ralis e Troféu Nacional de Clássicos (Ralis), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2011, tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos/Troféus.

 

Nestes termos, as datas do início da obrigatoriedade de utilização em Portugal dos dispositivos de retenção da cabeça aprovado pela FIA, ficam demonstradas no quadro resumo que adiante se transcreve:

 

Aplicação

Pilotos

Co-pilotos

Campeonato e Taça de Portugal de Circuitos (CPC / TPC)

01.01.2008

-

Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR)

01.01.2008

01.01.2008

Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT)

01.01.2008

01.01.2008

Campeonato dos Açores de Ralis (CRA)

01.05.2009

01.05.2009

Campeonato da Madeira de Ralis (CRM)

01.06.2009

01.06.2009

Campeonato e Taça de Portugal de GT (CPGT / TPGT)

01.01.2010

-

Campeonato e Taça de Portugal de Sport Protótipos (CPSP / TPSP)

01.01.2010

-

Campeonato de Portugal de Montanha (CPM - Categoria 2)

01.01.2010

-

Campeonato Open de Ralis (COR)

01.01.2011

01.01.2011

Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) (TNCR)

01.01.2011

01.01.2011

Campeonatos de Portugal de Montanha (CPM)

01.01.2011

-

Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPO)

01.01.2011

-

 

sendo ainda a sua utilização fortemente recomendada para todos os outros Campeonatos, Taças e Troféus nacionais ou regionais.

 

 

Comunicado 064/2009 – FPAK

Lisboa, 27 de Outubro de 2009