REGULAMENTAÇÃO 2010
Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 21 de Setembro, a
Direcção da FPAK analisou a realidade actual do desporto automóvel nacional e
nomeadamente a situação que se verifica com o relativamente reduzido número de
participantes nas provas de alguns Campeonatos.
Tendo entretanto aprovado as seguintes alterações regulamentares para
2010:
1) Campeonato de Portugal de Ralis 2010
Manterá o
seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas Vodafone Rali de
Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.
Sendo contudo
considerados para a classificação final, apenas os 6 (seis) melhores resultados
obtidos.
2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM
Terá 6
(seis) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de
terra e metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão
exactamente as mesmas que estão definidas para 2009.
O CPR
2L/2RM 2010 será composto por apenas 6 (seis) provas que serão disputadas no
território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das provas
disputadas.
Sendo que
quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato de
Portugal de Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para
os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única
pré-inscrição).
3) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2010
Terá em
princípio um máximo de até oito provas, sendo contudo considerados para a
classificação final do CPTT 2010, apenas os 6 (seis) melhores resultados
obtidos.
4) Sistemas de pontuações
Não tendo
sido apresentadas até à data quaisquer propostas alternativas aos sistemas de
pontuação em vigor, manter-se-ão em princípio os mesmos critérios de pontuação
de 2009, em cada uma das provas que venham a integrar em 2010 os dois CPR e o
CPTT.
5) Campeonatos de Portugal de Circuitos, Clássicos
(Circuitos) e de Resistência
Cada um
destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar
serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2009.
Tal como em
2009, será disputada uma Taça de Portugal de Circuitos, que será igualmente
extensiva aos Clássicos (Circuitos) e à Resistência, a disputar em duas provas
diferentes e com datas consecutivas, sendo considerados válidos para todas as Categorias,
apenas os 3 (três) melhores resultados obtidos nas quatro corridas que integrarão
as TPC.
Mantendo-se
o mesmo principio de 2009, em que os dois melhores resultados das quatro
corridas das TPC serão adicionáveis às classificações dos respectivos
Campeonatos (apenas no CPC) ou no caso dos Clássicos (Circuitos) e da
Resistência, substituindo os dois priores resultados obtidos nas provas do
respectivo Campeonato.
Quer nos
Campeonatos, quer na Taça de Portugal, todos os programas de provas englobarão
obrigatória e conjuntamente o CPC/PTCC, o CPCC 1300 e o CPCC, bem com o CPRES.
6) Campeonatos de Portugal de Karting
O CPK 2010
será disputado apenas nas categorias Juvenis e Junior. Sendo que na categoria
Junior será incluída a categoria internacional CIK KF3, a qual será a única
categoria internacional a integrar o CPK 2010.
O Troféu do
Futuro 2010 será reservado exclusivamente à categoria Cadetes.
Cada um
destes Campeonatos e o Troféu do Futuro terão 4 (quatro) provas, que pontuarão
na totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.
Será ainda
disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única), com as mesmas categorias
do CPK e TFK, e que será igualmente aberta aos Troféus de Karting monomarca que
se vierem a disputar em 2010.
Será ainda
criado a título experimental um troféu de iniciação, ao qual se pretende vir a
atribuir o nome de um dos mais consagrados pilotos de karting nacionais,
reservado a jovens com idade entre os 5 e os 6 anos.
Os quais
integrando o programa das provas do CPK e TPK, terão uma única sessão de
treinos livres para adaptação à pista e uma corrida única com um reduzido
número de voltas.
As
categorias Cadetes e Juvenis, utilizarão exclusivamente motores monomarca (de
marca diferente em cada uma delas), selados e cuja reparação só poderá ser
efectuada pelos respectivos Representantes Oficiais ou pelos seus Centros de
Reparação autorizados.
Idêntica
situação será aplicável ao novo troféu de iniciação.
Apenas a nível nacional e no que se refere às idades mínimas e máximas de
cada Categoria, efectuar-se-á uma antecipação na idade de acesso às categorias
superiores, passando as idades limite a serem as seguintes (considerando-se o
ano civil em que completem a idade respectiva):
Categoria |
Idade mínima |
Idade máxima |
Iniciação |
5 |
6 |
Cadetes |
7 |
9 |
Juvenis |
10 |
12 |
Júnior / KF3 |
12 |
15 |
7) Inscrições dos Campeonatos
Manter-se-á
em 2010 um esquema idêntico ao em vigor em 2009, de pré-inscrição obrigatória em
todos os Campeonatos acima referidos, bem como nos Campeonatos dos Açores e da
Madeira de Ralis, Campeonatos de OffRoad e Regionais de Ralis.
No que se
refere aos Campeonatos de Portugal de Ralis e de Todo o Terreno, no acto da sua
inscrição prévia no Campeonato, o Concorrente deverá indicar obrigatória e previamente
no respectivo Boletim de Inscrição no CPR (ou CPTT) 2010, quais as 6 (seis)
provas em que pretende pontuar.
Sendo-lhe
dada a possibilidade única de antes da 5ª prova do CPR (ou CPTT) 2010,
solicitar a substituição de uma das provas anteriormente indicadas (mas ainda
não realizadas) por outra que não haja previamente seleccionado.
8) Campeonato Open de Ralis 2010
Terá um
máximo de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente,
metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto.
As viaturas
admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2009.
Contudo, tomando
em consideração a análise efectuada às épocas de 2008 e 2009, e pese o facto de
continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível
nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma
concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas
do COR.
Pelo que o
número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até
dez) provas que virão a integrar o COR 2010, será de no máximo 6 (seis).
Aplicando-se
idêntica regra ao Campeonato de Portugal Junior de Ralis.
Continuando
a não ser exigida qualquer inscrição prévia nestes dois Campeonatos.
Os
concorrentes inscritos nos diferentes Campeonatos Regionais de Ralis, cujas
provas integrem o COR 2010, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois
Campeonatos.
No que se
refere aos Campeonatos de Clássicos, na área dos Ralis, os mesmos continuarão a
ser integrados nas provas do COR 2010. Mas a manter-se em 2010 idêntico número
reduzido de inscritos como em 2009, o CPCR passará a disputar-se apenas como
Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) já que tão reduzido número de
participantes não justificará a existência de um Campeonato Nacional.
9) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
No que se
refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se as
sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas
venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2010.
10) Outras disciplinas
Na mesma
reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas
de alteração à regulamentação a vigorar em 2010, para as disciplinas de
Montanha e OffRoad, as quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise
e comentário) às respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em
definitivo, virão a ser divulgadas publicamente.
Lisboa, 29 de Setembro de 2009