REGULAMENTAÇÃO 2010

 

Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 21 de Setembro, a Direcção da FPAK analisou a realidade actual do desporto automóvel nacional e nomeadamente a situação que se verifica com o relativamente reduzido número de participantes nas provas de alguns Campeonatos.

Tendo entretanto aprovado as seguintes alterações regulamentares para 2010:

1) Campeonato de Portugal de Ralis 2010

Manterá o seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.

Sendo contudo considerados para a classificação final, apenas os 6 (seis) melhores resultados obtidos.

2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM

Terá 6 (seis) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2009.

O CPR 2L/2RM 2010 será composto por apenas 6 (seis) provas que serão disputadas no território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das provas disputadas.

Sendo que quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato de Portugal de Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única pré-inscrição).

3) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2010

Terá em princípio um máximo de até oito provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2010, apenas os 6 (seis) melhores resultados obtidos.

4) Sistemas de pontuações

Não tendo sido apresentadas até à data quaisquer propostas alternativas aos sistemas de pontuação em vigor, manter-se-ão em princípio os mesmos critérios de pontuação de 2009, em cada uma das provas que venham a integrar em 2010 os dois CPR e o CPTT.

5) Campeonatos de Portugal de Circuitos, Clássicos (Circuitos) e de Resistência

Cada um destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2009.

Tal como em 2009, será disputada uma Taça de Portugal de Circuitos, que será igualmente extensiva aos Clássicos (Circuitos) e à Resistência, a disputar em duas provas diferentes e com datas consecutivas, sendo considerados válidos para todas as Categorias, apenas os 3 (três) melhores resultados obtidos nas quatro corridas que integrarão as TPC.

Mantendo-se o mesmo principio de 2009, em que os dois melhores resultados das quatro corridas das TPC serão adicionáveis às classificações dos respectivos Campeonatos (apenas no CPC) ou no caso dos Clássicos (Circuitos) e da Resistência, substituindo os dois priores resultados obtidos nas provas do respectivo Campeonato.

Quer nos Campeonatos, quer na Taça de Portugal, todos os programas de provas englobarão obrigatória e conjuntamente o CPC/PTCC, o CPCC 1300 e o CPCC, bem com o CPRES.

6) Campeonatos de Portugal de Karting

O CPK 2010 será disputado apenas nas categorias Juvenis e Junior. Sendo que na categoria Junior será incluída a categoria internacional CIK KF3, a qual será a única categoria internacional a integrar o CPK 2010.

O Troféu do Futuro 2010 será reservado exclusivamente à categoria Cadetes.

Cada um destes Campeonatos e o Troféu do Futuro terão 4 (quatro) provas, que pontuarão na totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.

Será ainda disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única), com as mesmas categorias do CPK e TFK, e que será igualmente aberta aos Troféus de Karting monomarca que se vierem a disputar em 2010.

Será ainda criado a título experimental um troféu de iniciação, ao qual se pretende vir a atribuir o nome de um dos mais consagrados pilotos de karting nacionais, reservado a jovens com idade entre os 5 e os 6 anos.

Os quais integrando o programa das provas do CPK e TPK, terão uma única sessão de treinos livres para adaptação à pista e uma corrida única com um reduzido número de voltas.

As categorias Cadetes e Juvenis, utilizarão exclusivamente motores monomarca (de marca diferente em cada uma delas), selados e cuja reparação só poderá ser efectuada pelos respectivos Representantes Oficiais ou pelos seus Centros de Reparação autorizados.

Idêntica situação será aplicável ao novo troféu de iniciação.

Apenas a nível nacional e no que se refere às idades mínimas e máximas de cada Categoria, efectuar-se-á uma antecipação na idade de acesso às categorias superiores, passando as idades limite a serem as seguintes (considerando-se o ano civil em que completem a idade respectiva):

 

Categoria

Idade mínima

Idade máxima

Iniciação

5

6

Cadetes

7

9

Juvenis

10

12

Júnior / KF3

12

15

 

7) Inscrições dos Campeonatos

Manter-se-á em 2010 um esquema idêntico ao em vigor em 2009, de pré-inscrição obrigatória em todos os Campeonatos acima referidos, bem como nos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, Campeonatos de OffRoad e Regionais de Ralis.

No que se refere aos Campeonatos de Portugal de Ralis e de Todo o Terreno, no acto da sua inscrição prévia no Campeonato, o Concorrente deverá indicar obrigatória e previamente no respectivo Boletim de Inscrição no CPR (ou CPTT) 2010, quais as 6 (seis) provas em que pretende pontuar.

Sendo-lhe dada a possibilidade única de antes da 5ª prova do CPR (ou CPTT) 2010, solicitar a substituição de uma das provas anteriormente indicadas (mas ainda não realizadas) por outra que não haja previamente seleccionado.

 

8) Campeonato Open de Ralis 2010

Terá um máximo de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto.

As viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2009.

Contudo, tomando em consideração a análise efectuada às épocas de 2008 e 2009, e pese o facto de continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas do COR.

Pelo que o número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até dez) provas que virão a integrar o COR 2010, será de no máximo 6 (seis).

Aplicando-se idêntica regra ao Campeonato de Portugal Junior de Ralis.

Continuando a não ser exigida qualquer inscrição prévia nestes dois Campeonatos.

Os concorrentes inscritos nos diferentes Campeonatos Regionais de Ralis, cujas provas integrem o COR 2010, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois Campeonatos.

No que se refere aos Campeonatos de Clássicos, na área dos Ralis, os mesmos continuarão a ser integrados nas provas do COR 2010. Mas a manter-se em 2010 idêntico número reduzido de inscritos como em 2009, o CPCR passará a disputar-se apenas como Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) já que tão reduzido número de participantes não justificará a existência de um Campeonato Nacional.

9) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

No que se refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se as sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2010.

10) Outras disciplinas

Na mesma reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas de alteração à regulamentação a vigorar em 2010, para as disciplinas de Montanha e OffRoad, as quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise e comentário) às respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em definitivo, virão a ser divulgadas publicamente.

 

Comunicado 054/2009-FPAK

Lisboa, 29 de Setembro de 2009