RECONHECIMENTOS – RALIS

 

Nas Prescrições Especificas de Ralis 2010 são definidas as regras pelas quais se devem reger os reconhecimentos das Provas Especiais de qualquer Rali e nomeadamente é referido que:

14.3 - As viaturas a utilizar para o reconhecimento das PE’s de qualquer Campeonato ou Troféu, terão que ser viaturas conformes ao disposto no Art. 22º do Regulamento dos Campeonatos Regionais FIA 2010.

Para facilitar a compreensão dessas regras, abaixo se transcreve o disposto no Art.º 22 do Regulamento dos Campeonatos Regionais de Ralis FIA 2010.

 

22.1 VIATURAS DE RECONHECIMENTO

Requisitos gerais:

- A viatura deve ter uma única cor, sem qualquer publicidade, autocolantes, etc.

- Protecções inferiores são autorizadas (de acordo com os regulamentos do Grupo N)

- Dois faróis dianteiros adicionais (de acordo com o Código da Estrada) são autorizados

- A equipa poderá utilizar um sistema ligeiro de intercomunicação (sem capacetes)

- Equipamento complementar de navegação poderá ser instalado na viatura

Viaturas em conformidade com as especificações seguintes poderão ser utilizadas:

22.1.1 Viaturas de série

Viaturas de série, sem qualquer modificação, tal como são vendidas ao público

22.1.2 Viaturas de Produção

- O motor deve ser um motor de produção em série (de acordo com os regulamentos do Gr. N)

- A caixa de velocidades deve ser uma caixa de produção em série (de acordo com os regulamentos do Grupo N)

- O sistema de escape deve ser um sistema de produção em série, com o nível de ruído máximo permitido pelas tolerâncias legais do país.

- As suspensões devem estar conformes com os regulamentos do Grupo N

- A montagem de um “rollbar” em aço em conformidade com os Artigos 253-8.1 a 8.3 do Anexo J é autorizada.

- “Bacquets” de cor similar ao interior da viatura são autorizadas

- As jantes são livres dentro dos limites do Anexo J, Grupo N.

22.2 PNEUS PARA AS VIATURAS DE RECONHECIMENTO

Os pneus a utilizar durante os reconhecimentos, serão:

a) Asfalto: pneus de série homologados para normal circulação na via pública

b) Terra: pneus homologados para pisos de terra, excepto se o regulamento particular da prova apresentar qualquer outra restrição.

 

 

Comunicado 012/2010-FPAK

LISBOA, 26 de Fevereiro de 2010