CAMPEONATO
DE PORTUGAL DE TODO O TERRENO 2011
Concluído
que está o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2010, é já possível
anunciar o calendário de provas do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno
2011, que será o seguinte:
MES
|
DATA |
PROVA |
ORGANIZADOR |
Março |
19.20 |
Baja CARMIM |
Clube
Automóvel do Algarve
|
Abril |
16.17 |
Ervideira Rali TT 2011 |
Soc. Art. Reguenguense |
Junho |
03.05 |
Vodafone Rali TT “PORTUGAL |
Automóvel
Club de Portugal
|
Junho |
24.25 |
Rali TT Viseu – Serras do Norte |
Motor Clube de Guimarães |
Setembro |
03.04 |
Baja TT Cid. de Beja / Montes Alentejanos |
Clube Beja TT |
Outubro |
01.02 |
Rali TT Terras da Raia |
Escuderia Castelo Branco |
27.29 |
25ª Baja Portalegre 500 |
Automóvel
Club de Portugal
|
No que se
refere à sua regulamentação, o CPTT 2011 terá assim sete provas, sendo contudo
considerados para a classificação final do CPTT 2011, apenas os 6 (seis)
melhores resultados obtidos.
Mantendo-se
a Pré-Inscrição obrigatória no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno (CPTT),
deixando contudo de ser obrigatória (apenas em 2011) a designação prévia das
provas para pontuar, dado que o Campeonato terá apenas sete provas e nenhuma
delas integrará competições FIA.
O
Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011 passará a ter em
1º |
25 Pontos |
6º |
8 Pontos |
2º |
18 Pontos |
7º |
6 Pontos |
3º |
15 Pontos |
8º |
4 Pontos |
4º |
12 Pontos |
9º |
2 Pontos |
5º |
10 Pontos |
10º |
1 Ponto |
A partir do 11º classificado
(inclusive) todos os restantes classificados receberão 1 (um) ponto
Sendo
abolidas as bonificações por etapa, passando assim um 1º (ou 2º, ou 3º, etc.)
lugar (es) de qualquer uma das provas que integrem este Campeonato a ter a
mesma pontuação.
No que se refere aos Grupos
(T1, T2 e T8) o sistema de pontuações manter-se-á idêntico ao em vigor em 2010,
mas serão abolidas as bonificações por etapa anteriormente existentes.
Tecnicamente,
e no sentido de equilibrar as prestações entre os motores a gasolina, os
motores Diesel protótipos e os motores Diesel sobrealimentados com origem em
viaturas de série, os motores Diesel protótipos terão obrigatoriamente que
montar um restritor com o diâmetro interior máximo de
Assim,
e em todas as provas do CPTT 2011, em relação aos motores diesel sobrealimentados, o diâmetro interior máximo do restritor
será a partir de 1 de Janeiro de 2011 (seguindo
já a regulamentação internacional FIA que vigorará a partir de 2012):
38
mm: caso o motor tenha origem numa viatura que possa ser
homologada
35
mm: caso o motor seja um motor de concepção livre do tipo Diesel
sobrealimentado com uma cilindrada nominal (do bloco) máxima de 3000 cc.
No
que se refere aos motores a gasolina,
o diâmetro do restritor manter-se-á nos actuais
A regulamentação completa dos
Campeonatos 2011 será publicada oportunamente.
No sentido
de possibilitar a participação nas provas do CPTT 2011 de viaturas “Clássicas
TT”, os Clubes Organizadores serão incentivados a criar nas suas provas uma
categoria “Promoção” extra-Campeonato, cuja estrutura de base seja próxima das
seguintes definições:
·
Promoção A -
viaturas TT sem qualquer modificação, em conformidade com o catálogo do
fabricante e conforme regulamentos dos ex. troféus TT
·
Promoção B -
viaturas de Turismo, com ou sem modificações (conforme regulamento técnico
nacional da FPAK) e Buggys.
Os
concorrentes da “Promoção” partirão depois dos concorrentes T8, com um
intervalo mínimo de 5 (cinco) minutos relativamente ao último concorrente e
terão uma classificação separada, não sendo obrigatória (mas contudo sempre
recomendável) a utilização do dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela
FIA (Hans) nem o sistema GPS-GSM.
Devendo
tais concorrentes disputar apenas uma parte do percurso total da prova (a
definir pelo respectivo Clube Organizador) e beneficiar de taxas de inscrição sensivelmente
reduzidas, sendo apenas requerida para esta categoria “Promoção” a licença
Desportiva Regional.
Lisboa, 12 de Novembro de 2010