CAMPEONATO DE PORTUGAL DE TODO O TERRENO 2011

 

Concluído que está o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2010, é já possível anunciar o calendário de provas do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011, que será o seguinte:

 

MES

DATA

PROVA

ORGANIZADOR

Março

19.20

Baja CARMIM

Clube Automóvel do Algarve

Abril

16.17

Ervideira Rali TT 2011

Soc. Art. Reguenguense

Junho

03.05

Vodafone Rali TT “PORTUGAL 1000”

Automóvel Club de Portugal

Junho

24.25

Rali TT Viseu – Serras do Norte

Motor Clube de Guimarães

Setembro

03.04

Baja TT Cid. de Beja / Montes Alentejanos

Clube Beja TT

Outubro

01.02

Rali TT Terras da Raia

Escuderia Castelo Branco

Outubro

27.29

25ª Baja Portalegre 500

Automóvel Club de Portugal

 

No que se refere à sua regulamentação, o CPTT 2011 terá assim sete provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2011, apenas os 6 (seis) melhores resultados obtidos.

Mantendo-se a Pré-Inscrição obrigatória no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno (CPTT), deixando contudo de ser obrigatória (apenas em 2011) a designação prévia das provas para pontuar, dado que o Campeonato terá apenas sete provas e nenhuma delas integrará competições FIA.

 

O Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011 passará a ter em 2011, a seguinte tabela de pontuações no que se refere à classificação geral absoluta:

 

25 Pontos

8 Pontos

18 Pontos

6 Pontos

15 Pontos

4 Pontos

12 Pontos

2 Pontos

10 Pontos

10º

1 Ponto

A partir do 11º classificado (inclusive) todos os restantes classificados receberão 1 (um) ponto

 

Sendo abolidas as bonificações por etapa, passando assim um 1º (ou 2º, ou 3º, etc.) lugar (es) de qualquer uma das provas que integrem este Campeonato a ter a mesma pontuação.

No que se refere aos Grupos (T1, T2 e T8) o sistema de pontuações manter-se-á idêntico ao em vigor em 2010, mas serão abolidas as bonificações por etapa anteriormente existentes.

 

Tecnicamente, e no sentido de equilibrar as prestações entre os motores a gasolina, os motores Diesel protótipos e os motores Diesel sobrealimentados com origem em viaturas de série, os motores Diesel protótipos terão obrigatoriamente que montar um restritor com o diâmetro interior máximo de 35 mm, em vez dos actuais 38 mm.

 

Assim, e em todas as provas do CPTT 2011, em relação aos motores diesel sobrealimentados, o diâmetro interior máximo do restritor será a partir de 1 de Janeiro de 2011 (seguindo já a regulamentação internacional FIA que vigorará a partir de 2012):

 

            38 mm: caso o motor tenha origem numa viatura que possa ser homologada em Grupo N, GT (regulamento de homologação de GT 2010) ou T2 (atmosférico ou sobrealimentado) com as modificações autorizadas pelo Art. 284 do Anexo J.

            35 mm: caso o motor seja um motor de concepção livre do tipo Diesel sobrealimentado com uma cilindrada nominal (do bloco) máxima de 3000 cc.

 

No que se refere aos motores a gasolina, o diâmetro do restritor manter-se-á nos actuais 34 mm, de acordo com o Anexo J de 2009.

A regulamentação completa dos Campeonatos 2011 será publicada oportunamente.

 

No sentido de possibilitar a participação nas provas do CPTT 2011 de viaturas “Clássicas TT”, os Clubes Organizadores serão incentivados a criar nas suas provas uma categoria “Promoção” extra-Campeonato, cuja estrutura de base seja próxima das seguintes definições:

·        Promoção A - viaturas TT sem qualquer modificação, em conformidade com o catálogo do fabricante e conforme regulamentos dos ex. troféus TT

·        Promoção B - viaturas de Turismo, com ou sem modificações (conforme regulamento técnico nacional da FPAK) e Buggys.

Os concorrentes da “Promoção” partirão depois dos concorrentes T8, com um intervalo mínimo de 5 (cinco) minutos relativamente ao último concorrente e terão uma classificação separada, não sendo obrigatória (mas contudo sempre recomendável) a utilização do dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA (Hans) nem o sistema GPS-GSM.

Devendo tais concorrentes disputar apenas uma parte do percurso total da prova (a definir pelo respectivo Clube Organizador) e beneficiar de taxas de inscrição sensivelmente reduzidas, sendo apenas requerida para esta categoria “Promoção” a licença Desportiva Regional.

 

Comunicado 063/2010-FPAK

Lisboa, 12 de Novembro de 2010