ENG. HEITOR DE MORAES

 

É com profundo pesar que a Direcção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, comunica o falecimento hoje ocorrido em Lisboa, do Eng. Heitor José Moraes da Silva.

Notório piloto de ralis, disciplina em que foi Campeão Nacional no Agrupamento de Turismo em 1968, esteve envolvido em praticamente todas as inovações surgidas no desporto automóvel nacional nas ultimas décadas do Século XX.

Foi um dos mais entusiásticos introdutores em Portugal do karting nos princípios da década de 60, e da Fórmula V em finais dessa mesma década.

É considerado o “pai” do figurino actual dos ralis em Portugal, quando com o seu espÍrito “revolucionário” decidiu inovar numa Volta a Portugal, deixando para trás o então clássico figurino dos anos 50 e 60 com controles horários apertadíssimos (e quantas vezes ainda com quilómetros roubados) e dos “slaloms” que decidiam dos desempates, e introduziu a figura tão popular hoje em dia das Provas Especiais de Classificação, em percursos fechados ao trânsito.

Foi membro da Comissão Desportiva Nacional do ACP, e continuou na sua função de organizador, tendo sido responsável por uma das mais carismáticas provas do calendário nacional – a Volta a Portugal – e Presidente de um dos mais antigos Clubes devotados exclusivamente ao desporto automóvel, o Clube 100 à Hora.

O seu funeral decorrerá amanhã para o cemitério do Alto de S. João, estando o corpo presente desde o final desta tarde na Igreja dos Jerónimos, em Lisboa.

 

 

 

Comunicado 064/2010-FPAK

LISBOA,15 de Novembro de 2010