VIATURAS DE GT NOS CAMPEONATOS DE RALIS
2011
O
Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA aprovou na sua reunião de 3 de
Novembro, a introdução a partir de 1 de Janeiro de 2011 de viaturas GT nas
provas do Campeonato do Mundo de Ralis e Campeonato e Taças da Europa de Ralis.
A regulamentação técnica definitiva “GT Ralis” será aprovada na próxima reunião
do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA, a realizar em 10 de Dezembro.
Para
o efeito foi criado um grupo de trabalho específico para regulamentar as normas
de homologação deste tipo de veículos para Ralis, baseado nos seguintes
princípios:
Produção
mínima: 300 unidades com homologação
baseada na Ficha de Homologação de GT2 e modificações genericamente autorizadas
segundo a regulamentação do Grupo N.
Especificações
principais:
-
2 rodas motrizes (através de um kit, um 4RM poderá ser
modificado em 2RM) e motores normalmente aspirados sem turbo compressor
- Motor completamente de
série com a possibilidade de adaptação simples do restritor
- Potência máxima de 400
HP, restringida por um restritor de
- Velocidade máxima
limitada mecanicamente a
- Caixa de velocidades com
um máximo de 6 velocidades e marcha-atrás, sendo unicamente autorizada a
ligação mecânica directa entre a alavanca e a caixa;
- Peso mínimo de
- Suspensão: amortecedores livres e distância ao solo igual ou superior
ao modelo homologado.
- Rodas e pneus:
Pneus com as mesmas
medidas da viatura de estrada e do tipo “Moulés”
Jantes originais ou
no mínimo com o mesmo peso das do modelo homologado
- Travões: de série e
obrigatoriamente em aço, sendo autorizada a refrigeração através de um tubo com
uma secção igual a um diâmetro de
- Carroçaria:
Exterior: as mesmas
regras do Grupo N mas com a adaptação de aberturas para acesso à roda
sobressalente
Interior: as mesmas
regras do Grupo N mas sendo interditos os reforços de carroçaria
Arco de segurança: as
mesmas regras do Grupo N mas com diferente diâmetro
Aprovada
que esteja essa regulamentação a nível internacional, a FPAK introduzirá de
imediato nos regulamentos dos Campeonatos de Portugal, dos Açores e da Madeira
de Ralis
Já que
sem tal aprovação internacional os GT não poderiam vir a ser admitidos nas três
provas internacionais FIA que integram os respectivos calendários.
Lisboa, 29 de Novembro de 2010