REGULAMENTAÇÃO 2011
Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 21 de Setembro, a
Direcção da FPAK analisou a situação actual do desporto automóvel nacional e
nomeadamente a perspectiva económica menos favorável que se prevê venha a
afectar toda a economia nacional no próximo ano.
Tendo entretanto aprovado as seguintes alterações regulamentares para 2011:
1) Campeonato de Portugal de Ralis 2011
Manterá o
seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas Vodafone Rali de
Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.
Sendo contudo
considerados para a classificação final apenas os 6 (seis) melhores resultados
obtidos.
2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM
Terá 6
(seis) provas, e as viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas
que estão definidas para 2010.
O CPR
2L/2RM 2011 será composto por apenas 6 (seis) provas que serão disputadas no
território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das provas
disputadas.
No programa
de todas as seis provas do CPR2, disputar-se-á paralelamente uma prova
pontuável para o Campeonato Regional de Ralis (VSH) que corresponda à zona em
que a prova se disputar.
Sendo que
quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato de
Portugal de Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para
os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única Pré-Inscrição).
3) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011
Terá sete
provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2011, apenas
os 6 (seis) melhores resultados obtidos.
Tecnicamente,
as viaturas equipadas com motores a gasolina terão um restritor com um
diâmetro interior máximo de
4) Sistemas de pontuações
À excepção
dos Campeonatos de OffRoad e de Karting, cuja definição será efectuada
posteriormente, todos os outros campeonatos nacionais ou regionais, passarão a
ter em
1º |
25 Pontos |
6º |
8 Pontos |
2º |
18 Pontos |
7º |
6 Pontos |
3º |
15 Pontos |
8º |
4 Pontos |
4º |
12 Pontos |
9º |
2 Pontos |
5º |
10 Pontos |
10º |
1 Ponto |
A partir do 11º classificado
(inclusive) todos os restantes classificados receberão 1 (um) ponto
Sendo que em
relação às provas dos CPR e CPTT, serão abolidas as bonificações por etapa
anteriormente existentes.
Passando
assim um 1º (ou 2º, ou 3º, etc.) lugar (es) de qualquer uma das provas que
integrem cada um destes Campeonatos (sejam elas apenas nacionais ou integrando
Campeonatos FIA) a ter a mesma pontuação.
Estando
ainda em estudo a hipótese de vir a ser criada uma possibilidade excepcional de
pontuação para esses dois Campeonatos, aplicável apenas em provas de
Campeonatos ou Taças FIA, no que se refere aos concorrentes que não hajam
cumprido a prova na sua totalidade mas tenham participado em parte da prova sob
as regras do “SuperRally”.
5) Campeonatos de Portugal de Circuitos, Clássicos
(Circuitos), de GT e SP
Cada um
destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar
serão as mesmas que estão definidas para 2010.
Tal como em
2010, será disputada uma Taça de Portugal de Circuitos, a disputar em duas
provas diferentes e com datas consecutivas, sendo considerados válidos para
todas as Categorias, apenas os 3 (três) melhores resultados obtidos nas quatro
corridas que integrarão as TPC. Mantendo-se o mesmo princípio de 2010, em que
os dois melhores resultados das quatro corridas das TPC, poderão ser adicionáveis
às classificações dos respectivos Campeonatos mas apenas em substituição dos
dois piores resultados obtidos nas provas do respectivo Campeonato.
Quer nos
Campeonatos, quer na Taça de Portugal, todos os programas de provas englobarão
obrigatória e conjuntamente o CPC/PTCC, o CPCC 1300, o CPCC e o CPGT/SP.
6) Campeonatos de Portugal de Karting
O CPK 2011
será disputado apenas nas categorias Juvenis e Junior. Sendo que na categoria
Junior será incluída a categoria internacional CIK KF3, a qual será a única
categoria internacional a integrar o CPK 2011.
O Troféu do
Futuro 2011 será reservado exclusivamente à categoria Cadetes.
Cada um
destes Campeonatos e o Troféu do Futuro terão 4 (quatro) provas, que pontuarão
na totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.
Será ainda
disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única), com as mesmas categorias
do CPK e TFK e que será igualmente aberta aos Troféus de Karting monomarca que
se vierem a disputar em 2011.
Será mantido
o Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e Silva”, reservado a jovens com
idade entre os 5 e os 6 anos.
Os quais
integrarão o programa das provas do CPK e TPK.
As
categorias Cadetes e Juvenis, utilizarão exclusivamente motores Monomarca
selados e cuja reparação só poderá ser efectuada pelos respectivos
Representantes Oficiais ou pelos seus Centros de Reparação autorizados.
Idêntica
situação será aplicável ao Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e Silva”.
5) Inscrições dos Campeonatos
Manter-se-á
em
No que se
refere aos Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e de Todo o Terreno (CPTT), no
acto da sua inscrição prévia no Campeonato, o Concorrente deverá indicar
obrigatória e previamente no respectivo Anexo ao Boletim de Inscrição no CPR
(ou CPTT) 2011, quais as 6 (seis) provas em que pretende pontuar.
Sendo-lhe
dada a possibilidade única de antes da 5ª prova do CPR (ou 4ª do CPTT) 2011,
solicitar a substituição de uma das provas anteriormente indicadas (mas ainda
não realizadas) por outra que não haja previamente seleccionado.
8) Campeonato Open de Ralis 2011
Terá um máximo
de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em
pisos de terra e metade em pisos de asfalto.
As viaturas
admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2010.
Tomando em
consideração a análise efectuada às épocas de 2008, 2009 e 2010, e pese o facto
de continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível
nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma
concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas
do COR.
Pelo que o
número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até
dez) provas que virão a integrar o COR 2011, será (tal como em 2010) de no
máximo 6 (seis). Aplicando-se idêntica regra ao Campeonato de Portugal Junior
de Ralis.
Continuando
a não ser exigida qualquer inscrição prévia nestes dois Campeonatos.
Os
concorrentes inscritos nos diferentes Campeonatos Regionais de Ralis, cujas
provas integrem o COR 2011, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois
Campeonatos.
9) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
No que se
refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se ainda as
sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas
venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2011.
10) Outras disciplinas
Na mesma
reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas
de alteração à regulamentação a vigorar em 2011 para as outras disciplinas, as
quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise e comentário) às
respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em definitivo, virão a ser divulgadas
publicamente.
Lisboa, 30 de Setembro de 2010