REGULAMENTAÇÃO 2011

 

Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 21 de Setembro, a Direcção da FPAK analisou a situação actual do desporto automóvel nacional e nomeadamente a perspectiva económica menos favorável que se prevê venha a afectar toda a economia nacional no próximo ano.

Tendo entretanto aprovado as seguintes alterações regulamentares para 2011:

1) Campeonato de Portugal de Ralis 2011

Manterá o seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.

Sendo contudo considerados para a classificação final apenas os 6 (seis) melhores resultados obtidos.

2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM

Terá 6 (seis) provas, e as viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2010.

O CPR 2L/2RM 2011 será composto por apenas 6 (seis) provas que serão disputadas no território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das provas disputadas.

No programa de todas as seis provas do CPR2, disputar-se-á paralelamente uma prova pontuável para o Campeonato Regional de Ralis (VSH) que corresponda à zona em que a prova se disputar.

Sendo que quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato de Portugal de Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única Pré-Inscrição).

3) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011

Terá sete provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2011, apenas os 6 (seis) melhores resultados obtidos.

Tecnicamente, as viaturas equipadas com motores a gasolina terão um restritor com um diâmetro interior máximo de 34 mm e as viaturas equipadas com motores diesel terão um restritor com um diâmetro interior máximo de 35 mm.

4) Sistemas de pontuações

À excepção dos Campeonatos de OffRoad e de Karting, cuja definição será efectuada posteriormente, todos os outros campeonatos nacionais ou regionais, passarão a ter em 2011 a seguinte tabela de pontuações no que se refere à classificação geral absoluta:

 

25 Pontos

8 Pontos

18 Pontos

6 Pontos

15 Pontos

4 Pontos

12 Pontos

2 Pontos

10 Pontos

10º

1 Ponto

A partir do 11º classificado (inclusive) todos os restantes classificados receberão 1 (um) ponto

 

Sendo que em relação às provas dos CPR e CPTT, serão abolidas as bonificações por etapa anteriormente existentes.

Passando assim um 1º (ou 2º, ou 3º, etc.) lugar (es) de qualquer uma das provas que integrem cada um destes Campeonatos (sejam elas apenas nacionais ou integrando Campeonatos FIA) a ter a mesma pontuação.

Estando ainda em estudo a hipótese de vir a ser criada uma possibilidade excepcional de pontuação para esses dois Campeonatos, aplicável apenas em provas de Campeonatos ou Taças FIA, no que se refere aos concorrentes que não hajam cumprido a prova na sua totalidade mas tenham participado em parte da prova sob as regras do “SuperRally”.

5) Campeonatos de Portugal de Circuitos, Clássicos (Circuitos), de GT e SP

Cada um destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2010.

Tal como em 2010, será disputada uma Taça de Portugal de Circuitos, a disputar em duas provas diferentes e com datas consecutivas, sendo considerados válidos para todas as Categorias, apenas os 3 (três) melhores resultados obtidos nas quatro corridas que integrarão as TPC. Mantendo-se o mesmo princípio de 2010, em que os dois melhores resultados das quatro corridas das TPC, poderão ser adicionáveis às classificações dos respectivos Campeonatos mas apenas em substituição dos dois piores resultados obtidos nas provas do respectivo Campeonato.

Quer nos Campeonatos, quer na Taça de Portugal, todos os programas de provas englobarão obrigatória e conjuntamente o CPC/PTCC, o CPCC 1300, o CPCC e o CPGT/SP.

6) Campeonatos de Portugal de Karting

O CPK 2011 será disputado apenas nas categorias Juvenis e Junior. Sendo que na categoria Junior será incluída a categoria internacional CIK KF3, a qual será a única categoria internacional a integrar o CPK 2011.

O Troféu do Futuro 2011 será reservado exclusivamente à categoria Cadetes.

Cada um destes Campeonatos e o Troféu do Futuro terão 4 (quatro) provas, que pontuarão na totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.

Será ainda disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única), com as mesmas categorias do CPK e TFK e que será igualmente aberta aos Troféus de Karting monomarca que se vierem a disputar em 2011.

Será mantido o Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e Silva”, reservado a jovens com idade entre os 5 e os 6 anos.

Os quais integrarão o programa das provas do CPK e TPK.

As categorias Cadetes e Juvenis, utilizarão exclusivamente motores Monomarca selados e cuja reparação só poderá ser efectuada pelos respectivos Representantes Oficiais ou pelos seus Centros de Reparação autorizados.

Idêntica situação será aplicável ao Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e Silva”.

5) Inscrições dos Campeonatos

Manter-se-á em 2011 a Pré-Inscrição obrigatória em todos os Campeonatos acima referidos, bem como nos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, Campeonatos de OffRoad e Regionais de Ralis.

No que se refere aos Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e de Todo o Terreno (CPTT), no acto da sua inscrição prévia no Campeonato, o Concorrente deverá indicar obrigatória e previamente no respectivo Anexo ao Boletim de Inscrição no CPR (ou CPTT) 2011, quais as 6 (seis) provas em que pretende pontuar.

Sendo-lhe dada a possibilidade única de antes da 5ª prova do CPR (ou 4ª do CPTT) 2011, solicitar a substituição de uma das provas anteriormente indicadas (mas ainda não realizadas) por outra que não haja previamente seleccionado.

8) Campeonato Open de Ralis 2011

Terá um máximo de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto.

As viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2010.

Tomando em consideração a análise efectuada às épocas de 2008, 2009 e 2010, e pese o facto de continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas do COR.

Pelo que o número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até dez) provas que virão a integrar o COR 2011, será (tal como em 2010) de no máximo 6 (seis). Aplicando-se idêntica regra ao Campeonato de Portugal Junior de Ralis.

Continuando a não ser exigida qualquer inscrição prévia nestes dois Campeonatos.

Os concorrentes inscritos nos diferentes Campeonatos Regionais de Ralis, cujas provas integrem o COR 2011, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois Campeonatos.

9) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

No que se refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se ainda as sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2011.

10) Outras disciplinas

Na mesma reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas de alteração à regulamentação a vigorar em 2011 para as outras disciplinas, as quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise e comentário) às respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em definitivo, virão a ser divulgadas publicamente.

 

 

Comunicado 051/2010-FPAK

Lisboa, 30 de Setembro de 2010