UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DOS DISPOSITIVOS DE RETENÇÃO
DA CABEÇA (“HANS”)
Através do Comunicado 064/2009 de 27 de Outubro de
Na sua reunião plenária de 25 de Outubro de
1) Manter a obrigatoriedade para
todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de
retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas dos Campeonatos
de Portugal de Ralis, Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e Campeonatos e
Taças de Portugal de Circuitos (GT’s e Turismos);
2) Manter a obrigatoriedade para
todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de
retenção da cabeça aprovado pela FIA em todas as provas dos Campeonatos dos
Açores e da Madeira de Ralis;
3) Manter a obrigatoriedade para
todos os pilotos da utilização de um dispositivo de
retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de velocidade em
circuito (Campeonatos de Sport Protótipos e quaisquer Fórmulas ou Troféus que
decorram em circuitos de velocidade), com excepção dos Campeonatos e Taças de
Portugal de Clássicos (Circuitos) em que a sua utilização é fortemente
recomendada;
4) Manter a obrigatoriedade da
utilização por todos os pilotos de um dispositivo de retenção da cabeça
aprovado pela FIA, em todas as provas de Montanha (Categoria 2);
5) Recomendar fortemente a
utilização em 2011 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA,
por todos os pilotos participantes nas provas dos Campeonatos de Portugal de
OffRoad (Autocross e Ralicross) e de Montanha (Categorias 1 e 3), sendo que a
partir de 1 de Janeiro de 2012 tal utilização será obrigatória nesses mesmos
Campeonatos;
6) Recomendar fortemente a
utilização em 2011 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA,
por todos os pilotos e co-pilotos participantes nas provas do Campeonato Open
de Ralis e Troféu Nacional de Clássicos (Ralis), sendo que a partir de 1 de
Janeiro de 2012, tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos/Troféus.
Nestes termos, as datas do início da obrigatoriedade de
utilização em Portugal dos dispositivos de retenção da cabeça aprovado pela
FIA, ficam demonstradas no quadro resumo que adiante se transcreve:
Aplicação |
Pilotos |
Co-pilotos |
Campeonato e Taça de Portugal de Circuitos (CPC) |
01.01.2008 |
- |
Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR) |
01.01.2008 |
01.01.2008 |
Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) |
01.01.2008 |
01.01.2008 |
Campeonato dos Açores de Ralis (CRA) |
01.05.2009 |
01.05.2009 |
Campeonato da Madeira de Ralis (CRM) |
01.06.2009 |
01.06.2009 |
Campeonato e Taça de Portugal de GT (CPGT) |
01.01.2010 |
- |
Campeonato de Portugal de Sport
Protótipos (CPSP) |
01.01.2010 |
- |
Campeonato de Portugal de Montanha (CPM - Categoria 2) |
01.01.2010 |
- |
Campeonato Open de Ralis (COR) |
01.01.2012 |
01.01.2012 |
Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) (TNCR) |
01.01.2012 |
01.01.2012 |
Campeonatos de Portugal de Montanha (CPM) |
01.01.2012 |
- |
Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPO) |
01.01.2012 |
- |
sendo ainda a sua utilização
fortemente recomendada para todos os outros Campeonatos, Taças e Troféus
nacionais ou regionais.
Lisboa, 26 de Outubro de 2010