VIATURAS DE GT NOS CAMPEONATOS DE RALIS
2011
Através do Comunicado
070/2010 de 29 de Novembro de 2010, a FPAK informava que o Conselho Mundial do
Desporto Automóvel da FIA tinha aprovado na sua reunião de 3 de Novembro, a
introdução a partir de 1 de Janeiro de 2011, de viaturas GT nas provas do
Campeonato do Mundo de Ralis e Campeonato e Taças da Europa de Ralis e que a
respectiva regulamentação técnica definitiva “GT Ralis” seria aprovada na
reunião do mesmo Conselho Mundial de 10 de Dezembro.
Igualmente se informava
que aprovada que fosse essa regulamentação a nível internacional, a FPAK
introduziria de imediato nos regulamentos dos Campeonatos de Portugal, dos
Açores e da Madeira de Ralis
Já que sem tal aprovação
internacional os GT não poderiam vir a ser admitidos nas três provas
internacionais FIA que integram os respectivos calendários.
Publicada que foi essa
regulamentação (Artigo 256 do Anexo J ao CDI) pela FIA em 18.01.2011,
verificou-se de imediato que as dimensões de restritores de admissão impostas,
impediriam a reconversão dos já existentes modelos homologados pela FIA em GT3
e que os construtores teriam que requerer uma nova homologação dos seus modelos
em “RGT”. O que até à data e segundo é do nosso conhecimento, nenhum construtor
terá efectuado, já que não consta existir actualmente qualquer homologação FIA
em RGT.
Assim, e face às solicitações recebidas, a Direcção da
FPAK decidiu na sua reunião plenária de 22 do corrente, autorizar a
participação nas provas dos CRA e CRM 2011 (com excepção das duas provas
internacionais FIA que integram os respectivos calendários) bem como nas provas
do CPR2, que (tal como ocorreu em 2010) seja
autorizada a participação de Veículos de Grande Turismo de Série de acordo
com o Regulamento Técnico GT3 FIA, como:
Classe
GT
|
Cilindrada |
Livre |
em condições de absoluta igualdade com
todos os outros concorrentes a esses mesmos Campeonatos.
Lisboa, 25 de Fevereiro de 2011