VIATURAS DE GT NOS CAMPEONATOS DE RALIS 2011

 

Através do Comunicado 070/2010 de 29 de Novembro de 2010, a FPAK informava que o Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA tinha aprovado na sua reunião de 3 de Novembro, a introdução a partir de 1 de Janeiro de 2011, de viaturas GT nas provas do Campeonato do Mundo de Ralis e Campeonato e Taças da Europa de Ralis e que a respectiva regulamentação técnica definitiva “GT Ralis” seria aprovada na reunião do mesmo Conselho Mundial de 10 de Dezembro.

Igualmente se informava que aprovada que fosse essa regulamentação a nível internacional, a FPAK introduziria de imediato nos regulamentos dos Campeonatos de Portugal, dos Açores e da Madeira de Ralis 2011 a admissão de viaturas da Categoria RGT.

Já que sem tal aprovação internacional os GT não poderiam vir a ser admitidos nas três provas internacionais FIA que integram os respectivos calendários.

Publicada que foi essa regulamentação (Artigo 256 do Anexo J ao CDI) pela FIA em 18.01.2011, verificou-se de imediato que as dimensões de restritores de admissão impostas, impediriam a reconversão dos já existentes modelos homologados pela FIA em GT3 e que os construtores teriam que requerer uma nova homologação dos seus modelos em “RGT”. O que até à data e segundo é do nosso conhecimento, nenhum construtor terá efectuado, já que não consta existir actualmente qualquer homologação FIA em RGT.

Assim, e face às solicitações recebidas, a Direcção da FPAK decidiu na sua reunião plenária de 22 do corrente, autorizar a participação nas provas dos CRA e CRM 2011 (com excepção das duas provas internacionais FIA que integram os respectivos calendários) bem como nas provas do CPR2, que (tal como ocorreu em 2010) seja autorizada a participação de Veículos de Grande Turismo de Série de acordo com o Regulamento Técnico GT3 FIA, como:

Classe GT

Cilindrada 

Livre

em condições de absoluta igualdade com todos os outros concorrentes a esses mesmos Campeonatos.

 

 

Comunicado 015/2011-FPAK

Lisboa, 25 de Fevereiro de 2011