CAMPEONATO DE PORTUGAL DE TODO O TERRENO 2011

BAJA PORTALEGRE 500

 

Através do Comunicado 063/2010 de 12.11.2010, a FPAK tornou publico que em relação ao CPTT 2011, e no sentido de equilibrar as prestações entre os motores a gasolina, os motores Diesel protótipos e os motores Diesel sobrealimentados com origem em viaturas de série, os motores Diesel protótipos terão obrigatoriamente que montar um restritor com o diâmetro interior máximo de 35 mm, em vez dos 38 mm que vigoraram em 2010.

 

Assim, e em todas as provas do CPTT 2011, em relação aos motores diesel sobrealimentados, o diâmetro interior máximo do restritor será a partir de 1 de Janeiro de 2011 (seguindo já a regulamentação internacional FIA que vigorará a partir de 2012):

 

            38 mm: caso o motor tenha origem numa viatura que possa ser homologada em Grupo N, GT (regulamento de homologação de GT 2010) ou T2 (atmosférico ou sobrealimentado) com as modificações autorizadas pelo Art. 284 do Anexo J.

            35 mm: caso o motor seja um motor de concepção livre do tipo Diesel sobrealimentado com uma cilindrada nominal (do bloco) máxima de 3000 cc.

 

Entretanto, a FIA; através do novo Presidente da sua Comissão de Todo o Terreno, solicitou em finais de Novembro de 2010 ao Automóvel Club de Portugal, dando disso conhecimento à FPAK, que reanalisasse a hipótese da reintegração das duas provas internacionais de todo o terreno organizadas pelo ACP no Calendário da Taça do Mundo FIA de Todo o Terreno 2011, por se tratar das duas melhores organizações de provas internacionais FIA de todo o terreno.

 

Em acordo com a FPAK, a Direcção do ACP aceitou reintegrar no calendário da Taça do Mundo FIA de Todo o Terreno 2011 apenas a Baja Portalegre 500, desde que lhe fosse garantido pela FIA, que em 2012, as duas provas habitualmente organizadas pelo ACP, integrariam a Taça do Mundo de TT. Tendo sido obtida tal garantia por escrito, a 25ª Baja Portalegre 500, a realizar entre 27 e 29 de Outubro de 2011, foi reinscrita no Calendário Internacional e integrará a Taça do Mundo FIA de Todo o Terreno 2011.

 

Sendo assim a Baja Portalegre 500, simultaneamente pontuável em 2011 para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça do Mundo FIA de Todo o Terreno, os concorrentes Portugueses que nela participem, poderão optar por utilizar os restritores de acordo com a regulamentação FIA 2011 ou de acordo com a regulamentação técnica nacional em vigor para as provas do CPTT 2011.

 

Sendo que, caso optem por nela participar com os restritores de acordo com a regulamentação FIA 2011, não obterão qualquer pontuação para o CPTT 2011.

 

 

Comunicado 004/2011-FPAK

Lisboa, 6 de Janeiro de 2011