CAMPEONATO
DE PORTUGAL DE TODO O TERRENO 2011
BAJA
PORTALEGRE 500
Através
do Comunicado 063/2010 de 12.11.2010, a FPAK tornou publico que em relação ao
CPTT 2011, e no sentido de equilibrar as prestações entre os motores a
gasolina, os motores Diesel protótipos e os motores Diesel sobrealimentados com
origem em viaturas de série, os motores
Diesel protótipos terão obrigatoriamente que montar um restritor com o diâmetro
interior máximo de
Assim,
e em todas as provas do CPTT 2011, em relação aos motores diesel sobrealimentados, o diâmetro interior máximo do restritor
será a partir de 1 de Janeiro de 2011 (seguindo
já a regulamentação internacional FIA que vigorará a partir de 2012):
38
mm: caso o motor tenha origem numa viatura que possa ser
homologada
35
mm: caso o motor seja um motor
de concepção livre do tipo Diesel sobrealimentado com uma cilindrada nominal
(do bloco) máxima de 3000 cc.
Entretanto,
a FIA; através do novo Presidente da sua Comissão de Todo o Terreno, solicitou em
finais de Novembro de 2010 ao Automóvel Club de Portugal, dando disso conhecimento
à FPAK, que reanalisasse a hipótese da reintegração das duas provas
internacionais de todo o terreno organizadas pelo ACP no Calendário da Taça do
Mundo FIA de Todo o Terreno 2011, por se tratar das duas melhores organizações
de provas internacionais FIA de todo o terreno.
Em
acordo com a FPAK, a Direcção do ACP aceitou reintegrar no calendário da Taça
do Mundo FIA de Todo o Terreno 2011 apenas a Baja Portalegre 500, desde que lhe
fosse garantido pela FIA, que em 2012, as duas provas habitualmente organizadas
pelo ACP, integrariam a Taça do Mundo de TT. Tendo sido obtida tal garantia por
escrito, a 25ª Baja Portalegre
Sendo
assim a Baja Portalegre 500, simultaneamente pontuável em 2011 para o
Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça do Mundo FIA de Todo o
Terreno, os concorrentes Portugueses que nela participem, poderão optar por
utilizar os restritores de acordo com a regulamentação FIA 2011 ou de acordo
com a regulamentação técnica nacional em vigor para as provas do CPTT 2011.
Sendo
que, caso optem por nela participar com os restritores de acordo com a
regulamentação FIA 2011, não obterão qualquer pontuação para o CPTT 2011.
Lisboa, 6 de Janeiro de 2011