UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DOS DISPOSITIVOS DE RETENÇÃO
DA CABEÇA (“HANS”)
Através do Comunicado 059/2010 de 26 de Outubro de 2010, a FPAK deu a conhecer publicamente as regras a
vigorarem em 2011, no
que se refere à utilização do dispositivo de retenção de cabeça.
Na sua reunião plenária de 24 de Outubro de 2011, a Direcção
da FPAK decidiu em relação a 2012:
1) Manter a obrigatoriedade para
todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de
retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas dos Campeonatos
de Portugal de Ralis, Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e Campeonatos e
Taças de Portugal de Circuitos (GT’s e Turismos);
2) Manter a obrigatoriedade para
todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de
retenção da cabeça aprovado pela FIA em todas as provas dos Campeonatos dos
Açores e da Madeira de Ralis;
3) Manter a obrigatoriedade para
todos os pilotos da utilização de um dispositivo de
retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de velocidade em
circuito (Campeonato de Sport Protótipos e quaisquer Fórmulas ou Troféus que
decorram em circuitos de velocidade), com excepção dos Campeonatos e Taças de
Portugal de Clássicos (Circuitos) em que a sua utilização é fortemente
recomendada;
4) Manter a obrigatoriedade da
utilização por todos os pilotos de um dispositivo de retenção da cabeça
aprovado pela FIA, em todas as provas de Montanha (Categoria 2);
5) Recomendar fortemente a
utilização em 2012 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA,
por todos os pilotos participantes nas provas dos Campeonatos de Portugal de
OffRoad e de Montanha (Categorias 1 e 3), sendo que a partir de 1 de Janeiro de
2013 tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos;
6) Recomendar fortemente a
utilização em 2012 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA,
por todos os pilotos e co-pilotos participantes nas provas dos Campeonatos Open
de Ralis e Troféu Nacional de Clássicos (Ralis), sendo que a partir de 1 de
Janeiro de 2013, tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos/Troféus.
Nestes termos, as datas do início da obrigatoriedade de
utilização em Portugal dos dispositivos de retenção da cabeça aprovado pela
FIA, ficam demonstradas no quadro resumo que adiante se transcreve:
Aplicação |
Pilotos |
Co-pilotos |
Campeonato e Taça de Portugal de Turismos (CPC- T) |
01.01.2008 |
- |
Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR) |
01.01.2008 |
01.01.2008 |
Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) |
01.01.2008 |
01.01.2008 |
Campeonato dos Açores de Ralis (CRA) |
01.05.2009 |
01.05.2009 |
Campeonato da Madeira de Ralis (CRM) |
01.06.2009 |
01.06.2009 |
Campeonato e Taça de Portugal de GT (CPC-GT) |
01.01.2010 |
- |
Campeonato de Portugal de Sport
Protótipos (CPSP) |
01.01.2010 |
- |
Campeonato de Portugal de Montanha (CPM - Categoria 2) |
01.01.2010 |
- |
Campeonatos Open de Ralis (COR/CORA/CORM) |
01.01.2013 |
01.01.2013 |
Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) (TNCR) |
01.01.2013 |
01.01.2013 |
Campeonatos de Portugal de Montanha (CPM – Categorias 1 e
3) |
01.01.2013 |
- |
Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPO) |
01.01.2013 |
- |
sendo ainda a sua utilização
fortemente recomendada para todos os outros Campeonatos, Taças e Troféus
nacionais ou regionais.
Lisboa, 24 de Outubro de 2011