UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DOS DISPOSITIVOS DE RETENÇÃO DA CABEÇA (“HANS”)

 

Através do Comunicado 059/2010 de 26 de Outubro de 2010, a FPAK deu a conhecer publicamente as regras a vigorarem em 2011, no que se refere à utilização do dispositivo de retenção de cabeça.

 

Na sua reunião plenária de 24 de Outubro de 2011, a Direcção da FPAK decidiu em relação a 2012:

 

1) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e Campeonatos e Taças de Portugal de Circuitos (GT’s e Turismos);

 

2) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA em todas as provas dos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis;

 

3) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de velocidade em circuito (Campeonato de Sport Protótipos e quaisquer Fórmulas ou Troféus que decorram em circuitos de velocidade), com excepção dos Campeonatos e Taças de Portugal de Clássicos (Circuitos) em que a sua utilização é fortemente recomendada;

 

4) Manter a obrigatoriedade da utilização por todos os pilotos de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de Montanha (Categoria 2);

 

5) Recomendar fortemente a utilização em 2012 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos participantes nas provas dos Campeonatos de Portugal de OffRoad e de Montanha (Categorias 1 e 3), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2013 tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos;

 

6) Recomendar fortemente a utilização em 2012 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos e co-pilotos participantes nas provas dos Campeonatos Open de Ralis e Troféu Nacional de Clássicos (Ralis), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2013, tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos/Troféus.

 

Nestes termos, as datas do início da obrigatoriedade de utilização em Portugal dos dispositivos de retenção da cabeça aprovado pela FIA, ficam demonstradas no quadro resumo que adiante se transcreve:

 

Aplicação

Pilotos

Co-pilotos

Campeonato e Taça de Portugal de Turismos (CPC- T)

01.01.2008

-

Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR)

01.01.2008

01.01.2008

Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT)

01.01.2008

01.01.2008

Campeonato dos Açores de Ralis (CRA)

01.05.2009

01.05.2009

Campeonato da Madeira de Ralis (CRM)

01.06.2009

01.06.2009

Campeonato e Taça de Portugal de GT (CPC-GT)

01.01.2010

-

Campeonato de Portugal de Sport Protótipos (CPSP)

01.01.2010

-

Campeonato de Portugal de Montanha (CPM - Categoria 2)

01.01.2010

-

Campeonatos Open de Ralis (COR/CORA/CORM)

01.01.2013

01.01.2013

Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) (TNCR)

01.01.2013

01.01.2013

Campeonatos de Portugal de Montanha (CPM – Categorias 1 e 3)

01.01.2013

-

Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPO)

01.01.2013

-

 

sendo ainda a sua utilização fortemente recomendada para todos os outros Campeonatos, Taças e Troféus nacionais ou regionais.

 

 

Comunicado 043/2011 – FPAK

Lisboa, 24 de Outubro de 2011